v. 8 n. : (2022): jan./dez. Publicação Contínua (Continuous Publishing)

Editorial

Artigos

  • Gamificação do ensino da Educação Física escolar em tempos de pandemia COVID-19

    Marcela de Melo Fernandes, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
    e202122
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2021
  • O PROEJA no IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora ótica e fazer docente

    Elimar Pimentel Soares, Paula Reis Miranda, Adriano Reder de Carvalho
    e179922
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1799
  • Avaliação da aprendizagem Uma proposta de formação continuada aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica

    Ronegildo de Souza Silva, José Marlo de Araújo de Azevedo, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo
    e173522
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1735
  • Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento contribuições para formação de professores com apoio de um sistema via web

    Kennya Ferreira Silva Miranda, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, Arilise Moraes de Almeida Lopes
    e177122
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1771
  • O que significa cada letra da sigla STEM? uma versão para o contexto educacional brasileiro

    Andressa Freitas Lopes, Daniel Morin Ocampo, Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Eliziane da Silva Dávila
    e165822
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1658
  • A influência da Indústria Cultural e as suas implicações nas mídias sociais como práticas educativas

    Maria Fernanda César, Francely Santos
    e167422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1674
  • Proposição de um modelo consensual de projeto de produtos tecnológicos para área da saúde

    Júlio Cesar da Rocha Alves, Luiz Fabio Magno Falcão, Valéria Marques Ferreira Normando
    e176122
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1761
  • Orquestração Instrumental e Engenharia Didática um contributo para o ensino de funções reais de uma variável real

    Francisco Eteval da Silva Feitosa, Roberta dos Santos Rodrigues
    e174422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1744
  • Tensões e enfrentamentos da formação dos professores de Libras no ensino superior

    Lucinara Bastiani Corrêa, Vantoir Roberto Brancher, Bibianna da Silva Ferrão
    e146422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1464
  • Estudo sobre a tríade Educação Ambiental, Ensino de Biologia e Formação de Professores uma revisão sistemática de literatura

    Marcos Venicius Nunes, Raphael Alves Feitosa
    e173422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1734
  • A Pesquisa-ação e o design de jogos uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais

    Carlos Farias da Silva, Fábio Francisco de Almeida Castilho
    e180622
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1806
  • O ensino de funções do 1º grau por meio da gamificação com o Escape Factory

    Paulo Vitor da Silva Santiago, Renata Teófilo de Sousa, Francisco Régis Vieira Alves
    e178822
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1788
  • Uso da simulação realística de alta fidelidade no ensino em fisioterapia um ensaio clínico randomizado

    Marcelo Taglietti, Adriana Zilly, Clodis Boscarioli
    e174022
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1740
  • O estágio como prática educativa no currículo integrado percepções docentes e discentes

    Cíntia Grazielle de Souza Raulino, Odair Diemer
    e181522
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1815
  • O Estudo do Ponto em Jogo: a ludicidade no ensino da Geometria Descritiva playfulness in teaching Descriptive Geometry

    Rodrigo Rafael de Souza Ferreira da Silva, Marcia Martins de Oliveira
    e189822
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1898
  • Proposta de um Modelo Heurístico para Avaliação de Aplicativos Móveis no Ensino de Química

    John Wesley Grando, Maria das Graças Cleophas
    e170622
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1706
  • Formação docente para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado

    Marli de Figueiredo Bezerra, Rodrigo Palucci Pantoni
    e182622
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1826
  • Evasão em cursos técnicos na área de informática revisão de literatura de 2015 a 2019

    Élida Froes Alonso, Helenara Regina Sampaio Figueiredo
    e196022
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1960
  • Tecnologias digitais as complexidades do cenário pandêmico no PROEJA e na EJA durante o ensino remoto

    Mayara Siqueira de Melo, Valmir Rogério e Silva, Rossana Viana Gaia
    e198522
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1985
  • Análise de metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas no COBENGE

    Leonardo Vinícius Paixão Daciolo
    e178122
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1781
  • A matemática da administração de medicamentos desafios no processo de ensino-aprendizagem do técnico de enfermagem

    Ademar Guimarães Melo, Miriam Struchiner, Janete Bolite Frant
    e175622
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1756
  • Atividades gamificadas e interativas repaginando o ensino e aprendizagem de gramática em um curso online de English for Specific Purposes

    Silvana Tabosa Salomão, Neuza Sofia Guerreiro Pedro
    e194522
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1945
  • Um levantamento de produtos técnicos e tecnológicos desenvolvidos na pós-graduação

    Fabiana Fatima do Prado Sedelak Pinheiro, João Paulo
    e196722
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1967
  • Desafios e potencialidades na utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Citologia

    Andressa Sobral Gonçalves, Viviane Borges Dias
    e198322
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1983
  • Realidade Aumentada como ferramenta tecnológica na Formação de professores de Ciências

    Mirta Cecilia Pinheiro de Carvalho, Angerley de Jesus Sousa, France Fraiha-Martins
    e197122
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1971
  • Engajamento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no uso de Objetos de Aprendizagem

    Silvio Henrique Fiscarelli, Flavia Maria Uehara, Andressa Cristina Daderio de Melo
    e196522
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1965
  • O uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial uma proposta de gamificação na Educação Profissional e Tecnológica

    Caio Bruno Wetterich, Lidinei Santos Costa
    e197922
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1979
  • Um guia de atividades extracurriculares voltado para os estudantes do Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II da concepção à avaliação do produto

    Fabio Cardoso Ponso, Robson Costa de Castro
    e200422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2004
  • MoleculAR um aplicativo baseado em realidade aumentada destinado ao ensino de ligações químicas

    Marcelo da Silveira Siedler, Rafael Cunha Cardoso, Bernardo dos Santos Lacerda, Bruna de Souza Goldani
    e200622
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2006
  • A pedagogia de projetos e a formação humana integral estudo de caso no município de Coari/AM

    Moyses Hassan da Silva Sobrinho, José Pinheiro de Queiroz Neto
    e201522
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2015
  • Influência dos aspectos formativos e geracionais no uso das tecnologias digitais na prática pedagógica: o que dizem os professores?

    Dione Carlos Ribeiro, Madalena Pereira da Silva
    e202022
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2020
  • O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino

    Andréa Pereira Mendonça, Ivanise Maria Rizzatti , Giselle Rôças , Marcella Sarah Filgueiras de Farias
    e211422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2114

Dossiê Ensino e Educação Profissional

  • Os desafios do Ensino na Educação Profissional ampliando a discussão

    Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Michele Waltz Comarú
    e193722
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1937
  • O ensino de Arquitetura Inclusiva no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

    Larissa Pereira Fraga, Rony Cláudio de Oliveira Freitas, Poliana Daré Zampirolli Pires
    e182922
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1829
  • Análise do impacto da Política de Assistência Estudantil na permanência dos(as) estudantes do PROEJA no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana

    Lília Campos dos Santos
    e188622
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1886
  • Aprendizagem Baseada no Trabalho contribuições para a Educação Profissional na saúde

    Jacks Williams Peixoto Bezerra, Paulo Roberto de Carvalho, Renato Matos Lopes
    e190822
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1908
  • Políticas de Assistência Estudantil, no Contexto da Pandemia da Covid-19, para Permanência Discente

    Maria Soares Cunha , Danyelle de Lima Teixeira, Álamo Pimentel, Francisco José Alves de Aquino
    e187722
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1877
  • Um olhar sobre a matemática no ensino integrado estudos relacionados

    Aline Picoli Sonza, Solange Binotto Fagan
    e189422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1894
  • Práticas pedagógicas integradoras o elo entre ensino médio integrado e a formação integral

    Luiz Mário Lopes Cardoso, Luciana Santos da Rosa, Matias Noll, Emmanuela Ferreira de Lima
    e185822
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1858
  • O uso das bibliotecas na Educação Profissional e Tecnológica e o fomento à leitura possibilidades para a curricularização da extensão

    Samanta Ramos dos Santos Leske, Viviane Aparecida Traversin, Leandro Rafael Pinto
    e189222
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1892
  • Uso da história da matemática como recurso pedagógico no Ensino Médio Integrado

    Júnio Cândido dos Santos, Rafael José Alves do Rego Barros
    e190922
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1909
  • A Percepção acerca da autonomia docente um estudo de caso no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI

    Glaucia Ribeiro Gonzaga, Daniel Costa de Paiva, Marcelo Leandro Eichler
    e182422
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1824
  • Aula de campo como instrumento da educação ambiental uma prática na educação profissional a partir de um guia didático

    Marcos Antônio Ferreira, Ana Paula Dantas Ferreira, Luís Gomes de Moura Neto
    e188322
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1883
  • Formação profissional e tecnológica em tempos de pandemia uma análise do currículo praticado em dois cursos técnicos em química

    Jessica Lopes dos Reis, Yan de Souza Novaes, Lauro Chagas e Sá
    e189922
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1899
  • A discussão de gênero e sexualidade nas Histórias em quadrinhos e jogos eletrônicos na formação integral

    Michele Rodrigues Teixeira, Nemésio Freitas Duarte Filho
    e186322
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1863
  • Currículo e abordagens de ensino para a Física no curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal da Bahia a partir das Bases Teóricas da EPT

    Danilo Almeida Souza
    e189322
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1893
  • Mediação de práticas educativas na educação profissional com Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação considerações a partir da teoria histórico-cultural

    Iasmim Ferreira da Silva, Cinthia Maria Felicio
    e191222
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1912

Entrevistas

  • Cruzando os caminhos da Educação Tecnológica com a equação civilizatória

    Walter A. Bazzo, Ana Claudia Ribeiro de Souza
    e198122
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1981
  • Multiletramentos na escola uma entrevista com Roxane Rojo

    Roxane Rojo, Geam Karlo-Gomes, Ana Márcia dos Santos Honorato da Silva
    e199822
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1998