O uso da Fábrica de Aplicativos com os professores de Geografia
Brasil e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1233Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologia Educacional, Realização da Aprendizagem, Ensino de GeografiaResumo
O objetivo do artigo é apresentar a avaliação de proposta de inserção de professores e estudantes no universo digital através do dispositivo Fábrica de Aplicativos, como parte de pesquisa de doutorado em andamento, realizada com acadêmicos/as de licenciatura em Geografia do Brasil e de Portugal, no ano de 2018. A metodologia é qualitativa, com coleta de dados efetuada por meio de questionário online com 81 acadêmicos/as. Os resultados indicam que se envolver concretamente com o dispositivo digital possibilita a acadêmicos/as compreender conteúdos e conceitos curriculares, além de oferecer aos/às futuros/as professores/as uma opção de uso da tecnologia digital em seu planejamento pedagógico.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Felipe André Bach; BOLL, Cíntia Inês. Os aplicativos na educação formal e suas relações interdisciplinares com a astrofísica. Congresso Internacional de Educação e Tecnologiais, Universidade Federal de São Carlos, 11-13, 2018. Anais... São Carlos, 2018.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 6 ed.. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2002.
FABAPP. Fábrica de aplicativos. Página inicial. Disponível em: https://fabricadeaplicativos.com.br/. Acesso em: 26 fev. 2020.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologia e tempo docente. SP: Papirus. 2013.
LARA, Angela Maria de Barros; MOLINA, Adão Aparecido. Pesquisa Qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Teresa Claro Gonzaga. (Org.). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas Áreas de Ciências Humanas. Maringá: Eduem, 2011, v. 01, p. 121-172.
MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. A cultura digital na escola: reflexões sobre a transformação da prática escolar. Revista Intersaberes, v. 10, n. 21, p. 577-594, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/897/514. Acesso em: 21 fev. 2020.
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. Aprender e ensinar Geografia na sociedade tecnológica: possibilidades e limitações. Curitiba: Appris, 2019.
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. O protagonismo do jovem na relação com o conhecimento geográfico: possibilidades e limitações no uso das tecnologias nas aulas. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social). Universidade Feevale. Novo Hamburgo (RS), p. 168. 2017.
SANTOS, Alex Lourenço dos; ROSA, Odelfa. O uso de aplicativos como recurso pedagógico para ensino de geografia. XVIII Encontros de geógrafos. São Luís, Maranhão, 24-30 junho, 2016. Disponível em: http://www.eng2016.agb.org.br/resources/anais/7/1468282246_ARQUIVO_OUSODEAPLICATIVOSCOMORECURSOPEDAGOGICOPARAENSINODEGEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 16 fev. 2020.
SANTOS, Marisilvia dos; SCARABOTTO, Suelen do Carmo dos; MATOS, Elizete Lucia Moreira. Imigrantes e nativos digitais: um dilema ou desafio na educação? Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 7 a 10 de novembro de 2011.
SILVA, Patrícia Fernandes; SILVA, Thiago Pereira da; SILVA, Gilberlândio Nunes da. StudyLab: Construção e Avaliação de um aplicativo para auxiliar o Ensino de Química por professores da Educação Básica. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-12, 2015. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2015/12/Art25-vol13-dez2015.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020.
SOUZA-NETO, Alaim; LUNARDI-MENDES, Geovana Mendonça. Os usos das tecnologias digitais na escola: discussões em torno da fluência digital e segurança docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, V.15, n.2, p. 504-523, abr./jun. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/30397. Acesso em:12 fev. 2020.
TONETTO, Élida Pasini; TONINI, Ivaine Maria. Tecnologia da Comunicação e Informação – TIC nas Gegrafias: para além da visão instrumental. Para Onde!?, Porto Alegre, v.10, n.2, p.118-124, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/paraonde/article/view/85803. Acesso em: 12 fev. 2020.
VERGNA, Márcia; SILVA, Antônio. Formação de professores para o uso das tecnologias da informação e comunicação. Revista Intersaberes, v. 13, n. 28, p. 77-88, 2018. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1291/414182. Acesso em: 28 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2021-04-16
Published 2021-05-24