O uso do Software Audacity como Mediação Pedagógica no Ensino de História para Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-6312-3436
  • Walcicley Moura Barreto Universidade Estadual do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1236

Palavras-chave:

Aprendizagem, Tecnologia, Educação

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever a utilização do software Audacity como ferramenta pedagógica de aprendizagem no ensino de História, a partir da produção de arquivos digitais no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA (N=26). O Estudo de Caso foi realizado com alunos de uma escola municipal da rede pública de ensino da cidade de Coari-AM, com a justificativa de incentivar os educandos dessa modalidade de ensino a desenvolverem materiais didáticos em forma de arquivos digitais de áudios através do software, aperfeiçoando assim sua escrita e oralidade. A metodologia é de natureza básica, com caráter descritivo, temporalidade transversal, como instrumento de pesquisa a partir da observação e aplicação de questionário aos alunos com abordagem metodológica de mista. O percurso metodológico iniciou com a criação de roteiros com tema da disciplina de História, seguido pela gravação dos roteiros simulando programas de rádios, finalizando com a apresentação. Os resultados mostraram que o processo de imersão desta ferramenta tecnológica como práticas pedagógicas do ensino estimulou a criatividade e a integração entre os educandos, contribuindo de forma positiva para a aprendizagem e o aperfeiçoamento do processo de ensino dos conceitos de História, de forma dinâmica e prazerosa para os alunos. Assim concluímos que a utilização de ferramentas tecnológicas, como o software Audacity, dinamizam as práticas pedagógicas e apresentam-se como alternativas viáveis para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2009/2012), Especialista em Iluminação e Design pelo Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Difusão Cultural Oswaldo Cruz (2008), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Norte (2006), Bacharel em Administração Publica pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Atualmente é Arquiteto e Urbanista da Universidade Federal do Amazonas e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Referências

ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de; MENDES, Iasmin Araújo Bandeira; LIMA, Maria do Socorro Nunes de; Gustavo de Souza SILVA, Programa De Extensão “Mídias Na Educação”: Estimulando A Formação De Leitores Paraibanos. Revista UFG, v. 18, n. 24, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58617. Acesso em: 03 fev. 2020.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 99-129, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221870006.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.

ANDELIERI, Sônia; ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Tecnologia, educação e práticas na EJA, In: (Org.) STECANELA, Nilda; AGLIARDI, Delcio Antônio; LORENSATTI, Edi Jussara Candido. Ler e Escrever o Mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, p. 239 - 252, 2014.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a? metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

BOCASANTA, Daiane Martins; WISCH, Tasia. "Daqui uns tempos é tudo informática": análise de uma experiência nos Anos Iniciais da EJA. Cadernos do Aplicação, v. 31, n. 2, p. 10-19, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/89532. Acesso em: 11 jan. 2020.

BRAGA, Paulo Roberto. Sequências didáticas e tecnologias digitais: propostas para o trabalho com a Geografia no Ensino Fundamental. 2019. 125f. Monografia (Especialização Tecnologias Digitais e Educação 3.0) Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

BRASIL. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. 2018. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

CARVALHO, Luana Rocha da Silva. Uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da EJA: perspectivas didáticas, uso das Tic's e recursos pedagógicos. 2016. 29f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2016.

COELHO, Lívia Andrade. As relações dos alunos da EJA com as tecnologias digitais: implicações e possibilidades na vida de cada um. 2011. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de pesquisa em administração. 12. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

COSTA, Maria Adélia; MENESES, Rejane Cassiano. O Uso das Tecnologias na Formação Docente de Nível Médio: O Curso Normal. Formação@ Docente, v. 11, n. 1, p. 95-111, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1747. Acesso em: 14 jan. 2020.

DIAS, Fernanda Aparecida Silva; DIAS, João Valdir. O Uso das Tecnologias Digitais nas Aprendizagens de Jovens e Adultos. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, p. 1-19 2018. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1101. Acesso em: 03 fev. 2020.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. 1. Ed. São Paulo: Summus, 2014.

FLORES, Álvaro Dall Molin; RIBEIRO, Luciano Maciel; ECHEVERRIA, Evandro Luiz. A tecnologia da informação e comunicação no ensino superior: Um olhar sobre a prática docente. Revista Espacios, v. 38, n. 5, p. 17-31, 2017. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a17v38n05/a17v38n05p17.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GIOVANI, F. N.B. SOUZA, C. L. PERALTA, L.P.F. MOREIRA, L.B. SILVA, F. C. GRANATO, A. CORTEZ, A. G. D’AVILA, T.P. BARBOSA, M.E.M. SANTOS, B.V. ABOTT, E. S. ROSA, R.V. SOARES. A rádio escolar como veículo de vozes sociais: os desafios e possibilidades da implantação de um projeto. Articulações universidade-escola: a construção de sentidos na/para ação docente. Itajaí: Casa Aberta, p. 337-354, 2014. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/87051. Acesso em: 10 fev. 2020.

GOMES, Josibias Ferreira. Educação de Jovens e Adultos (EJA): Análise da motivação para permanência na EJA dos discentes da Escola Ministro José Américo de Almeida. 2017. 45f. Monografia (Graduação em Pedagogia), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

LOPES, Rita de Cássia Soares. A relação professor, aluno e o processo ensino aprendizagem. Obtido a, v. 9, n.1, p. 1-28, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

MARQUES, Luiz Felipe; STENTZLER, Márcia Marlene. Oficinas Pedagógicas no Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira: Contribuições a Partir do PIBID. e-Mosaicos, v. 8, n. 19, p. 189-203, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46577. Acesso em: 18 jan. 2020.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola. 1. ed. Rio de Janeiro: Érica, 2014.

NUNES, Elizabeth Lobato; DIAS, Jacirema de Jesus Fernandes; LIMA, Rafael Pontes. Letramento digital: estudo de caso sobre a formação para o conhecimento de informática através do curso UNIFAPDIGITAL. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 8, n. 2, p. 119-136, 2016. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/view/1875. Acesso em: 22 jan. 2020.

PESCADOR, Cristina Maria. Ações de aprendizagem empregadas pelo nativo digital para interagir em redes hiper midiáticas tendo o inglês como língua franca. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2010.

PORTO, Caroline dos Santos. Edmond: o uso da rede social educativa no desenvolvimento de uma atividade com alunos do EJA. 2018. 24f. Monografia (Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.

RIOS, Erika Carolina dos Santos Vieira. A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NA EJA. Conhecimento em Destaque, v. 3, n. 7, p. 1-19, 2018. Disponível em: http://ead.soufabra.com.br/revista/index.php/cedfabra/article/viewFile/92/96. Acesso em: 22 jan. 2020.

RIOS, Rejane Risia Gonçalves. A importância das TDIC’S para o desenvolvimento do processo ensino - aprendizagem na educação de jovens e adultos – EJA. Revista Internacional de apoyo a la inclusión, logopedia, sociedad y multiculturalidad, v.2, n.3, p. 212-220, 2016. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4230. Acesso em: 2 fev. 2020.

ROSA, Harlei Vasconcelos. Tecnologias digitais e educação: os dispositivos móveis nas políticas públicas de inserção das tecnologias na escola. 2017. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2017.

SAID Anna Christina Castro Corrêa; PEREIRA, Gleice; GONÇALEZ, Paula Regina Ventura Amorim; GUIMARAES, Rachel Cristina Mello. As Tecnologias de Informação e Comunicação como Mediadoras nas Práticas Pedagógicas da EJA para Jovens e Adultos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, XXVIII, Vitória, 2019. In: Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação-FEBAB. Vitória, p. 1-6, 2019. Disponível em: https://portal.febab.org.br/anais/article/view/2153. Acesso em: 14 fev. 2020.

SAIDELLES, Tiago; SCHMITT, Janaína de Arruda Carilo; BARIN, Cláudia Smaniotto; ELLENSOHN, Ricardo Machado; SANTOS, Leila Maria Araújo. Investigando as Potencialidades do Uso do Software Audacity como Ferramenta de Flexibilização da Aprendizagem. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, p. 1-9, 2019. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1543. Acesso em: 27 fev. 2020.

SAMPAIO, Rosa Nunes. O rádio na EJA - Educação de Jovens e Adultos-utilizando o programa Audacity na web como recurso técnico para a gravação do áudio. 2015, 18f. Monografia (Especialização em Mídias Integradas na Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

SANTOS, Dayanna Pereira dos; SOUZA, Nelson Miguel de. Um estudo sobre o uso das TIC e a química na educação de jovens e adultos (EJA). Brazilian Journal of Development, v. 4, n. 7, p. 4128-4146, 2018. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/481. Acesso em: 03 fev. 2020.

SANTOS, Débora Regina Oliveira; AMORIM, Antônio; DA MATTA, Alfredo Eurico. Experiências de Formação Docente em EJA por meio do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 3, p. 127-140, 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8030. Acesso em: 27 jan. 2020.

SANTOS, Juliana Rodrigues dos; SILVA, Jean Michel da; LOZZA, Silvia Luan; SILVA, Rodrigo Ribeiro da. Jogo Como Ferramenta Pedagógica no Processo de Aprendizagem de Jovens e Adultos com Dificuldades. Caderno PAIC, v. 20, n. 1, p. 461-476, 2019. Disponível em: https://cadernopaic.fae.emnuvens.com.br/cadernopaic/article/view/385.Acesso em: 25 jan. 2020.

SANTOS, Maria Inêz Frozza Borges dos. As Causas das dificuldades de ensino e aprendizagem na EJA e as contribuições da psicopedagogia, 2015. 20f. Monografia (Especialização em Educação Profissional integrada à Educação Básica na Modalidade PROEJA) Instituto Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2015.

SILVEIRA, Rita De Cássia Angeieski da. UO letramento do professor para a mediação no processo de desenvolvimento da rádio escolar. 2017. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.

SOSSAI, Fernando Cesar; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. Tempo tecnológico: uma análise de narrativas orais sobre o uso de tecnologias digitais em escolas públicas de Santa Catarina. História Oral, v. 19, n. 1, p. 7-39, 2016. Disponível em: http://revista.historiaoral.org.br/index.php?journal=rho&page=article&op=view&path%5B%5D=628&path%5B%5D=pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

TELES, Damares Araújo; SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades na alfabetização. Revista Educação e Emancipação, v. 9, n.1, p. 80-102, 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4980. Acesso em: 29 jan. 2020.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, P. L. (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar-PR, v.1, p. 61-93, 2014.

VIEIRA, Maria Clarisse; CRUZ, Karla Nascimento. A Produção Sobre o Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação de Jovens e Adultos. Educação em Foco, v. 22, n. 36, p. 58-74, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723. Acesso em: 5 fev. 2020.

VIEIRA, Michele Lago Machado. O podcast e a leitura oralizada como recurso para o envolvimento de alunos do ensino médio nas aulas de literatura. 2018, 85f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.

VILLAÇA, Leonardo Drummond; LIMA, Regina Célia Vilhaça. Oficina de Educomounicação: Comunicação e Mídias na Escola. Vol. 3. São Paulo: Rideel, 2015.

Downloads

Publicado

22-02-2021

Como Citar

YAMAGUCHI, H. K. de L.; BARRETO, W. M. O uso do Software Audacity como Mediação Pedagógica no Ensino de História para Educação de Jovens e Adultos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e123621, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1236. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1236. Acesso em: 20 abr. 2024.
Received 2020-03-28
Accepted 2021-02-09
Published 2021-02-22