Ensino interdisciplinar do tema energia eólica

contribuições da FlexQuest® para a Alfabetização Científica e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1777

Palavras-chave:

Flexquest, Energia eólica, Alfabetização científica e tecnológica, Ensino

Resumo

Esse artigo analisa o desenvolvimento de uma sequência didática pautada na estratégia FlexQuest® na perspectiva da Teoria da Flexibilidade Cognitiva formulada por Spiro e colaboradores, e possíveis contribuições dessa abordagem para a Alfabetização Científica e Tecnológica proposta por Fourez.   O objetivo é verificar a presença dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino do tema energia eólica nas aulas de física de uma turma do 3º ano de uma escola de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, localizada numa região do interior do Estado da Bahia proeminente na produção de energia eólica. A sequência didática foi estruturada a partir de casos e minicasos representativos de situações reais, organizados didaticamente na plataforma FlexQuest®. Os dados de pesquisa foram obtidos dos registros de áudio gravados das aulas, de diários de bordo, de atividades realizadas pelos estudantes na plataforma e de seus manuscritos. A análise considerou a articulação dos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e da Alfabetização Científica e Tecnológica. Os resultados alcançados sugerem que a problematização do tema segundo a travessia da paisagem sob diversas direções favoreceu o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva e da autonomia, comunicação e domínio pelos estudantes, indícios de potencial contribuição dessa articulação para a Alfabetização Científica e Tecnológica.

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Publicado

22-10-2021

Como Citar

COUTO, M. L. S.; JOSÉ, W. D.; CAMPOS, S. S. Ensino interdisciplinar do tema energia eólica: contribuições da FlexQuest® para a Alfabetização Científica e Tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e177721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1777. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1777. Acesso em: 19 abr. 2024.
Received 2021-06-12
Accepted 2021-10-13
Published 2021-10-22