Reflexões sobre a saúde financeira com o auxílio da tecnologia digital

Autores

  • Luciane Führ Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i09.381

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Ensino da tecnologia, Ensino de economia doméstica

Resumo

O presente texto relata uma experiência realizada com uma estudante de curso técnico em administração, fora do ambiente escolar, com o objetivo de verificar como as tecnologias digitais podem auxiliar na aprendizagem de matemática. No caso específico, a tecnologia utilizada foi o computador, com a utilização do editor de planilhas eletrônicas Excel e o conteúdo saúde financeira, constando tópicos de porcentagem e operações básicas com números decimais positivos e negativos no contexto financeiro. Após a aplicação da atividade foi possível constatar que o recurso tecnológico favoreceu discussões e observações produtivas referentes ao que foi trabalhado. Por outro lado, foi possível verificar que as vantagens de utilização de um recurso tecnológico são possíveis somente com acesso e conhecimento mínimo de algumas ferramentas do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciane Führ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Matemática pela Universidade de Coimbra (Portugal) e UFRGS em regime de dupla diplomação. Especialista em metodologia de ensino de matemática pela Uniasselvi. Cursando mestrado acadêmico em ensino de matemática pela UFRGS.

Currículo lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4444061U2

Referências

BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 99-112.

CÓSER FILHO, Marcelo Salvador. Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas. 2008. 152f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Programa de pós-graduação em ensino de matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

DOMINGOS, Reinaldo. A importância de se ter saúde financeira. DSOP. Nov. 2013. Disponível em: <http://www.dsop.com.br/artigos/2013/11/importancia-de-se-ter-saude-financeira/>. Acesso em: 23 out 2017.

DOMINGOS, Reinaldo. 12 dicas para uma boa saúde financeira. DSOP. Fev. 2011. Disponível em:<http://www.dsop.com.br/para-voce/noticias/2011/02/12-dicas-para-uma-boa-saude-financeira/>. Acesso em: 23 out 2017.

FLORES, Maria Lucia Pozzatti. O uso do Excel para resolver problemas de operações financeiras. Renote, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 1-10, 2004.

FREITAS, Patrícia Oliveira de. Criança e consumo: reflexões sobre a inserção da educação financeira na escola. In: Seminario Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 7., 2017, Canoas. Anais... Canoas, 2017.

GOLDENBERG, M. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997. p.11-60.

KERN, Denise T. Brandão. Uma reflexão sobre a importância de inclusão de educação financeira na escola pública. 2009. 200f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Exatas). Programa de pós-graduação em mestrado profissionalizante em ensino de ciências exatas, Centro Universitário Univates, Lajeado: 2009.

MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação matemática e tecnologias digitais: reflexões sobre prática e formação docente. Acta Scientiae, Canoas, v. 10, n. 1, p. 59-67, 2008.

SILVA, Amarildo Mechiades de; POWELL, Arthur Belford. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. In: ENEM, 11., Curitiba, 2013. Anais..., Curitiba, 2013.

SOUSA, José Mateus Queiroz. Matemática Financeira: uma nova proposta para o ensino médio. 2013. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife: 2013.

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

FÜHR, L. Reflexões sobre a saúde financeira com o auxílio da tecnologia digital. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 09, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i09.381. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/381. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2018-07-24
Accepted 2018-10-01
Published 2018-12-26