v. 7: jan./dez. 2021 Publicação Contínua (Continuous Publishing)

Editorial

  • A contribuição dos periódicos científicos para o avanço da ciência e o papel da Revista Educitec

    Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
    e168621
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1686

Artigos

  • Design Thinking como percurso metodológico para construção de produto educacional uma experiência no mestrado profissional na área de ensino

    Marcella Sarah Filgueiras de Farias, Andréa Pereira Mendonça
    e103621
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1036
  • A utilização das TIC’s de forma criativa e inovadora no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

    Eder Marcio Araujo Sobrinho, Jose Anglada Rivera
    e110321
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1103
  • “Entrando em cena” aprendendo sobre a conquista dos direitos trabalhistas a partir de um jogo de interpretação de papéis em estilo RPG

    Cristiane dos Anjos Parisoto, Itamar Luís Hammes
    e139921
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1399
  • Análise de jogos e recursos gamificados utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem de docentes em curso de formação

    Luciana Michele Ventura, Lisandra Costa Pereira Kirnew, Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Isabella Valentini Daher
    e131321
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1313
  • O papel dos saberes docentes na formação pedagógica da licenciatura em Química o que pensam os professores formadores?

    Alane da Silva Marinho; Wanderson Diogo Andrade da Silva, Neidimar Lopes Matias de Paula
    e138021
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1380
  • Ensino de fotografia aplicada à comunicação visual na educação profissional e tecnológica um estudo de caso com estudantes surdos

    Eduardo Alexandre Cazionato Gomes , Marimar da Silva
    e138121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1381
  • Glossário em Libras como instrumento para auxiliar na inclusão de alunos surdos

    Mariane Maria de Carvalho Cunha, Raquel Aparecida Soares Reis Franco
    e132521
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1325
  • Produto educacional proposto para o ensino e a aprendizagem do espanhol como língua adicional

    Fernanda Soares Luz, Adelson Siqueira Carvalho
    e135721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1357
  • O uso do Software Audacity como Mediação Pedagógica no Ensino de História para Educação de Jovens e Adultos

    Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, Walcicley Moura Barreto
    e123621
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1236
  • Literatura afro-brasileira e exclusão dificuldades enfrentadas na materialização da Lei 10.639/2003

    Natalino da Silva de Oliveira, Anderson Novais Soares
    e133521
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1335
  • Utilização de vídeos didáticos para o ensino de solo

    Jean Dalmo de Oliveira Marques, Alexandre Nicolette Sodré Oliveira, Lucilene da Silva Paes
    e126921
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1269
  • Formação e prática didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia

    Érica Natasha Duarte Silva, Ednaldo Francisco Santos Oliveira Junior, Maria da Glória Duarte Ferro
    e137021
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1370
  • Integração de recursos educacionais digitais pelos estudantes-estagiários do curso de formação de professores para a educação profissional

    Deliane Costa de Aguiar, Ilse Abegg
    e140121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1401
  • O uso de aplicativos para o ensino de Química uma revisão sistemática de literatura

    Beatriz Haas Delamuta, João Coelho Neto, Sidney Lopes Sanchez Junior, Natany Dayani de Souza Assai
    e145621
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1456
  • Programação de Computadores um paralelo entre a aprendizagem baseada em projetos ágeis e a aprendizagem tradicional

    Alexandre Grotta, Edmir Prado
    e124321
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1243
  • Animação Whiteboard (ou Desenho No Quadro Branco) um produto educacional para disseminar a Lei de Acesso à Informação no Ensino Médio Integrado

    Ágata Nelza Gomes de Souza, Eduardo André Mossin
    e129021
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1290
  • Tecnologias digitais, mocinhas ou vilãs? olhares sobre o impacto na cognição dos estudantes

    Silvia Meirilany Pereira de Carvalho, Marcelo Anderson Batista dos Santos
    e126121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1261
  • Conquistando “QUIMIVILLE” o lúdico no ensino- aprendizagem dos conteúdos de Química na EJA

    Taíssa Marinho Crespo, Valéria da Silva Vieira
    e135021
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1350
  • Utilizando vídeo filmagens para analisar argumentações de alunos na resolução de exercícios uma experiência na educação básica

    Terezinha Marisa Ribeiro de Oliveira, Carmem Lúcia Costa Amaral
    e133621
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1336
  • Intenção Empreendedora dos Graduandos em Tecnologia

    Isabel Cristina dos Santos, Maria do Carmo da Silva Lustosa, Glaucia Bambirra Silveira
    e143721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1437
  • Metodologias passivas versus ativas estudo de campo num curso de graduação em engenharia civil

    Rodrigo Rogerio Cerqueira da Silva
    e136721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1367
  • O uso pedagógico das Tecnologias Digitais competências digitais na formação inicial de pedagogos por meio de um curso híbrido

    Jéssica Raquel Pereira Ribeiro, Angellyne Moço Rangel, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto
    e136021
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1360
  • Formação de professores do ensino superior e satisfação profissional

    Viviane Assunta Oliveira Jeronimo, Rosângela Araújo Darwich
    e112621
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1126
  • O uso da Fábrica de Aplicativos com os professores de Geografia Brasil e Portugal

    Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Marcia Vidal Candido Frozza
    e123321
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1233
  • Uso da gamificação no Ensino de Química

    Amanda Chelly da Rocha, João dos Santos Cabral Neto
    e151321
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1513
  • Uso de vídeos em atividades educacionais de divulgação científica sobre movimentos de negação da ciência

    Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Rodrigo de Siqueira Bicudo
    e162721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1627
  • Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação Revisão Sistemática da Literatura no Brasil

    Bruna Braga de Paula, Camila Bertini Martins, Tiago de Oliveira
    e134921
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1349
  • Construção de uma arquitetura pedagógica para a compreensão do aquecimento global

    Jocelino Pereira Junior, Alberto Castro
    e119921
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1199
  • Experimentos de Hidrostática e Eletrostática em conjunto com atividades teóricas direcionadas ao ensino médio

    Marcelo Castanheira da Silva, Regina Célia Silva de Souza, Diego Rodrigues de Souza, Bruno Giovanni Mendes da Silveira
    e124221
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1242
  • O ensino e a aprendizagem de competências nos cursos superiores de engenharia focos das pesquisas entre os anos 2001 e 2020

    Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Adriana Justin Cerveira Kampff
    e143021
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1430
  • Metodologias Ativas de Aprendizagem no Contexto de Ensino-Aprendizagem de Programação de Computadores uma revisão sistemática da literatura

    João Henrique Berssanette, Antonio Carlos de Francisco
    e159821
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1598
  • Uso da Realidade Aumentada e gamificação para apoiar o ensino de eletroeletrônica

    Orlando Rosa Júnior, Tiago de Oliveira, Ezequiel Roberto Zorzal
    e166921
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1669
  • Elaboração de material instrucional mediante a produção de vídeos por professores de educação básica

    Sofia Daniela Giacobbo Schonffeldt, Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Derli Juliano Neuenfeldt
    e141421
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1414
  • Princípio Investigativo e o Currículo na Formação Inicial de Professores de Química

    Jean Michel dos Santos Menezes, Sidilene Aquino de Farias
    e140421
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1404
  • Ferramenta educacional nas Ciências Agrárias o Programa Empreenda Agro Sustentável como indutor do comportamento empreendedor

    Luiz Diego Vidal Santos, Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Millena dos Santos Santana, Raphael Campos Azevedo
    e141721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1417
  • Aprendizagem baseada em projetos percepção dos discentes do curso de Engenharia de Produção

    Macilene Maria Monteiro Maia, Breno Barros Telles do Carmo, Renata Lopes Jaguaribe Pontes
    e151821
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1518
  • Adaptação do método team-based learning para o modelo mediado por tecnologias virtuais de aprendizagem

    Juleimar Amorim, Ricardo Esteves Kneipp
    e161721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1617
  • Dinamiquiz construção e validação de um jogo didático para o Ensino de Química

    Mayki Jardim Sivico, Ana Nery Furlan Mendes
    e165721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1657
  • Formação de Professores Indígenas, contextualizando o ensino às práticas culturais da etnia Satere-Mawe

    Vilma de Jesus Almeida Serra, Carlos Dinely Esteves
    e172221
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1722
  • Educação financeira com o Scratch contribuições e dificuldades

    Fernanda Cruz Ferreira, Diego Piasson
    e136121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1361
  • Integração curricular no Ensino Médio integrado à educação profissional e tecnológica o panorama da Educação Física

    Ivan Carlos Bagnara, Juliano Daniel Boscatto
    e165121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1651
  • O desenvolvimento de competências empreendedoras em alunos do ensino médio a partir da utilização de metodologias diferenciadas e ferramentas tecnológicas

    Anderson Daniel Stochero, Rozelaine de Fátima Franzin
    e155221
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1552
  • Avaliação da aprendizagem no curso Técnico em Administração percepções de docentes do curso

    Débora Magalhães Kirchmair, Marcos Pavani de Carvalho, Charles Okama de Souza, André Narvaes da Rocha Campos
    e169121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1691
  • Ensino interdisciplinar do tema energia eólica contribuições da FlexQuest® para a Alfabetização Científica e Tecnológica

    Mohammed Luiz Santos Couto, Wagner Duarte José, Simara Santos Campos
    e177721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1777
  • Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino em ciências tendências dos artigos publicados nos ENPECs 2015, 2017 e 2019

    Suzane Pereira Miranda Marques, Emilly Carine da Silva Gomes, Milta Mariane da Mata Martins
    e170721
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1707
  • Desenvolvimento de um aplicativo mobile educacional para Medicina Nuclear

    Jaqueline de Santana Figueredo, Ítalo Luís Gomes Lacerda dos Santos, Antônio Carlos dos Santos Souza , Wilson Otto Batista
    e171121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1711
  • Relações entre plantas medicinais, saber popular e ciência numa perspectiva decolonial

    Raphael Alves Feitosa, Jaírla Bianca Aires Praciano, Anne Karoline Cardoso Silva
    e170821
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1708
  • Ensino de Física e cidadania perspectivas para o consumo consciente de eletricidade em Moçambique

    António Gonçalves Fortes, Alcido Alberto João
    e178521
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1785
  • Currículo integrado, juventudes e espaços de participação

    Roberta Pasqualli, Ana Claudia Burmester
    e165521
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1655
  • Integração curricular no PROEJA um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPEd 2006-2017

    Giselli Kézia Oliveira Cavalcanti, Edlamar Oliveira dos Santos
    e180121
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1801
  • Estudo das percepções de docentes e discentes sobre a aplicação de metodologias ativas em disciplinas de graduação em Engenharia Civil

    Amanda Furlin Renosto, Luiza Pereira Antunes, Eloísa Moura Somavilla, Alejandro Ruiz-Padillo
    e170921
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1709
  • Abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de Anatomia Humana nos últimos 50 anos e aplicações aos graduandos em Fisioterapia

    Caio Ramon Queiroz, André Barbosa Vargas, Carlos Alberto Sanches Pereira
    e171421
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1714
  • Egressos da formação técnica em enfermagem na modalidade integrada uma trajetória permeada por desafios

    Juliana Maciel Machado Paiva, Gilberto Tadeu Reis da Silva, Giselle Alves da Silva Teixeira, Juliana Costa Ribeiro-Barbosa
    e177621
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1776
  • Reconceptualización de la práctica docente desde el ABP, en la Facultad de Medicina Veterinaria y Zootecnia

    Edgar Fidel Lozano Salmorán
    e186421
    DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1864