Glossário em Libras como instrumento para auxiliar na inclusão de alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1325

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Surdez, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

Este artigo apresenta o site Glossário em Libras, que é o produto educacional desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ouro Branco. O referido produto educacional objetivou divulgar a língua de sinais no ambiente escolar, de modo a incentivar a comunicação entre surdos e ouvintes. Além disso, buscou contribuir para a autonomia do estudante surdo na escola, de forma a permitir que ele realize suas solicitações e obtenha as informações de que necessita nos mais diversos setores da escola, sem precisar a todo momento da ajuda de um profissional intérprete. Recorreu-se, metodologicamente a Wolcott (1994), para a realização da descrição, da análise e interpretação de todo o processo de construção, desenvolvimento e avaliação do site Glossário em Libras, abordando como ocorreu a percepção da necessidade de elaboração desse produto. A avaliação do glossário comprovou que o produto é útil, necessário e contribui para a divulgação da Libras na escola e para a autonomia do estudante surdo. Ademais, o produto mostrou-se eficaz por sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas ao universo surdo.

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Publicado

26-01-2021

Como Citar

CUNHA, M. M. de C. .; FRANCO, R. A. S. R. . Glossário em Libras como instrumento para auxiliar na inclusão de alunos surdos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e132521, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1325. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1325. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-06-11
Accepted 2021-01-11
Published 2021-01-26