Formação e prática didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia

Autores

  • Érica Natasha Duarte Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí https://orcid.org/0000-0002-4182-2137
  • Ednaldo Francisco Santos Oliveira Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
  • Maria da Glória Duarte Ferro Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0000-0002-5473-3256

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1370

Palavras-chave:

Docente, Formação pedagógica, Curso superior de tecnologia, Didático-pedagógica, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

O corpo docente dos cursos de Tecnologia em Radiologia é formado majoritariamente por Bacharéis e Tecnólogos, estes professores não têm em sua graduação, disciplinas voltadas à docência, portanto não são, profissionalmente, preparados para atuarem como professor na sua formação inicial. Dessa forma, é comum que dificuldades surjam no processo ensino-aprendizagem, especialmente no início da atividade docente. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as necessidades formativas para desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia, analisando e refletindo sobre o perfil destes docentes relacionando ao processo ensino-aprendizagem emergentes das suas práticas em sala de aula. Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde procurou-se entender o perfil dos docentes dos cursos de Tecnologia em Radiologia e associar às suas práticas docentes e necessidades formativas. Foi realizado um estudo a partir de artigos publicados nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed no período 1998 a 2020 no idioma português, a partir da combinação dos descritores: Docente, Formação Inicial, Formação Pedagógica, Práticas Didático-pedagógicas, Processo Ensino-aprendizagem. Observou-se que o conhecimento pedagógico isoladamente não consegue tornar o processo ensino-aprendizado eficaz, uma vez que o domínio técnico e científico colabora ativamente com a construção das bases tecnológicas repassadas aos discentes. O professor do curso de Tecnologia em Radiologia precisará contemplar conhecimento científico, técnico, prático e pedagógico para aprimorar o desempenho em seu trabalho docente. É importante que o professor prossiga na formação continuada e faça um aprofundamento teórico-metodológico dos conhecimentos em sua formação profissional além da aquisição de conhecimentos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Érica Natasha Duarte Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Mestranda em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde (UNIFACID). Especialista em Docência do Ensino Superior (UESPI). Graduada em Medicina Veterinária (UFPI). Graduada em Radiologia (IFPI), docente do CST em Radiologia do UNINASSAU e da IESM, e servidora pública da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI.

Ednaldo Francisco Santos Oliveira Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutorando em Ciências da Saúde (FMABC). Mestre em Saúde da Família (UNINOVAFAPI). Especialista em Oncologia (UESPI). Graduando em Odontologia (UNINASSAU). Graduado em Tecnologia em Radiologia (IFPI). Servidor Público Federal Efetivo do IFPI,  Servidor Público Estadual Efetivo do HGV.

Maria da Glória Duarte Ferro, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPI). Especialista em Pedagogia Escolar. Mestra em Educação (UFPI). Doutora em Educação (UFPI). Professora da UFPI. Coordenadora Geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na UFPI.  Membro do ForParfor e do FORPROF-PI.

Referências

ALARCÃO, I. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? In: B. P. Campos (Org.). Formação profissional de professores no ensino superior. Porto: Porto Editora, Vol. 1, pp. 21-31, 2003.

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. A construção da pedagogia universitária no âmbito da Universidade de São Paulo. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo, Cortez: 2011.

CARVALHO, O. F.; SOUZA, F. H. M. S. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de pedagogia. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-982, jul.-set., 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/es/v35n128/0101-7330-es-35-128-00883.pdf>. Acesso em: 6 novembro 2018

BRASIL. CNE – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CNE/CP nº 7/2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional e Tecnológica, a partir da Lei nº 11.741/2008, que deu nova redação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Distrito Federal: CNE, 2020.

CONTER – CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA. Documento base para as diretrizes curriculares nacionais dos cursos superiores de tecnologia em radiologia. Distrito Federal: Conae, 2018.

FERREIRA FILHO, J. L. Formação do profissional de radiologia em nível técnico na Região metropolitana do rio de janeiro: Um estudo exploratório. 2010, 100f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.

FOGAÇA, M. R. J. Professores bacharéis, sem formação pedagógica formal e “bem sucedidos” na docência da educação profissional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio Dos Sinos, São Leopoldo.

FRANCISCO, F. C. et al. História da Radiologia no Brasil. Rev Imagem, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 63-66, 2006.

LEÃO, L. M. P. A prática pedagógica nos cursos de Educação profissional técnica de nível Médio em saúde: a percepção do professor. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.

LIMA, E. F. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. Ver. Bras. Estud. Pedaog. (online), Brasília, v. 9, n. 243, p. 343-358, maio/ago, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v96n243/2176-6681-rbeped-96-243-00343.pdf Acesso em: Acesso em: 16 nov. 2018.

LUCCHESI, M. A. S. O ensino superior brasileiro e a influência do modelo francês. In: Anais do XI Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul e II Congresso Internacional - IGLU. Florianópolis, 7 e 9 de dezembro de 2011.

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.). Docência na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998.

MOREIRA, L. D. O profissional de mercado como docente nos cursos tecnólogos. 2015. Dissertação de Mestrado (Humanidades, Cultura e Artes) - Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, Duque de Caxias, 2015.

OLIVEIRA, S. R. et al. Qualificação dos Técnicos em Radiologia: história e questões atuais. Trabalhadores Técnicos da Saúde: aspectos da qualificação profissional do SUS. Rio de Janeiro, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2013.

OLIVEIRA, V.S., SILVA, R.F. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e ensino superior. vol. 2, 2012, p. 193-205. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2012.913. Acesso em: 16 nov. 2018.

PEREIRA, L.R. A prática pedagógica do professor bacharel no curso de administração. 2015. 85 f. Dissertação de Mestrado (Educação) — Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2015.

SANTOS, R. O. Um Olhar sobre os Docentes dos Cursos Técnicos em Radiologia. Anais do III Colóquio nacional / Eixo temático III – Formação de professores para a educação profissional. ISSN: 2358-1190, 2015.

SANTOS, R. O.; OLIVEIRA, S. R. As práticas docentes nos cursos técnicos de Radiologia: uma análise empírica. Rev Academus, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, 2016. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/6089475/4159720/RevistaAcademus_online.pdf. Acesso em: Acesso em: 16 nov. 2018.

SIEWERDT, R.; RAUSCH, R. B. Formação docente de professores que atuam nos cursos superiores de tecnologia. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 6, p. 98-114, 20 jun. 2018. . Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/861/445. Acesso em: Acesso em: 16 nov. 2018.

Downloads

Publicado

29-03-2021

Como Citar

SILVA, Érica N. D.; JUNIOR, E. F. S. O.; FERRO, M. da G. D. Formação e prática didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e137021, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1370. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1370. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-07-31
Accepted 2021-03-10
Published 2021-03-29