Dinamiquiz

construção e validação de um jogo didático para o Ensino de Química

Autores

  • Mayki Jardim Sivico Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-1747-5008
  • Ana Nery Furlan Mendes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1657

Palavras-chave:

Jogos, Ensino lúdico, Materiais alternativos, Aprendizagem

Resumo

A busca pela contextualização conduz o professor a desenvolver metodologias que perpassam por outras vias de aprendizagem. A produção de jogos ou artefatos pedagógicos, nesse cenário, visa um ensino lúdico e educativo. Esta pesquisa qualitativa, validou a construção do Dinamiquiz, um jogo didático produzido a partir de materiais alternativos, com o intuito de auxiliar no desenvolvimento do conteúdo de soluções químicas da disciplina de Química. A validação envolveu os alunos do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), graduandos do curso de licenciatura em Química, ambos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus São Mateus (ES) e alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola Pública da Rede Estadual do município de Nova Venécia(ES). Os resultados foram obtidos através de um questionário semiestruturado e método de observação, sendo analisados por meio da interpretação de dados pontuados por Marconi e Lakatos (2015). A validação realizada com graduandos e pós-graduandos, consideraram de grande viabilidade a utilização do jogo em sala de aula, visto que o artefato possibilita mediar o processo de aprendizagem. Em relação aos alunos da Educação Básica, despertou-se o interesse dos educandos em aprender o conteúdo a partir do Dinamiquiz, e produzirem o seu próprio jogo didático. Portanto, o processo de validação do jogo, discorrido pelos participantes, levou a concluir possibilidades de utilização do material produzido em sala de aula, no intuito de priorizar a aprendizagem no Ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, sobre a hidroformilação homogênea e bifásica de olefinas e ésteres graxos insaturados. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFES (PPGEEB). As principais áreas de atuação são: Uso de materiais bioadsorventes para tratamento do óleo de fritura, biodiesel e efluentes aquosos; Ensino de Química (desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias diferenciadas; uso de metodologias ativas e formação de professores)

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – PCN+ Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 11 set. 2020.

CARNEIRO, André Guimarães; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura Jogos e atividades lúdicas na prática de iniciação à docência em Química: Um estudo no subprojeto Química sede do PIBID/UFRPE. Revista de iniciação à docência. v. 5, n. 2, p.20-36, 2020.

CARMO, Miriam Possar do.; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Abordando soluções em sala de aula- uma experiência de Ensino a partir das ideias dos alunos. Química nova na escola. n. 28, p.37-41, 2008.

CUNHA, Márcia Borin da. Jogos no Ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química nova na escola. v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação. Conteúdo Básico Comum do Estado do Espírito Santo (CBC/ES). Vitória: SEDU, 2009. Disponível em: http://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Curr%C3%ADculo/SEDU_Curriculo_Basico_Escola_Estadual_(FINAL).pdf. Acesso em: 11 set. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HUIZINGA. Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. Trad. de João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

JUSTI, Rosária. Modelos e modelagem no Ensino de Química: Um olhar sobre os aspectos essenciais pouco discutidos. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O.A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2011.

KISHIMOTO, Tizumo Morchida. (Org) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez. 1996.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2014.

MACHADO, Andréa Horta. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ijuí: Unijuí, 2014.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí, Unijuí, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2015.

REZENDE, Felipe Augusto de Mello, SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos no ensino de química: Um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem na perspectiva do V epistemológico de Gown. Investigações em Ensino de Ciências. v.24 ,n. 1, p. 103-121, Abr. 2019.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 5 ed. Vozes, Petrópolis, 2002.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. Ijuí, Unijuí, 2010.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e alertas sobre a Formação Continuada de Professores de Química. Química nova na escola. n. 16, p.15-20 , 2002.

SOUZA, Thalles Pinto de; SILVA, Peterson Fernando Kepps da. O Ensino de Química e atividades lúdicas: o que pensam os estudantes? Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade. V. 4, p. 1-11, 2018.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues de. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em revista. v. 17, n ½, p.1-16, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

16-08-2021

Como Citar

SIVICO, M. J.; MENDES, A. N. F. Dinamiquiz: construção e validação de um jogo didático para o Ensino de Química. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e165721, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1657. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1657. Acesso em: 18 abr. 2024.
Received 2021-01-28
Accepted 2021-08-03
Published 2021-08-16