A pesquisa na Educação Profissional Técnica De Nível Médio (EPTNM): análise de um plano de curso técnico sobre pesquisas desenvolvidas em conformidade com a Resolução CNS 466/12

Autores

  • Vanessa Santos Vasconcelos Instituto Federal da Bahia
  • Nubia Moura Ribeiro Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.399

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Resolução CNS 466/12, Plano de curso, Ética em pesquisa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a pesquisa é tratada em um plano de curso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na área de enfermagem, visando identificar se a proposta de pesquisa a ser desenvolvida no curso é passível de ser aplicada em conformidade com normativas de ética em pesquisa, especificamente a Resolução CNS 466/12. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, por meio de uma análise documental do plano de curso técnico em enfermagem do Campus Eunápolis do atual Instituto Federal da Bahia. No documento foi identificada proposta de pesquisa científica com pessoas, através de entrevista e questionário. Conclui-se, após a sua análise, que há previsão de desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos, portanto, estas devem ser aplicadas em conformidade com a Resolução CNS 466/12.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Santos Vasconcelos, Instituto Federal da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2009). Especialização em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal (MBA Profissional) pela ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil (2015). Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal da Bahia- IFBA. Atualmente é Auxiliar em Administração da Universidade Federal da Bahia.

Currículo lattes (CV): http://lattes.cnpq.br/0159394386952509

Nubia Moura Ribeiro, Instituto Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É professora do Instituto Federal da Bahia (cedida à UNILAB) e do Doutorado em Difusão do Conhecimento, em parceria com a UFBA. Foi Diretora do Campus de São Francisco do Conde da UNILAB, Pro-reitora de Pesquisa e Pós-Garduação do IFBA, Coordenadora da câmara Interdisciplina da FAPESB. Tem experiência na área deQuímica, Educação, Inovação, Propriedade Intelectual e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, gestão da inovação, gestão social do conhecimento, educação em química, biodiesel e cromatografia.

Currículo lattes (CV): http://lattes.cnpq.br/0456729000030033

Referências

BEHRENS, Maria Aparecida. Metodologia de Projetos: Aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa. In: Patrícia Lupion Torres. (Org.). Complexidade: Redes e conexões na produção do conhecimento. 1ed.Curitiba: SENAR, 2014, v. 1, p. 95-116.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Constituição (1996). Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 15. ed. Brasilia, DF: Edições Câmara, 19 mar. 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2015.

BRASIL. Presidência da República. Lei 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 [...]. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-010/2008/Lei/L11741.htm>. Acesso em 3 jul. de 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 466, de 12 de dezembro de 2012a. Aprova normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Diário Oficial da União, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012b. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União: Brasília, 21 de setembro de 2012, Seção 1, p.22.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais, 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

GOMES, Alberto Albuquerque. Considerações sobre a pesquisa científica: Em busca de caminhos para a pesquisa científica. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2000 (Texto didático).

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HEERDT, Mauri Luiz. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático / Mauri Luiz Heerdt, Vilson Leonel; design instrucional Luciano Gamez, [Carmen Maria Cipriani Pandini]. 5. ed. rev. e atual. Palhoça: UnisulVirtual, 2007. Disponível em:<http://www.fatecead.com.br/mpc/aula01_ebook_unisulvirtual.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2018.

IFBA. Instituto Federal da Bahia. Plano de Curso Técnico em Enfermagem. CEFET-BA, Campus Eunápolis, 2005. Eunápolis-Ba. Disponível em: <http://portal.ifba.edu.br/eunapolis/documentos-ads/plano-de-curso-tecnico-em-enfermagem.pdf/view >. Acesso em: 21 jun. 2018.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007.

MATTOS, Elenir Maria Andreolla; CASTANHA, André Paulo. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no ensino fundamental. 2009. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525-6.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2018.

MINAYO, M. C.de S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993.

MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos (Natal. Online), v. 2, p. 4-30, 2007.

OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

PÁDUA Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa Abordagem teórico prática. Campinas: Papirus, 1996.

SANTOS, Edilza de Almeida. Produção Científica: Uma análise de sua contribuição na formação acadêmica e profissional dos discentes de Ciências Contábeis na UEFS, 2011. Disponível em: <http://www.crcba.org.br/submissaodetrabalhos/arquivos/22092cb36f.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2018.

TEIXEIRA, Enise Barth. A Análise de Dados na Pesquisa Científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, Ijuí - RS, v. 1, n.2, p. 177-201, 2003.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

VASCONCELOS, V. S.; RIBEIRO, N. M. A pesquisa na Educação Profissional Técnica De Nível Médio (EPTNM): análise de um plano de curso técnico sobre pesquisas desenvolvidas em conformidade com a Resolução CNS 466/12. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.399. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/399. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-07-30
Accepted 2018-11-06
Published 2018-11-14