Analisando as controvérsias sobre o desastre socioambiental da Samarco em uma oficina pedagógica com jornais impressos

Autores

  • Alexsandro Luiz dos Reis Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.430

Palavras-chave:

Controvérsias, Desastre, Oficina

Resumo

Neste trabalho analisamos as controvérsias suscitadas a partir do desenvolvimento de um produto educacional, no caso, um caderno que permitirá aos professores da Educação Básica o desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos. Nesse caminho, utilizamos os preceitos teóricos-analíticos da Teoria Ator-Rede (TAR) para compreendermos os fluxos, alianças e movimentos empreendidos, formados a partir das interações entre os actantes, no caso alunos e os jornais, durante a oficina. A partir das análises observamos que foram muitas as controvérsias que se emergiram a partir das discussões, debates e reflexões acerca da temática abordada. Dessa forma, enfatizamos que o referencial adotado foi relevante para a compreensão desta prática sociomaterial. Destacamos ainda, o produto educacional desenvolvido, que se mostrou como um importante instrumento para que professores da educação básica possam vir a trabalhar as controvérsias em torno do desastre.

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Biografia do Autor

Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor adjunto, nível IV, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação(ensino e pesquisa), com interesse principalmente nos seguintes temas: formação de conceitos na Ciência e no Ensino de Biologia, formação de professores inicial e continuada, perfil conceitual, educação ambiental, relações entre conhecimento científico, conhecimento cotidiano e conhecimento escolar, Teoria ator-rede e os contextos de aprendizagem.

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

REIS, A. L. dos; RODRIGUES E SILVA, F. A. Analisando as controvérsias sobre o desastre socioambiental da Samarco em uma oficina pedagógica com jornais impressos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.430. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/430. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-13
Accepted 2018-10-19
Published 2018-11-14