A produção de vídeo como prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Josias Pereira Universidade Federal de Pelotas
  • Adriana Kovalscki
  • Jaqueline Antunes da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Josiane de Moraes Brignol Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Peres de Jesus Lino

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.565

Palavras-chave:

Gravação em vídeo, Ensino-aprendizagem, Neurociência, Letramento tecnológico

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo refletir sobre como a produção de vídeo colabora com a autonomia dos estudantes da educação básica dentro de um processo educacional. Foram elencadas algumas teorias emergentes para compreender essa ação educacional, dentre elas a da Neurociência e a dos Multiletramentos. A pesquisa foi realizada em duas cidades do extremo sul do Rio Grande do Sul, as cidades de Capão do Leão e São Lourenço do Sul, com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que realizaram as produções de vídeo em suas escolas. A metodologia de pesquisa utilizada foi do tipo qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados, a aplicação de questionário com questões abertas. Para orientar a interpretação dos dados foi escolhida a análise categorial de Bardin (2004), tendo sido estabelecidas três categorias temáticas: criatividade, emoção e ação colaborativa. Os resultados da pesquisa possibilitaram verificar que as ações que envolvem a produção de vídeo no contexto escolar incentivaram a autonomia do aluno e o seu empoderamento crítico, de modo que cada educando foi capaz de interpretar criticamente e coletivamente a realidade do mundo e da cultura no/na qual está inserido.

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Biografia do Autor

Josias Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Josias Pereira possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Habilitação (Rádio/TV, Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em Estudos da Linguagem. Por dez anos trabalhou com o grupo Núcleo Pesquisas coordenado pelo doutor Moises Groisman realizando vídeos sobre terapia de família e colaborando nos roteiros, ampliando sua base em Psicologia Social e Sociologia do Conhecimento.

Adriana Kovalscki

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http://lattes.cnpq.br/8404171101081118 

Jaqueline Antunes da Silva, Universidade Federal de Pelotas

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Josiane de Moraes Brignol, Universidade Federal de Pelotas

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http://lattes.cnpq.br/0268668384307195

Viviane Peres de Jesus Lino

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

PEREIRA, J.; KOVALSCKI, A.; SILVA, J. A. da; BRIGNOL, J. de M.; LINO, V. P. de J. A produção de vídeo como prática pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.565. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/565. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-25
Published 2018-11-14