Construção de uma arquitetura pedagógica para a compreensão do aquecimento global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1199

Palavras-chave:

Material didático, Ensino, Tecnologia

Resumo

Temas complexos e interdisciplinares como ‘Aquecimento Global’ estão presentes na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e envolvem, além da Química, outras ciências, como a Biologia e a Geografia. A produção de material didático contemplando as diferentes perspectivas do tema é desafiador. Este artigo descreve um processo de construção colaborativa desse tipo de material utilizando o paradigma de ‘Arquiteturas Pedagógicas’, que pressupõe equilibrar componentes fundamentais como concepção pedagógica forte, sistematização metodológica e suporte tecnológico que possibilite aos estudantes dispor de atividades cognitivamente instigantes e contemplem múltiplos caminhos e abordagens. Um software gratuito foi usado para edição de documentos e construção de um texto colaborativo que se mostrou dinâmico permitindo a contribuição de diferentes professores e permitindo revisões sucessivas em curto intervalo de tempo que posteriormente foi disponibilizado e utilizado em um ensaio por estudantes que se mostraram satisfeitos com o conteúdo e tema. Os estudantes afirmaram que o texto apresenta a informação de forma clara. Dentre os alunos participantes do estudo, 87% relataram que sua principal fonte de pesquisa são sites (Internet). O tema aquecimento global foi considerado de grande relevância por 22 alunos e por unanimidade associam a temática a disciplina de geografia. As componentes curriculares de Biologia e Química foram relacionadas por 16 alunos.

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Publicado

14-06-2021

Como Citar

JUNIOR, J. P.; CASTRO, A. . Construção de uma arquitetura pedagógica para a compreensão do aquecimento global . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e119921, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1199. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1199. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-03-05
Accepted 2021-06-07
Published 2021-06-14