Experimentos de Hidrostática e Eletrostática em conjunto com atividades teóricas direcionadas ao ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1242Palavras-chave:
Equipamentos didáticos, Processo de Ensino-Aprendizagem, Ensino de FísicaResumo
A proposta desse trabalho foi utilizar experimentos de Hidrostática e de Eletrostática para complementar as atividades teóricas de Física em turmas de ensino médio. A metodologia foi fundamentada nos pressupostos da teoria de mediação de Vygotsky e aplicada numa escola estadual de Rio Branco e numa instituição federal de Sena Madureira, localizadas no estado do Acre. A aplicação da pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2015, 2º semestre de 2016 e 1º semestre de 2017. O trabalho contém uma sequência de experimentos, textos e exercícios que buscam motivar os estudantes a aprenderem Física. Exercícios avaliativos e questionários foram aplicados e os resultados foram significantes. Com base nesses resultados foi possível notar que o uso de experimentos em sala de aula promove uma melhor compreensão de conceitos teóricos, favorecendo o aprendizado dos estudantes.
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Accepted 2021-06-07
Published 2021-06-21