Experimentos de Hidrostática e Eletrostática em conjunto com atividades teóricas direcionadas ao ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1242

Palavras-chave:

Equipamentos didáticos, Processo de Ensino-Aprendizagem, Ensino de Física

Resumo

A proposta desse trabalho foi utilizar experimentos de Hidrostática e de Eletrostática para complementar as atividades teóricas de Física em turmas de ensino médio. A metodologia foi fundamentada nos pressupostos da teoria de mediação de Vygotsky e aplicada numa escola estadual de Rio Branco e numa instituição federal de Sena Madureira, localizadas no estado do Acre. A aplicação da pesquisa foi realizada no 2º semestre de 2015, 2º semestre de 2016 e 1º semestre de 2017. O trabalho contém uma sequência de experimentos, textos e exercícios que buscam motivar os estudantes a aprenderem Física. Exercícios avaliativos e questionários foram aplicados e os resultados foram significantes. Com base nesses resultados foi possível notar que o uso de experimentos em sala de aula promove uma melhor compreensão de conceitos teóricos, favorecendo o aprendizado dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre

Graduei em Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conclui o mestrado (2006) e o doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atuo como professor de Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006. Minha pesquisa se concentra na área de ensino de Ciências e de Física. Sou professor permanente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59) , do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciência e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC).

Referências

BENETTI, B.; RAMOS, E. M. F.; CRUZ, W. O. Física nos anos iniciais da educação básica - a experiência do pibid com o ensino de eletrostática. Revista Enseñanza de la Física, v. 27, No. Extra, p. 499-504, 2015.

BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192)>. Acesso em: 30 mar. 2020.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211>. Acesso em: 30 mar. 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 2, 2007.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n. 3, p. 291-313, jan. 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607>. Acesso em: 29 maio 2020.

GASPAR, A. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Uma nova visão baseada na Teoria de Vygotsky. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

GASPAR, A. Física – Série Brasil. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C. Física: Ensino Médio. São Paulo: Scipione, v. único, 2008.

JUNIOR, E. B. M.; SILVA, M. C. Ensino dos processos de eletrização no 3º ano do ensino médio usando as teorias cognitivistas de Vygotsky e de Ausubel aliadas a atividades experimentais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 4, n. 2, p. 169-201, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1327>. Acesso em: 26 maio 2020.

LIMA, V. M. Uma sequência de ensino investigativa em aulas de Ciências do 9º ano de uma escola pública: reflexões e apontamentos sobre o aprendizado de conceitos, procedimentos e atitudes. 2015. 23 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.

MOREIRA, A. C. S. Uma visão vygotskyana das atividades experimentais de física publicadas em revistas de Ensino de Ciências. 2011. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

OLIVEIRA, A. G. et al. Uso de Experimentos de Física em Turmas de Educação de Jovens e Adultos. Caderno de Física da UEFS, v. 13, n. 02, p. 2202.1-2202.13, 2015. Disponível em: <http://dfisweb.uefs.br/caderno/vol13n2.html>. Acesso em: 26 maio 2020.

PEDERSEN, H. et al. An experimental system for studying the plane pendulum in physics laboratory teaching. European Journal of Physics, v. 41, n. 1, p. 1-23, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1088/1361-6404/ab4b29>. Acesso em: 25 maio 2020.

SALES, V. C. H. Ensino de hidrostática através de atividades investigativas (material do professor). Material instrucional associado a dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012a. Disponível em: <https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Vitor_Cossich/material_professor_Vitor_Cossich.pdf>. Acesso em: 26 maio 2020.

SALES, V. C. H. Uma proposta para o ensino de Hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S. 2012. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012b. Disponível em: <https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Vitor_Cossich/dissertacao_Vitor_Cossich.pdf>. Acesso em: 28 maio 2020.

SILVA, M. L. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente, v. 2, n. 1, p. 62-70, 8 jul. 2017.

SOUZA, R. C. S. Atividades experimentais: uma proposta de ensino de Física em nível médio. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2017. Disponível em: <http://www2.ufac.br/mpecim/menu/dissertacoes/turma-2015/dissertacao-regina-celia-silva-de-souza.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2020.

VÖRÖS, A.; SÁRKÖZI, Z. Promoting environmental Physics issues in sciences centres an at science events. In: KIRÁLY, A.; TÉL, T. Teaching Physics Innovatively. Budapest: ELTE, 2017, p. 79-84.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

21-06-2021

Como Citar

SILVA, M. C. da .; SOUZA, R. C. S. de .; SOUZA, D. R. de .; SILVEIRA, B. G. M. da . Experimentos de Hidrostática e Eletrostática em conjunto com atividades teóricas direcionadas ao ensino médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e124221, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1242. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1242. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-04-04
Accepted 2021-06-07
Published 2021-06-21