Tecnologias digitais, mocinhas ou vilãs?

olhares sobre o impacto na cognição dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1261

Palavras-chave:

Processo cognitivo, Educação Profissional, Tecnologia e educação

Resumo

No Brasil, a utilização de tecnologias digitais tem aumentado muito nos últimos anos em decorrência do crescente avanço tecnológico e do frequente estímulo de políticas públicas de inclusão digital. Entre os usuários de dispositivos eletrônicos é notória a predominância do público infanto-juvenil que percebem esses dispositivos como instrumentos de identidade. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo discutir o impacto do uso de tecnologias digitais na cognição dos estudantes e o uso no ambiente escolar. Realizou-se revisão bibliográfica em livros e artigos nacionais com delineamento temporal de doze anos (2007 a 2019) a partir das pesquisas indexadas em bases dados: SciELO, Google acadêmico, LILACS e Redalyc. Dentre as pesquisas encontradas, foram selecionados alguns artigos, o que resultou em uma compilação de diferentes trabalhos através de uma vasta discussão sobre os benefícios e malefícios das Tecnologias Digitais estruturada em três pilares: Breve histórico sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC); O uso de TDIC na educação; Os desafios de manter o foco na era da informação. Os resultados apontam que a literatura diverge quanto ao impacto do uso de dispositivos eletrônicos na cognição de crianças e jovens. Alguns autores afirmam que o acesso a diferentes ferramentas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Nesse aspecto, identifica-se que no contexto escolar sua utilização tem apresentando impacto positivo, promovendo inovação na prática educativa. Para tanto, outros autores chamam atenção para os efeitos nem sempre benéficos que o uso excessivo dessas ferramentas pode acarretar no público infanto- juvenil.

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Biografia do Autor

Marcelo Anderson Batista dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sendo parte do doutorado realizado na Université Evry Val d'Essonne - IBISC Lab(França). Mestre em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Tecnólogo em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). As áreas de interesse incluem: Cloud Computing, Internet das Coisas, Network Functions Virtualization, Software Defined network, Virtualização de recursos, técnicas e algoritmos de otimização. Atualmente é professor efetivo no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

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Publicado

14-04-2021

Como Citar

CARVALHO, S. M. P. de .; SANTOS, M. A. B. dos. Tecnologias digitais, mocinhas ou vilãs? olhares sobre o impacto na cognição dos estudantes. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e126121, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1261. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1261. Acesso em: 19 abr. 2024.
Received 2020-04-15
Accepted 2021-03-29
Published 2021-04-14