O ensino de Língua Portuguesa para fins específicos na Educação Profissional: algumas reflexões

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DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.375

Palavras-chave:

Disciplina instrumental, Ensino profissional, Trabalho e linguagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o ensino de Língua Portuguesa para Fins Específicos (LPFE) na Educação Profissional Tecnológica (EPT). As reflexões perpassam brevemente três momentos. O primeiro, entre os anos 1920 e 1930, a partir do panorama traçado por Cunha (2000 e 2005) na Formação Profissional. O segundo, nos anos 1970 e 1980, ao refletir sobre a Abordagem Instrumental, (AI) (Cintra, 2009) e Ramos (2009) e a Análises de Necessidades (AN) por (Santos, 2003) e Cintra e Passarelli (2008) com a finalidade de ensinar língua para fins específicos. No terceiro momento, é feita uma análise de como está a atual situação do ensino da LPFE a partir da análise do currículo de formação técnica de nível médio do Curso de Edificações de duas Instituições Públicas de ensino técnico: o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). As análises dos documentos apontam que disciplina de LPFE do Centro Paula Souza e a do IFSP campus São Paulo Capital possuem conteúdos adequados para a formação profissional e, se trabalhadas a partir da Abordagem Instrumental (AI) e da AN, promoveriam um melhor aproveitamento das aulas de LPFE. Destaca-se, na conclusão, que a disciplina de LPFE (Linguagem, Trabalho e Tecnologia) no Centro Paula Souza por ser transversal é ofertada em todos os cursos ao passo que no IFSP a disciplina é optativa.

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Lima, Centro Paula Souza - Etec Carlos de Campos e Jorge Street

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012) e graduação em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2006). Graduação Tecnológica em Marketing pela Anhembi Morumbi (2015). Pós-graduação em Revisão e Tradução de Textos pela Universidade Gama Filho (2010-2012). Mestre Em Educação Profissional pelo Centro Paula Souza na área de Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional com o estudo dos Gêneros Textuais voltado para a Educação Profissional. É professor II-E da Escola Técnica Estadual Jorge Street e professor e Etec Carlos de Campos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Revisor freelancer da Editora Cortez e da Editora Elementar, além de corretor de redações de vestibulares como o da Fatec(SP).

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Publicado

14-11-2018

Como Citar

LIMA, R. da S. O ensino de Língua Portuguesa para fins específicos na Educação Profissional: algumas reflexões. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.375. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/375. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-07-18
Accepted 2018-10-30
Published 2018-11-14