Software GCompris como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Matemática: investigações na formação continuada de professores na rede Municipal em Cametá/PA

Autores

  • Nilcilene da Silva Coelho Universidade Federal do Pará
  • Rubenvaldo Monteiro Pereira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i08.620

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Matemática, Computação

Resumo

Este trabalho apresenta algumas considerações fruto de observações e entrevistas realizadas durante a execução de capacitações em softwares educacionais, ofertadas por projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Pará, Campus Tocantins-Cametá no Estado do Pará. Essas capacitações, ofertadas na forma de oficinas para alunos e minicursos para professores da escola básica, têm como objetivo trabalhar competências e habilidades na utilização de tecnologias educacionais, com ênfase no ensino e aprendizagem da Matemática. Dentre os softwares utilizados o GCompris tem se destacado entre os cursistas. O GCompris é um software livre educacional multiplataforma composto de dezenas de atividades lúdicas em várias áreas do conhecimento e desenvolvido para ser utilizado como recurso didático para o ensino e aprendizagem na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada com os professores sobre: nível de conhecimento em tecnologias digitais, acesso a infraestrutura tecnológica nas escolas, satisfação com os minicursos ofertados pelo projeto e suas impressões sobre a utilização do GCompris como um recurso didático no ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados obtidos apontam que, se por um lado há ainda muitas lacunas na formação e deficiência em infraestrutura para implementação de metodologias de ensino que envolvam tecnologias digitais nas escolas do município, por outro, há muita abertura e disposição, por parte dos professores, para utilização dessas ferramentas em suas práticas nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilcilene da Silva Coelho, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Licenciatura em Matemática da Universidade Fwederal do Pará do Campus Universitátio do Tocantins CAmetá.

Referências

GRANDO, R.C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino aprendizagem da matemática. Campinas: UNICAMP, 1995.

GULO, A.S.J.; CUNHA, L.M.; FAVELO, E.; MOITA, L. Utilizando Gcompris na escola. In. ENCONTRO NACIONAL DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2., de 03 a 05 outubro de 2008. Anais..., Cascavel, 2008. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2018.

KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira,1994.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.

LOPES, M. G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez, 2001.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense. 2002.

REGANHAN, W. G. Recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiência: percepção de professores. 2006. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2012.

VAZ, C. R.; FAGUNDES, A. B.; PINHEIRO, N. A. M. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, Anais... Paraná, UTFPR, 2009. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/1%20CTS/CTS_

Artigo8.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2018.

Downloads

Publicado

14-11-2018

Como Citar

COELHO, N. da S.; PEREIRA, R. M. Software GCompris como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Matemática: investigações na formação continuada de professores na rede Municipal em Cametá/PA. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 08, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i08.620. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/620. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2018-10-29
Published 2018-11-14