Abertas as submissões para o Dossiê temático: IA no ensino e em pesquisa no ensino: desafios, potencialidades e perspectivas
ABERTAS AS SUBMISSÕES PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO
Dossiê temático:
IA no ensino e em pesquisa no ensino: desafios, potencialidades e perspectivas
Organizadores:
Dra. Raquel Gomes de Oliveira (UNESP)
Dr. Ricardo Limongi (UFG)
Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo (IFAM)
A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) convida pesquisadoras(es), docentes e estudiosas(os) para submeterem artigos para o dossiê temático “IA no Ensino e em Pesquisa no Ensino: desafios, potencialidades e perspectivas”, que será publicado em janeiro de 2026.
O dossiê contempla manuscritos que apresentem resultados de pesquisas e/ou produções acadêmico-científicas que contribuam para a Área de Ensino, ancorados em referenciais teórico-metodológicos, nacionais e/ou internacionais, que promovam a reflexão, o aprofundamento e a socialização do conhecimento sobre a temática, pautados nas seguintes linhas temáticas:
- Práticas pedagógicas mediadas por IA: fundamentação, implementação e resultados
- Intervenções didáticas baseadas em IA e seus impactos na aprendizagem;
- Reconfiguração das relações no triângulo professor-aluno-conhecimento;
- Desenvolvimento de competências digitais e pensamento computacional com IA.
- Formação de professores e IA: paradigmas formativos
- Ressignificação dos saberes docentes na interface com sistemas inteligentes;
- Modelos formativos para letramento em IA;
- Identidade profissional e agência docente em contextos mediados por IA.
- Dimensões ético-filosóficas da IA nos processos de ensino-aprendizagem
- Epistemologia da IA na construção do conhecimento científico escolar;
- Equidade, transparência e responsabilidade no uso educacional da IA;
- Relações de poder e controle em ambientes educacionais inteligentes.
- Transformações curriculares e avaliativas na era da IA
- Integração crítica da IA em documentos curriculares e práticas
Avaliativas;
- Ensino personalizado e adaptativo: potencialidades e limites;
- Experiências de aprendizagem autênticas apoiadas por IA.
- IA como ferramenta e objeto de investigação na pesquisa em ensino
- Avanços metodológicos proporcionados pela IA na pesquisa em ensino;
- Tendências e lacunas na produção científica sobre IA no ensino;
- Questões éticas, validade e confiabilidade na pesquisa assistida por IA.
- IA para a democratização do conhecimento e inclusão educacional
- Superação de barreiras de aprendizagem com suporte de IA;
- Tecnologias assistivas inteligentes para contextos diversos;
- Impactos da IA na redução ou ampliação das desigualdades educacionais.
Serão aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol, desde que atendam a chamada deste dossiê e as normas de submissão, template e formatação definidos na plataforma da EDUCITEC.
Importante ressaltar que os manuscritos submetidos para este dossiê não podem estar sendo avaliados por outras revistas.
As submissões deverão vir identificadas com o título do Dossiê acima do título do manuscrito no template da Educitec.
Cronograma:
Etapa
Período
Lançamento da chamada para o dossiê temático
26 maio de 2025
Recebimento das submissões
Até 31 de agosto 2025
Avaliação das submissões pelos pareceristas
De 01 de setembro a 31 outubro 2025
Ajuste e organização interna para a edição
De 01 a 31 de novembro de 2025
Edição final e preparação para publicação
De 01 a 20 dezembro 2025
Publicação do dossiê temático
Janeiro de 2026
Agradecemos sua compreensão. Caso precise de suporte ou tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: educitec.revista@ifam.edu.br
Comissão Editorial