Políticas Editoriais

Políticas de Seção

Editorial

Textos dos editores da revista.

Verificado Submissões abertas  Verificado Indexado  Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo científico

Publicação original com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica.

Verificado Submissões abertas  Verificado Indexado  Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Colóquio de caráter científico, realizado com professores, pesquisadores e personalidades nacionais e/ou internacionais, relacionado à área de Ensino e Educação. Elaborada mediante convite ou recomendação editorial.

Esta seção também é reservada para a publicação de entrevistas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, a partir  do projeto de divulgação científica: PPGET Talks.

Condições para a submissão:

Uso do template da Educitec, contendo o título da entrevista na língua original e traduzido em língua inglesa, nomes dos autores, titulação, vínculo institucional, e-mail e link do ORCID, resumo e palavras-chave.

A entrevista deve ser precedida por uma introdução que a contextualize, justificando sua relevância para a publicação, seguida pelos dados do(a) entrevistado(a): titulação, instituição (por extenso) e outras informações que destaquem a relação do(a) entrevistado(a) com a temática da entrevista.  A estrutura do texto deve conter o nome da Revista, em negrito, seguido da pergunta e o nome do(a) entrevistado(a), seguido de sua resposta.

Educitec: Redação da pergunta.

Nome do entrevistado: Resposta.

Para as submissões, em que o(a) entrevistado(a) é o(a) responsável pela transcrição, ajustes  e formatação do documento, a partir de uma conferência prévia, realizada por meio do PPGET Talks,  a autoria da entrevista é partilhada entre entrevistado(a) e entrevistador(a).

As demais orientações devem seguir o padrão aceito pela Revista.

No final do manuscrito devem ser apresentadas, sempre que possível, as referências referentes às  fontes orais citadas ao longo do texto.

Verificado Submissões abertas  Verificado Indexado  Verificado Avaliado pelos pares

Política de Edições Especiais

A Edição Especial é composta por um suplemento com um número maior de trabalhos que possam trazer uma perspectiva mais ampla das discussões em torno de temáticas relevantes para a área de Ensino. Cada autor poderá apresentar apenas um manuscrito na Edição Especial, independentemente da posição de autor ou coautor. Os manuscritos devem estar no Template da Educitec e atender às diretrizes da Revista. A Comissão Editorial avaliará os textos recebidos, de forma a verificar se estão adequados à temática e se cumprem as diretrizes da chamada. Após esta triagem, o manuscrito passará pela avaliação duplo-cega por pares, seguindo o fluxo editorial  da Revista.  As Edições Especiais terão prazos específicos para recebimento e publicação, cuja divulgação da chamada é feita por Edital.

Até o ano de 2020, a Revista Educitec publicou Edições Especiais, passando a publicar Dossiês Temáticos, a partir de então, junto às Edições Regulares.

Política referente aos Dossiês Temáticos

O dossiê é organizado de forma conjunta pelo editor e professores convidados (proponentes), contemplando temáticas relevantes para a área de Ensino. Deve conter entre 8 a 15 artigos, podendo incluir autores nacionais e internacionais. A equipe editorial realiza acompanhamento durante todo o fluxo, a fim de garantir suporte e conformidade às diretrizes da Educitec. As chamadas são realizadas por meio do site da revista e das mídias sociais. O fluxo editorial se inicia com a abertura de uma chamada específica para os trabalhos e com prazo para encerramento dos envios.

Os proponentes serão responsáveis pela organização do dossiê e triagem inicial, a fim de verificar se os manuscritos submetidos comprovam aderência à temática e estejam de acordo com o  escopo da Educitec. Depois da primeira avaliação, devem passar pelo processo de revisão duplo-cega, da mesma forma como acontece com as edições regulares.

Textos recusados para o dossiê que apresentem qualidade poderão ser considerados para publicação na edição regular. O texto de introdução do dossiê deverá ser escrito pelos proponentes (em língua portuguesa e inglesa). Além da introdução, os proponentes só poderão participar como autores ou coautores na publicação de um artigo, a fim de contemplar as exigências relacionadas à exogeneidade e à adoção de uma prática editorial mais rigorosa.

Interessados também podem propor dossiês temáticos. Para tanto, devem enviar a proposta para o e-mail: educitec.revista@ifam.edu.br, a qualquer tempo, informando: título do dossiê, identificação dos proponentes que serão os editores convidados (nome, titulação e instituições/cursos aos quais estão filiados), temática, resumo da temática que será tratada no dossiê (entre 10 e 15 linhas), sugestão de cronograma, incluindo data de abertura da chamada, período de recebimento dos textos, período de avaliação dos textos e data de publicação, idioma da publicação. A proposta será avaliada pelo Comitê Editorial e, se aprovada, será organizada em conjunto com os proponentes que se comprometerão a cumprir o cronograma combinado e os devidos procedimentos de avaliação.

O dossiê será publicado no início do ano seguinte da publicação do cronograma, na edição regular. 

 

Taxas para Submissão e Publicação

A Revista Educitec não possui taxas de processamento de artigos (APCs), portanto, não cobra quaisquer taxas pelos trabalhos submetidos nem cobranças pelo processo de publicação (revisão, diagramação e publicação). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.

Fluxo editorial

 

Processo Editorial

 

a) Avaliação


Pré-análise: o Editor avalia os manuscritos com base na qualidade e adequação ao escopo e linhas temáticas da Educitec e o encaminha para a avaliação duplo-cega por pares.

Análise por pares: se selecionado na pré-análise, o manuscrito é encaminhado aos revisores (dois) de acordo com a área de especialização e envia o manuscrito para avaliação. Caso o Editor considere que os pareceres recebidos são insuficientes para uma conclusão, deverá indicar outro(s) revisor(es). Com base nos pareceres, o Editor decide por: rejeitar, no caso de o manuscrito ter deficiências importantes; aceitar; ou aceitar mediante correções, devendo neste caso indicar nos seus comentários as modificações importantes para eventual reformulação, que será reavaliada.


b) Revisão da redação científica


Para ser publicado, o manuscrito aprovado é editado por uma equipe que fará a revisão da redação científica (clareza, brevidade, objetividade e solidez), gramatical e de estilo. A Educitec se reserva o direito de fazer alterações visando uma perfeita comunicação aos leitores. O autor responsável terá acesso a todas as modificações sugeridas até a última prova enviada.


c) Provas

O autor responsável pela correspondência receberá uma prova, em arquivo de texto (doc, docx ou rtf), com as observações e alterações feitas pela equipe de leitura técnica. O prazo para a revisão da prova é de dois dias.

Caso ainda haja dúvidas nessa prova, a equipe editorial entrará em contato para que seja feita a revisão, até que seja alcançada uma versão final do texto.

 

O tempo médio entre a submissão e de decisão final quanto à publicação é de 6 meses e o tempo médio entre as datas de submissão e publicação do manuscrito é de 12 meses. 

Ao serem publicados os artigos recebem um DOI - Digital Object Identifier.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

É permitido o autoarquivamento dos artigos em repositórios institucionais, temáticos ou páginas pessoais a partir de sua publicação na revista, em sua versão final.

Política de Acesso Livre

A Educitec oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Compromisso com a Ciência Aberta

A revista Educitec manifesta seu compromisso com o movimento da Ciência Aberta (Open Science) com foco na mudança de suas políticas editoriais, realizadas a partir de 2020, buscando práticas mais colaborativas e públicas. Em consonância com o movimento, adotou medidas como a modalidade de fluxo contínuo de suas publicações, inclusão de uma seção no final de cada artigo publicado, com notas editoriais que visam dar mais visibilidade às informações relacionadas aos dados e metadados da pesquisa (datas de recebimento e aprovação do artigo, referência de como citar, contribuição de cada autor no artigo e o detalhamento do tipo de Licença de Uso - Creative Commons), além da construção e adoção de um plano de divulgação da produção científica por meio de diferentes redes sociais e adoção de templates específicos enviados aos autores para divulgação em suas redes sociais, com o objetivo de interagir com a comunidade acadêmica e demais leitores. Outras práticas que potencializem a ciência aberta estão sendo analisadas para novas adaptações das diretrizes da Revista Educitec.

Declaração de Direito Autoral

Qualquer trabalho desta revista pode ser reproduzido, por qualquer meio, desde que citada a fonte. Sendo que a reprodução, por qualquer meio, seja total ou parcial, sem citada a fonte constitui violação da Lei nº 9.610/1998.

Autores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, simultaneamente sob a Licença CC-BY 4.0, que permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.

Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.

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