Anúncios

ABERTAS AS SUBMISSÕES PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO

 Dossiê temático:

IA no ensino e em pesquisa no ensino: desafios, potencialidades e perspectivas

 Organizadores:

Dra. Raquel Gomes de Oliveira (UNESP)

Dr. Ricardo Limongi (UFG)

Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo (IFAM)

A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) convida pesquisadoras(es), docentes e estudiosas(os) para submeterem artigos para o dossiê temático “IA no Ensino e em Pesquisa no Ensino: desafios, potencialidades e perspectivas”, que será publicado em janeiro de 2026.

O dossiê contempla manuscritos que apresentem resultados de pesquisas e/ou produções acadêmico-científicas que contribuam para a Área de Ensino, ancorados em referenciais teórico-metodológicos, nacionais e/ou internacionais, que promovam a reflexão, o aprofundamento e a socialização do conhecimento sobre a temática, pautados nas seguintes linhas temáticas:

  • Práticas pedagógicas mediadas por IA: fundamentação, implementação e resultados

- Intervenções didáticas baseadas em IA e seus impactos na aprendizagem;

- Reconfiguração das relações no triângulo professor-aluno-conhecimento;

- Desenvolvimento de competências digitais e pensamento computacional com IA.

  • Formação de professores e IA: paradigmas formativos

- Ressignificação dos saberes docentes na interface com sistemas inteligentes;

- Modelos formativos para letramento em IA;

- Identidade profissional e agência docente em contextos mediados por IA.

  • Dimensões ético-filosóficas da IA nos processos de ensino-aprendizagem

- Epistemologia da IA na construção do conhecimento científico escolar;

- Equidade, transparência e responsabilidade no uso educacional da IA;

- Relações de poder e controle em ambientes educacionais inteligentes.

  • Transformações curriculares e avaliativas na era da IA

- Integração crítica da IA em documentos curriculares e práticas

Avaliativas;

- Ensino personalizado e adaptativo: potencialidades e limites;

- Experiências de aprendizagem autênticas apoiadas por IA.

  • IA como ferramenta e objeto de investigação na pesquisa em ensino

- Avanços metodológicos proporcionados pela IA na pesquisa em ensino;

- Tendências e lacunas na produção científica sobre IA no ensino;

- Questões éticas, validade e confiabilidade na pesquisa assistida por IA.

  • IA para a democratização do conhecimento e inclusão educacional

- Superação de barreiras de aprendizagem com suporte de IA;

- Tecnologias assistivas inteligentes para contextos diversos;

- Impactos da IA na redução ou ampliação das desigualdades educacionais.

Serão aceitos manuscritos em português, inglês e espanhol, desde que atendam a chamada deste dossiê e as normas de submissão, template e formatação definidos na plataforma da EDUCITEC.

Importante ressaltar que os manuscritos submetidos para este dossiê não podem estar sendo avaliados por outras revistas.

As submissões deverão vir identificadas com o título do Dossiê acima do título do manuscrito no template da Educitec.

 Cronograma:

Etapa

Período

Lançamento da chamada para o dossiê temático

26 maio de 2025

Recebimento das submissões

Até 31 de agosto 2025

Avaliação das submissões pelos pareceristas

De 01 de setembro a 31 outubro 2025

Ajuste e organização interna para a edição

De 01 a 31 de novembro de 2025

Edição final e preparação para publicação

De 01 a 20 dezembro 2025

Publicação do dossiê temático

Janeiro de 2026

 Agradecemos sua compreensão. Caso precise de suporte ou tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: educitec.revista@ifam.edu.br

Comissão Editorial