Princípios de Ética e Integridade

Princípios sobre a ética e integrida na pesquisa e  publicação científica *

A revista Educitec está comprometida em atender e manter os padrões éticos  durante todo seu processo de avaliação, revisão por pares e publicação dos artigos científicos, tomando como base as Diretrizes de Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse sentido, não são permitidas  más condutas relativas ao processo de publicação, as quais incluem, mas não se limitam a: plágio, autoplágio, manipulação de citação, falsificação de dados, autoria fantasma, conflitos de interesses não explicitados e manipulação do processo de revisão por pares.

1. Responsabilidade dos Avaliadores/Pareceristas

1.1 Confidencialidade: O trabalho deve ser tratado como confidencial, deve ser revisado sob sigilo e não devem ser aceitos textos que tenham conflitos ou afinidade, colaboração ou algum tipo de relação com um dos autores.

1.2 Objetividade: O parecer precisa ser objetivo, claro e construtivo e, os comentários devem ser práticos e com argumentos que auxiliem o autor.

1.3 Sobre as fontes: O avaliador pode indicar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores e também deve avisar ao editor quando identificar mais de uma obra com qualquer semelhança substancial ou sobreposição de textos.

1.4 Pontualidade: Ao receber um trabalho, o avaliador precisa comunicar ao editor a pronta revisão ou a impossibilidade em analisar o material. 

1.5 Divulgação e conflito de interesses: informações privilegiadas ou ideias obtidas pelo parecerista por meio da leitura dos manuscritos devem ser mantidas em sigilo e não devem utilizadas para proveito pessoal. O parecerista não deve avaliar manuscritos em que tenha conflitos de interesse por questões competitivas, colaborativas ou outros relacionamentos ou ligações com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos manuscritos.

1.6 A avaliação deve ocorrer exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. O avaliador não pode usar informações relacionadas à pesquisa sem a concordância do autor. É necessário que o avaliador responda quando ocorrerem reclamações relacionadas à ética em um determinado trabalho.


2. Responsabilidades do Editor

2.1 Deliberações de publicação: O editor da revista tem a responsabilidade pela deliberação de quais dos artigos submetidos, serão publicados. 

2.2 Equidade: O trabalho deve ser avaliado de acordo com o seu conteúdo acadêmico sem levar em conta a raça, sexo, a orientação sexual, a crença religiosa, a origem étnica, a nacionalidade ou a filosofia política dos autores.

2.3 Privacidade: O editor e equipe editorial não podem divulgar quaisquer informações sobre os trabalhos submetidos para publicação, exceto para os revisores.

2.4 Envolvimento e cooperação em investigações: o Editor deve tomar medidas necessárias cabíveis quando foram apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.

2.5 Banco de avaliadores: O editor e equipe editorial devem garantir uma seleção adequada dos/as avaliadores/as, mantendo uma base de dados de avaliadores/as pertinentes, que seja atualizada em função do desempenho destes.


3. Responsabilidades dos Autores

3.1 Normas gerais: O autor é considerado aquele que de fato se envolveu na elaboração e concepção do trabalho, no desenvolvimento, na análise e interpretação dos dados e na escrita final do texto. As outras pessoas que colaboraram de modo significativo para a estruturação do trabalho serão citadas como coautores. 

3.2 Autoria:  a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Pessoas que participaram em certos aspectos do projeto de pesquisa devem ser listadas como colaboradores. O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo. Ao submeter o artigo na Educitec, o responsável pela submissão garante ter obtido o consentimento expresso de todas as pessoas listadas como autores fornecendo evidências que comprovem esse consentimento, por meio do documento Declarações relacionadas à autoria. Mudanças na autoria não poderão ser realizadas durante o processo editorial e/ou após a  aceitação final do manuscrito.

3.3 Declaração de Direito Autoral: O autor garante os direitos autorais e confere à Revista o direito de primeira publicação, consentindo o compartilhamento do trabalho com a verificação da autoria do trabalho e a publicação inicial no periódico.

3.4 Originalidade: O autor deve garantir que o trabalho é inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outro periódico simultaneamente, nem pode ter sido publicado previamente (em parte ou no todo). O uso de material previamente publicado pelo(s) mesmo(s) autor(es) deve ser indicado e justificado explicitamente, para evitar suspeitas de autoplágio

3.5 Política Anti-Plágio: O autor deve responsabilizar-se pela originalidade do texto, pois não será aceita qualquer condição de plágio (Lei nº 9.610/1998). O trabalho submetido pelo autor a esta Revista deve ser original e será feita uma verificação com software anti-plágio, antes de serem avaliados, se for detectado qualquer forma de plágio ou autoplágio, o texto será desconsiderado e não será avaliado.

Obs.: 

  1. O plágio acontece quando se reproduz, em partes ou totalmente, o trabalho intelectual de outra pessoa, sem que lhe seja conferido o devido crédito. 
  2. O autoplágio é considerado que a reprodução seja de própria autoria, total ou parcialmente, tenha sido publicada e não conste a devida identificação. Não será considerado autoplágio, por esta Revista, se o trabalho for oriundo de: (i) teses, dissertações, monografias e/ou relatórios de pesquisa; (ii) trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, desde que seja apresentado uma versão ampliada com novos dados e reflexões.

3.6 Acesso e retenção de dados: Os autores que submetem manuscritos para publicação na Educitec devem disponibilizar os dados brutos que basearam os resultados relatados em seus manuscritos, caso sejam solicitados por editores ou avaliadores (antes da publicação), ou por quaisquer leitores da Educitec (após a publicação). A Educitec ainda encoraja os autores a, quando possível e pertinente, disponibilizar os dados brutos que baseiam seus resultados em repositórios públicos.

3.7 Divulgação e conflitos de interesses: todos os autores devem divulgar no manuscrito qualquer conflito financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

3.8 Normas Éticas e Relacionadas: Os autores devem conhecer e seguir todas as normas relativas à realização de pesquisas com participantes humanos, animais, populações vulneráveis etc., além daquelas relativas a direitos autorais, ao uso de dados confidenciais e a práticas empresariais e de marketing. A cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa ou da Comissão de Ética no Uso de Animais, quando pertinente, deve ser encaminhada na submissão do manuscrito. 

 

* Esta declaração se baseia nas recomendações do CNPq e do Committee on Publication Ethics (COPE).