Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) é um periódico científico de acesso aberto, do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, do Instituto Federal do Amazonas. Os artigos podem ser publicados em português, inglês e espanhol.
Tem por objetivo, divulgar a produção científica sobre temas relacionados à área de Ensino, contemplando processos e produtos educacionais, tecnologias digitais, além de temáticas relacionadas à formação de professores (inicial e/ou continuada), desde que dialoguem com a produção da área e tragam novos e relevantes resultados.
Tem como missão, ampliar o debate acadêmico e dar visibilidade às produções derivadas de dissertações e teses dos mestrados e doutorados profissionais, especialmente, na área de Ensino, levando em consideração as suas características, além de projetar ações de melhorias para a construção do periódico visando consolidar maior visibilidade no cenário nacional e internacional.
Artigos submetidos à Educitec devem estar relacionados a uma das linhas temáticas detalhadas a seguir:
- Processos Formativos de Professores: inclui propostas de processos formativos para professores da Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais.
- Processos e Recursos para o Ensino: trata sobre a criação, aplicação e avaliação de meios e recursos pedagógicos para a otimização de conhecimentos específicos para o processo ensino-aprendizagem, considerando a Educação Básica e Superior, em espaços formais e não formais.
- Produtos Educacionais e Metodologias para sua Elaboração: inclui artigos sobre produtos educacionais oriundos de investigação científica na área de Ensino, em diferentes áreas de conhecimento. Esses estudos podem demonstrar a concepção, elaboração, desenvolvimento, testes e metodologias empregadas na construção de produtos educacionais, avaliação, a partir de um problema de ensino-aprendizagem identificado, compreendendo também discussões sobre os desafios da elaboração de produtos educacionais com respeito a abrangência, validação, complexidade, impacto, inovação, acessibilidade e aplicação no Ensino.
- Desenvolvimento da ciência da área do Ensino: pesquisas que versam sobre o desenvolvimento da ciência e que abordam temas emergentes capazes de ampliar e suscitar o debate de questões nessa área.
Periodicidade
Desde 2020, a Educitec passou a adotar a modalidade de publicação contínua, com volume anual (Janeiro-Dezembro).
O período entre a submissão e a publicação é de, em média, 6 meses, dependendo da quantidade de textos em avaliação e da disponibilidade de pareceristas.
Histórico do Periódico
A Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC) é um periódico científico com acesso livre, criado em 2014. Foi idealizado pelo Dr. Amarildo Menezes Gonzaga e sua concretização ocorreu a partir do projeto elaborado pela Dra. Anne Karynne Almeida Castelo Branco.
Seu início está vinculado ao Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico (MPET), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), e passou a ser a revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, devido à aprovação do doutorado profissional, em novembro de 2019.
A revista tem como missão divulgar a produção acadêmico-científica e proporcionar a geração de novos conhecimentos relacionados, principalmente, sobre o ensino-aprendizagem e os diferentes fatores que nele interferem, com focos temáticos no ensino técnico e tecnológico.
A Revista Educitec teve sua primeira avaliação no ano de 2016, sendo avaliada com Qualis/CAPES B1 em Ensino. Caracteriza-se como um canal eletrônico, da comunicação científica formal, em que as pesquisas são divulgadas e apreciadas pela comunidade científica. Teve como editores: Dr. Amarildo Menezes Gonzaga, Dra. Anne Karynne Almeida Castelo Branco, Dra. Izabel Alinne Alves de Paula e Dr. Nilton Paulo Ponciano.
Em 2019, houve alteração na equipe da editoria científica, e a partir de 2020 foi adotado um conjunto de procedimentos e novas práticas de gestão editorial, no âmbito organizacional, de conteúdo e design, com o intuito de efetivar mudanças significativas e inaugurar uma nova fase da Educitec, demonstrando o constante trabalho e compromisso com a pesquisa e divulgação científica, refletidos pelos editores anteriores e atual.
Para tanto, foram efetivadas diferentes mudanças. Entre elas, pode-se citar: ampliação dos Comitês Editoriais Nacional e Internacional, ampliação da Equipe Técnica (Projeto Gráfico e Diagramação da revista, Designer/Webdesigner, Assistente Editorial, Revisores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa), construção dos novos manuais para revisores e autores, adoção de nova capa, reformulação do formulário de avaliação, elaboração de novos templates, ampliação do banco de avaliadores ad hoc, adoção de quatro linhas temáticas (Processos Formativos de Professores, Processos e recursos para o ensino, Produtos educacionais e metodologias para a sua elaboração e Desenvolvimento da ciência da área do ensino), fomento à divulgação da revista, ampliação das candidaturas para participação de bancos de indexação nacionais e internacionais, adoção de estratégias de internacionalização e, principalmente, algumas inovações no processo editorial, incluindo, de forma gradual, a adoção da ciência aberta na editoração científica.
Patrocínio da Revista
A Revista Educitec é um periódico científico promovido pelo programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do IFAM (PPGET), Campus Manaus Centro e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFAM.
• Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos e documentos submetidos à Revista Educitec são, preliminarmente, examinados pela Comissão Editorial (desk review), que verifica a adequação do manuscrito aos seguintes requisitos da política editorial:
1) não configura plágio, de acordo com o processo de verificação;
2) está adequado às linhas temáticas do periódico, às diretrizes para autores e à relevância científica.
3) atende as regras de formatação e de citação bibliográfica exigidas pela revista;
Caso o manuscrito não cumpra tais requisitos, a comissão editorial reserva-se o direito de rejeitá-lo nessa fase.
Se adequado, esses artigos são encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (Double-Blind Peer Review), a ser realizada por, pelo menos, dois avaliadores ad hoc, de instituições diferentes da instituição do(s) autor(es). Em caso de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador.
A avaliação por pares é totalmente realizada através do Open Journal Systems (OJS), que garante o anonimato das partes envolvidas (autores e pareceristas).
A avaliação por pares analisa a qualidade da redação e precisão/pertinência teórico-metodológica dos argumentos e dados apresentados nos manuscritos, levando em conta os seguintes critérios: Formulário de Avaliação Educitec. O formulário também apresenta duas caixas de texto com comentários do avaliador referentes à forma (estrutura, linguagem e apresentação) e ao conteúdo (argumentos, desenvolvimento, método e conclusões) que são encaminhados aos autores.
O parecer final do avaliador poderá ser - Favorável à publicação, sem alterações; Favorável à publicação, após correções, na qual solicita-se aos autores modificações/correções recomendadas pelos avaliadores ad hoc e Desfavorável à publicação.
Caso o manuscrito seja deferido pelos dois pareceristas será publicado, caso seja indeferido pelos dois será excluído e se for deferido por um e indeferido por outro será enviado para um terceiro que decidirá sobre a publicação ou não do artigo;
O(s) editor(es) comunicará(ão) as decisões dos pareceristas aos autores e quando necessário solicitará(ão) as modificações sugeridas;
No caso de modificações, o manuscrito será avaliado novamente antes de sua publicação final. Se as solicitações foram incorporadas pelos autores, o artigo será publicado, em caso negativo, será excluído e o autor será comunicado.
À Comissão Editorial da Revista Educitec é reservado o direito à decisão final sobre a publicação, mediante a avaliação satisfatória do manuscrito reformulado.
Durante o processo editorial, casos de má conduta estão sujeitos à análise e julgamento pela Comissão Editorial, com base nas orientações de boas práticas, diretrizes e estudos de caso no Committee on Publication Ethics (COPE). O Conselho Editorial pode vir a ser consultado pelos editores, mas a decisão final sempre caberá à Comissão Editorial.
O fluxo de submissão (recebimento) e publicação de artigos é contínuo.
Sobre este sistema de publicação
A revista Educitec usa o Open Journal Systems (OJS 3.2.0.7), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
ISSN: 2446-774X
Qualis Capes 2017-2020 (Ensino): (Aguardando homologação da CAPES)