Retratação

Política de retratação

 A Educitec assume a responsabilidade de publicar correções, esclarecimentos, retratações, dentre outros esclarecimentos que se façam necessários. Logo, caso a má conduta seja identificada após a publicação de um artigo, pode ocorrer de este precisar ser atualizado com dados complementares, com correções, retratações ou sua retirada integral. 

Com o objetivo de garantir aos nossos autores e leitores uma política ética e coerente com os princípios da ciência aberta, a Educitec utiliza o CrossMark, uma iniciativa multi-editora da Crossref, que fornece uma maneira padrão para os leitores localizarem a versão atual de um conteúdo atualizado.

Ao aplicar o logotipo do CrossMark nos metadados e no arquivo pdf, a Educitec está se comprometendo a manter atualizado o conteúdo que publica e a alertar os leitores sobre as alterações quando elas ocorrerem. Com um clique, é possível ver se o conteúdo foi atualizado, corrigido ou retirado, e acessar metadados adicionais valiosos fornecidos pelo membro, como datas de publicação importantes (submissão, revisão, aceitação), IDs de ORCID dos autores, tipo de conteúdo, plágio, status de triagem e informações sobre financiamento, licença, revisão por pares e localização de dados de pesquisa.

Para efeitos de CrossMark, existem duas categorias de atualizações: pequenas e grandes alterações. Pequenas alterações incluem correção de formatação e ortografia para as quais não há mudanças substantivas que precise alertar o leitor, então o status da CrossMark é atual.  Mudanças significativas afetam o status da CrossMark do trabalho, logo, considera-se boa prática publicar um aviso de correção ou retratação. Isso permite que os leitores sigam o link no botão Crossmark e encontrem mais detalhes sobre a atualização. Ambos os procedimentos geram a publicação de um novo documento, classificado como erratum ou retratação, que registra a correção do erro ou o motivo da retratação do artigo fazendo sempre referência ao original.

No caso de errata, a Educitec mantém o documento original e ao final do texto registra-se a correção fazendo referência ao documento que publicou o erratum. Quando se trata das retratações, o documento original é substituído por uma mensagem dizendo que ele foi retratado fazendo referência ao documento da retratação.

Informação e armazenamento dos dados de pesquisa 

Importa destacar que a Educitec encoraja os seus autores a compartilhar todos os dados no manuscrito, publicando-os, quando disponível e autorizado, na íntegra, seguindo a mesma política de retratação mencionada, se for o caso. Para garantir total transparência dos dados obtidos, a Educitec exige que o/s autor/es declare/m que, para dados não disponibilizados ou depositados em repositórios públicos, estes deverão estar disponíveis mediante solicitação.

OBS: Nas publicações da Educitec, por enquanto, ainda não se fez necessário quaisquer correções, retratação ou retiradas desde a implantação do CrossMark, em abril de 2021.