Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

  • Os dados de todos os autores e coautores (na ordem que serão publicados) foram informados nos metadados da página da Educitec no momento da submissão: nome, sobrenome, e-mail, ORCID, instituição de vínculo, informações profissionais (no máximo de 50 palavras).
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • Os autores consultados estão devidamente citados e as URLs para as referências foram informadas.

  • As figuras e as tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos/apêndices.
  • O autor deve retirar qualquer marcação que possa identificá-lo no texto, utilizando os seguintes passos nas Propriedades do Word: http://www.midiaticom.org/seminario-midiatizacao/tutorial-para-retirar-autoria-no-word.pdf. Desta forma uma Avaliação Cega por Pares será assegurada.

  • Respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos conforme normas em vigor.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores e no Template Educitec (Portuguese) / Educitec Template (English) / Template Educitec (Español)
  • O documento - Declarações referentes à autoria foi enviado.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de trabalhos a serem publicados na Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC).

a) Instruções aos autores

1. A Revista Educitec publica artigos originais  que não  estejam sendo avaliados por outras revistas.

2. O artigo deve fazer referência a conteúdos científicos relevantes e estar vinculado a uma das linhas temáticas da revista: Processos Formativos de Professores; Processos e Recursos para o Ensino;  Produtos Educacionais e Metodologias para sua Elaboração e  Desenvolvimento da ciência da área do ensino.

3. No ato da submissão do manuscrito, os autores também devem enviar como Documento Suplementar um arquivo denominado - Declarações relacionadas à autoria -  escaneado e devidamente assinado por todos os autores do trabalho.

4. Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID (https://orcid.org/).

5. Os autores devem preencher e informar todos os metadados na plataforma da revista, como formação, escolaridade, instituição, contatos, etc. 

6. Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema eletrônico da Revista.

7. O texto enviado para a avaliação por pares não deve conter o(s) nome(s) do(s) autor(es). Caso um dos autores do artigo seja citado no texto, seu nome deve ser substituído pela expressão "AUTOR" e o ano pela expressão "ANO". As referências bibliográficas seguem o mesmo procedimento, substituindo a referência pela expressão: "AUTOR (ANO). TÍTULO". 

8. A identificação dos autores deverá constar somente na versão final dos trabalhos selecionados, juntamente com a afiliação institucional dos autores e o Orcid.

9. Somente serão aceitos para análise, textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por pesquisadores  com titulação mínima de Mestre. No caso de Mestrandos, os trabalhos devem possuir coautoria com pelo menos um Doutor.

10. Os conceitos e afirmações contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

11. Cada autor poderá publicar apenas um manuscrito por volume, independentemente da posição de autor ou coautor e cada trabalho poderá ter até 4 autores. Não será  permitida a alteração de autoria ao longo do processo editorial.

12. A agência financiadora ou de fomento da pesquisa deve ser obrigatoriamente mencionada na seção agradecimentos, antes das referências,  quando for o caso.

13. A contribuição de cada um dos autores dever ser obrigatoriamente declarada, de acordo com a Taxonomia de Funções do Colaborador (Contributor Roles Taxonomy - CRediT), a fim de especificar os papeis  desempenhados pelos colaboradores da produção científica acadêmica - Papeis dos autores. Essas contribuições devem ser mencionadas no documento Suplementar - Declarações relacionadas à autoria. 

14. Todas as pesquisas que envolvem seres humanos devem vir acompanhadas da aprovação do Comitê de Ética. O número de registro deve ser mencionado no documento ‘Declarações relacionadas à autoria’ e também no manuscrito submetido, constituindo o último parágrafo da seção Metodologia. Caso a pesquisa não tenha sido apreciada e aprovada em CEP, a pesquisa deve estar de acordo com os parâmetros éticos adotados pela revista Educitec que levam em conta as normativas da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, com base na Resolução 466/12, Resolução 510/2016 e nos princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE). Nesse caso, é necessário que os autores incluam, no manuscrito, uma seção sobre ética na pesquisa, logo após a Seção Metodologia. Sugerimos a leitura do Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped), especialmente, do trabalho “Autodeclaração de princípios e procedimentos éticos”, publicado no e-book Ética e pesquisa em Educação: subsídios – v. 1 (disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_-_isbn_final.pdf).

 

b) Organização e Formatação dos Trabalhos

Os autores devem formatar o trabalho de acordo com o template eletrônico disponível em Template Educitec que já está configurado segundo as especificações que seguem:

  1. Os originais devem estar no formato .docx ou doc.
  2. O Tamanho da folha deve ser  A4 (21,0 cm x 29,7 cm), sendo observadas as seguintes margens: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, esquerda e direita 3,0 cm.
  3. Os artigos deverão ser organizados em: Título do trabalho, Resumo/Palavras-chaves (e respectivos Abstract/ Keywords), desenvolvimento do Texto e Referências bibliográficas, contendo até 20 páginas.
  4. Logo após o título do trabalho, separado deste por um espaço, inserir  os nomes dos autores, alinhados à esquerda, Arial 10. Os nomes devem ser completos, e devem ser acompanhados, pelo Orcid,  afiliação e e-mail.
  5. Os títulos e subtítulos devem conter, no máximo, 20 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.; devem ser concisos e apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês.
  6. O Resumo deve conter entre 100 a 250 palavras, escrito em parágrafo único, sem recuo, Arial 10, justificado, com espaçamento entre linhas simples. Deve ressaltar o objetivo,  método,  resultados e as conclusões do trabalho. O texto do resumo deve ser escrito em terceira pessoa e ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos, fórmulas etc, que   não sejam absolutamente necessárias.
  7. As palavras-chave dos artigos em português (até quatro palavras que representam o conteúdo do artigo) deverão ser escolhidas no vocabulário controlado: Thesaurus  Brasileiro  da  Educação: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1
  8. Deve ser seguido pelo Abstract e Keywords, Arial 10, justificado, com espaçamento entre linhas simples.
  9. Para as keywords (descritores em Inglês), pesquisar no Thesauro internacional em Educação, disponível em: http://eric.ed.gov/?ti=all
  10. As seções não são numeradas. Devem receber título apropriado. O corpo do texto deverá ser formatado em Arial 12, justificado, 0pt antes, 6pt depois, com espaçamento simples entre linhas, sem recuo. Os títulos devem estar em Arial 14, negrito.
  11. O corpo do texto deve ser formado em Arial 12, justificado, 0pt antes, 6pt depois, com espaçamento simples entre linhas.
  12. As citações indiretas devem ser referenciadas com o nome do(s) autor(es) e o ano de publicação. As citações diretas devem ser referenciadas com o nome do(s) autor(es), ano de publicação e a numeração da(s) página(s) que foi extraído o texto.
  13. As citações diretas de até três linhas devem ser contidas entre aspas duplas.
  14. As citações diretas de mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, formatadas em Arial 10 e sem aspas.
  15. Para referenciar as citações com mais de três autores, deve-se indicar apenas o sobrenome do primeiro, acrescentando a expressão ‘et al.
  16. As siglas quando aparecem pela primeira vez no texto, deve ter a forma completa do nome, seguida da sigla escrita entre parêntese.
  17. Palavras estrangeiras devem ser grafas em itálico, incluindo et al.
  18. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. As ilustrações (figuras, quadros, etc.) e tabelas devem ser identificadas na parte superior e a indicação da fonte deve ser feita na parte inferior. Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem incluir a respectiva legenda. Todas as ilustrações devem ser enviadas em seus arquivos originais (.jpeg, .png, .tiff) inseridos no interior do próprio texto, com resolução mínima de 300 dpi.
  19. Toda fonte deve ser citada, mesmo que seja produção do(s) próprio(s) autor(es).
  20. Nas referências, devem ser listadas, em ordem alfabética,  somente as obras que foram citadas no texto. Seguindo a mesma formatação do corpo do texto, isto é, Arial 12, justificado, 0pt antes, 6pt depois e espaçamento entre linhas simples. Devem ser redigidas, conforme as normas ABNT 6023:2018. 
  21. Títulos diferentes de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data, por exemplo: (ALMEIDA, 2017a).
  22. O texto deverá ter extensão máxima de 20 páginas, incluindo abstract, resumo e as referências bibliográficas. Destaca-se que o tamanho final do arquivo deve ser de até no máximo 2MB.

 

Estrutura dos artigos

Todos os artigos devem incluir os seguintes elementos:

  1. Título: informativo, claro e não deve conter mais de 20 palavras. Deve ser apresentado em português e inglês.
  2. Resumo: resuma as informações básicas do artigo, a justificativa do artigo e seus objetivos, a metodologia utilizada, os resultados mais significativos e as conclusões mais relevantes, contendo no máximo 250 palavras. Deve ser apresentado em português e inglês.
  3. Palavras-chave: Incluir, pelo menos três palavras-chave que devem ser incluídas em português e inglês. Para a seleção dessas palavras-chave, deve ser usado o Thesaurus.
  4. Introdução: Apresentar a contextualização, a justificativa e o objetivo do conteúdo do artigo, a partir de uma revisão bibliográfica atualizada sobre o assunto (Estado da Arte).
  5. Metodologia: descrever o desenvolvimento da pesquisa, a abordagem metodológica, a amostra, as fases da pesquisa, os instrumentos utilizados para a coleta de dados e as técnicas de análise de dados utilizadas (quantitativa ou qualitativa).
  6. Resultados: apresentar informações a partir da análise das evidências encontradas. Tabelas, gráficos ou figuras devem ser mencionados no texto e devem apresentar os resultados mais significativos.
  7. Conclusão: incluir um resumo dos achados mais significativos e estabeleça relações do estudo com outras teorias ou pesquisas anteriores. Apresentar as implicações da pesquisa, suas limitações, as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem e uma perspectiva de estudos futuros.

 

c) Compromisso da Educitec com a Ciência Aberta

 

A revista Educitec manifesta seu compromisso com o movimento da Ciência Aberta (Open Science) com foco na mudança de suas políticas editoriais, realizadas a partir de 2020, buscando práticas mais colaborativas e públicas. Em consonância com o movimento, adotou medidas como a modalidade de fluxo contínuo de suas publicações, inclusão de uma seção no final de cada artigo publicado, com notas editoriais que visam dar mais visibilidade às informações relacionadas aos dados e metadados da pesquisa (datas de recebimento e aprovação do artigo, referência de como citar, contribuição de cada autor no artigo e o detalhamento do tipo de Licença de Uso -Creative Commons), além da construção e adoção de um plano de divulgação da produção científica por meio de diferentes redes sociais e adoção de templates específicos enviados aos autores para divulgação em suas redes sociais, com o objetivo de interagir com a comunidade acadêmica e demais leitores. Outras práticas que potencializem a ciência aberta estão sendo analisadas para novas adaptações das diretrizes da Revista Educitec.

Taxas para Submissão e Publicação

A Revista Educitec não possui taxas de processamento de artigos (APCs), portanto, não cobra quaisquer taxas pelos trabalhos submetidos nem cobranças pelo processo de publicação (revisão, diagramação e publicação). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.

Política de ética editorial

A Revista Educitec possui  compromisso com os trâmites éticos relacionados ao processo de avaliação e publicação dos artigos . As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

- Resolução CNS nº 466/2012 (BRASIL, 2013) - Ética na Pesquisa com seres humanos;

- Resolução CNS nº 510/2016 (BRASIL, 2016) -  Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais;

- Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE, disponível em: http://www.publicationethics.org/).

Os autores que submeteram suas pesquisas a um Comitê de Ética (Sistema CEP/Conep ou outro sistema), devem  mencionar no corpo do manuscrito (por exemplo, em nota de rodapé).

 

Acesse o Manual de uso para Autores.

Artigos

Publicação original com autoria declarada de natureza técnica e/ou científica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.