Concepção e validação de um produto educacional direcionado aos telecentros escolares (Design and validation of an educational product directed at school Telecentres)

Autores

  • Ieda Lucia de Oliveira Santana Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1060

Palavras-chave:

Produto educacional., Habilidades digitais., Telecentros., Tecnologias da informação e comunicação.

Resumo

Este artigo tem duplo objetivo, apresentar o Plano de Atividades para Telecentros (PAT), produto educacional criado a partir de uma pesquisa sobre o uso do Scratch no desenvolvimento de habilidades digitais de coordenadores de Telecentros, e demonstrar os procedimentos metodológicos para a concepção e avaliação desse produto. O PAT está composto por um questionário diagnóstico; rubrica de (auto)avaliação, aplicada para identificação do nível de habilidades digitais dos coordenadores; roteiro de aprendizagem, utilizado para a exploração do Scratch; e  roteiro para a elaboração de projetos nos Telecentros.  A concepção envolve uma  ampla revisão de literatura e o embasamento teórico-metodológico conta com documentos e marcos teóricos relacionados às competências e habilidades digitais docentes e o método de validação envolve aplicações e análises do PAT, com uso de técnicas tais como, questionários, entrevistas e rodas de conversa, provenientes de oficinas realizadas com professores e coordenadores de Telecentros. Os resultados demonstram o potencial do uso do PAT no desenvolvimento de habilidades básicas como navegação, busca e compartilhamento de informações, desenvolvimento de conteúdos digitais simples, bem como algumas habilidades mais avançadas como armazenamento e recuperação de informação, e utilização de diferentes recursos para criação de conteúdo multimídia.

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Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutorado e Mestrado em Linguística, na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, atuando em cursos de graduação e pós-graduação, no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. Atua como coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro e lidera o Grupo de Pesquisa Elatec: Ensino de Línguas Adicionais mediado por Tecnologias.

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Publicado

05-06-2020

Como Citar

SANTANA, Ieda Lucia de Oliveira; IANDRA MARIA WEIRICH DA SILVA COELHO. Concepção e validação de um produto educacional direcionado aos telecentros escolares (Design and validation of an educational product directed at school Telecentres). Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e106020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1060. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1060. Acesso em: 9 abr. 2025.