Compreensões de professoras dos anos iniciais sobre sexualidade humana no contexto do letramento científico
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1151Palavras-chave:
Sexualidade, Cultura científica, Formação docenteResumo
Relativo à linha temática Processos Formativos de Professores, o presente artigo apresenta recorte de uma pesquisa de mestrado, realizada em 2018, que investigou a sexualidade humana na perspectiva do letramento científico com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo neste recorte é analisar as compreensões de professoras dos anos iniciais a respeito da temática sexualidade humana no contexto do letramento científico. A pesquisa ocorreu em uma Escola de Ensino Fundamental da cidade de Belém-PA e contou com a participação de quatro docentes: polivalentes, efetivas, licenciadas como docentes e que atuam em turmas de 1º ao 5º ano. O material empírico foi produzido por meio de questionário, encontros pedagógicos, interações cotidianas e entrevista semiestruturada. Na análise das compreensões docentes foi empregada a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016). Como resultados das análises, evidenciaram-se pensamentos e práticas escolares, relativos a conteúdos de sexualidade humana, de contornos tradicionais descontextualizados de aspectos sociais e culturais, e que se pautam ainda em padrões biológicos e sem enfoque à diversidade sexual e seus desdobramentos nas relações sociais, havendo ausência de situações reais efetivas de letramento científico, provocado pelo pouco conhecimento ou modos incipientes dessa abordagem em aula, sendo ainda uma prática em construção. O estudo aponta para a importância da compreensão da sexualidade em dimensões (biológica, social, emocional, cultural e religiosa) e o letramento científico como conceito novo de grande importância e que necessita ser vinculado às práticas sociais dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
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Accepted 2020-04-27
Published 2020-06-05