Formação inicial de professores que ensinam matemática e o sistema de numeração decimal
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1187Palavras-chave:
Formação inicial de professor, Sistema de numeração decimal (SND), Teoria antropológica do didático (TAD), Percurso de estudo e pesquisa (PEP)Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa doutoral em andamento que usa o suporte teórico e metodológico da Teoria Antropológica do Didático para questionar e responder se o sistema de numeração decimal é um conhecimento naturalizado no seio das práticas de um grupo de professores em formação inicial para os anos iniciais do ensino fundamental. O interesse nessa questão decorre da naturalização dos números decimais, uma vez que há dificuldade no seu ensino e aprendizagem como objetos estruturados segundo o sistema de numeração posicional. A metodologia usada, em consonância com os recursos teóricos, foi o desenvolvimento de um percurso de estudo e pesquisa, a partir de uma situação não rotineira entre as práticas docentes escolares das séries iniciais, com ajuda de um diretor de estudo tomado entre os autores dessa pesquisa. Os resultados encontrados ratificam a hipótese inicial de naturalização desse sistema de numeração pelos professores em formação inicial que demonstram e ratificam a potência da metodologia empregada nessa pesquisa como um dispositivo didático de ensino, inclusive para a formação docente.
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Accepted 2020-05-28
Published 2020-06-04