Uma Análise dos desafios do ensino/aprendizagem da oralidade do Inglês para finalidades de formação do técnico em Eventos no Instituto Federal do Tocantins

Autores

  • Diana Barbosa Bernardelli de Rezende Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas
  • Marcelo Rythowem Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas
  • Jair José Maldaner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1217

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação, Formação profissional, Comunicação oral

Resumo

Este artigo é o recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus Palmas. Seu objetivo é analisar e discutir os desafios que envolvem o processo ensino e aprendizagem da oralidade em Inglês na formação do Técnico de nível médio em Eventos no contexto daquela instituição. Para a concretização do estudo, realizou primeiramente pesquisa bibliográfica e documental, a fim de compreender as relações entre a ideologia industrial e as políticas educacionais implementadas no Brasil. Em especial, as políticas públicas voltadas para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e aquelas direcionadas ao ensino de línguas (o Inglês). Gerou-se os dados mediante entrevista semiestruturada com o docente do componente curricular Língua Inglesa e questionário semiestruturado, com os discentes do curso mencionado. Quanto ao trabalho analítico dos dados, o modelo de pesquisa quanti-qualitativa orientou seus procedimentos. Os resultados obtidos sinalizam para a necessidade de reavaliação e adequação das políticas linguísticas em EPT, com vistas a contemplar a comunicação oral em Inglês, em sintonia com os reais propósitos da formação e do perfil do técnico de nível médio em Eventos.

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Publicado

04-06-2020

Como Citar

REZENDE, D. B. B. de; CAVALCANTE, R. P.; RYTHOWEM, M.; MALDANER, J. J. Uma Análise dos desafios do ensino/aprendizagem da oralidade do Inglês para finalidades de formação do técnico em Eventos no Instituto Federal do Tocantins . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e121720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1217. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1217. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-03-18
Accepted 2020-06-03
Published 2020-06-04