Programação de Computadores

um paralelo entre a aprendizagem baseada em projetos ágeis e a aprendizagem tradicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1243

Palavras-chave:

Ensino por Projetos, Linguagem de Programação, Ensino superior

Resumo

Aulas de programação de computadores são cognitivamente desafiadoras aos alunos. Assim, objetivo desta pesquisa é analisar os benefícios da aprendizagem baseada em projeto ágil aos estudantes quando comparados ao método tradicional de ensino, principalmente com relação à motivação para aprender, à comunicação verbal e à exploração vocacional dos alunos. Trata-se de pesquisa empírica concluída no início de 2019, e que contou com 151 alunos e cinco professores. A intervenção foi o método AMoPCE (Agile Model for Projects in Computing Education) aplicado em um curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como resultado, AMoPCE beneficiou a motivação para aprender em disciplinas factuais e procedurais. Na disciplina do tipo procedural, verificou-se também que o AMoPCE beneficia a comunicação dos alunos. Por fim, em disciplinas de conteúdo conceitual, o método tradicional de ensino apresentou maior benefício à exploração vocacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABDOOL, A.; POORANSINGH, A. An Industry-Mentored Undergraduate Software Engineering Project. In: IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE), 44., 2014, Madri. Proceedings… Madri: IEEE, 2014. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7044180. Acesso em: 02 set. 2019.

ANDERSON, L. W. et al. A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: A Revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. Pennsylvania: Longman, 2001.

BIGGS, J. B.; TANG, C. S. Effective teaching and learning for today’s universities. In:______. Teaching for quality learning at university. New York, USA: McGraw-Hill Education, 2011. p. 1–16. (SRHE and Open University Press Imprint, 4).

BORUCHOVITCH, E. Escala de Motivação Para Aprender de Universitários: Propriedades Psicométricas. Avaliação psicológica, v. 7, n. 2, p. 127–134, 2008.

CORNO, F.; RUSSIS, L. DE. Training Engineers for the Ambient Intelligence Challenge. IEEE Transactions on Education, v. 60, n. 1, p. 40–49, 2017. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1141131. Acesso em: 02 set. 2019.

CRESWELL, J. W. Mixed Methods Procedures. In:______. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 3. ed. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2009. p. 203–226.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. P. Escolha de um projeto de métodos mistos. In:______. Pesquisa de Métodos Mistos. 2. ed. São Paulo: Penso Editora, 2013. p. 1–69.

DIERKER, L. et al. Engaging Underrepresented High School Students in Data Driven Storytelling: An Examination of Learning Experiences and Outcomes for a Cohort of Rising Seniors Enrolled in the Gaining Early Awareness and Readiness for Undergraduate Program (GEAR UP). Journal of Education and Training Studies, v. 5, n. 4, p. 54–63, 2017.

GROTTA, A.; PRADO, E. P. V. Aplicação de APjBL no Ensino de Programação de Computadores no Brasil Teaching Computer Programming via Agile Project-based Learning in Brazil. In: Twenty-fifth Americas Conference on Information Systems, 2019a. Proceedings... Cancún: The Americas Conference on Information Systems - AMCIS 2019. Disponível em: https://aisel.aisnet.org/amcis2019/spanish_portuguese_latin_america/spanish_portuguese_latin_america/24/. Acesso em: 02 set. 2019.

________. Benefits of The Project-Based Learning to Cope with Computer Programming Education: a Systematic Literature Review. In: PBL2019 Immersive Virtual International Conference, 2019b. Proceedings... Online: PanPBL 2019. Disponível em: http://pbl2019.panpbl.org/wp-content/uploads/2019/09/AlexandreGrottaBenefitsoftheproject-basedlearning.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.

________. Project Management Approaches and Methods to Computer Programming Education Via Project-Based Learning: A Systematic Literature Review In: PBL2019 Immersive Virtual International Conference, 2019c. Proceedings... Online: PanPBL 2019. Disponível em: http://pbl2019.panpbl.org/wp-content/uploads/2019/09/AlexandreGrotta-AprendizagemBaseadaemProjeto.pdf. Acesso em: 02 set. 2019.

________. AMoPCE no Ensino Superior de Programação: uma Perspectiva Docente. In: Fórum de Educação em Sistemas de Informação, 16. , 2020, Anais... Evento Online: Simpósio Brasileiro De Sistemas De Informação (SBSI). Disponível em: https://doi.org/10.5753/sbsi.2020.13146. Acesso em: 03 nov. 2020

GOULDING, T. A first semester freshman project: The enigma encryption system in C. ACM Inroads, v. 4, n. 1, p. 43–46, 2013.

KASTL, P.; KIESMÜLLER, U.; ROMEIKE, R. Starting out with projects - Experiences with agile software development in high schools. In: WORKSHOP IN PRIMARY AND SECONDARY COMPUTING EDUCATION, 11., 2016, Münster. Proceedings... New York: Association for Computing Machinery, 2016. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2978249.2978257. Acesso em: 02 set. 2019.

KARAMAN, S. et al. Project-based, collaborative, algorithmic robotics for high school students: Programming self-driving race cars at MIT. In: IEEE Integrated Stem Education Conference, 7., 2017, Princeton. Proceedings... Princeton: Institute of Electrical and Electronics Engineers Inc., 2017. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7910242. Acesso em: 02-mar-2019.

MOGNON, J. F.; SANTOS, A. A. Vida acadêmica e exploração vocacional em universitários formandos: relações e diferenças. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script =sci_arttext&pid=S1808-42812014000100006. Acesso em: 02 mar. 2019.

MORIMOTO, C. Improvement of IT Students’ Communication Skills using Project Based Learning. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION, 8., 2016, Rome. Proceedings... Rome: SciTePress, 2016. Disponível em: https://www.scitepress.org/Papers/2016/ 58915/58915.pdf. Acesso em: 02 mar. 2019.

PAYNE, C. R. Constructivism and Progressive Higher Education in the World of Information Technology. In: ______. Information Technology and Constructivism in Higher Education: Progressive Learning Frameworks. Hershey, PA: IGI Global, 2009. p. 1–29.

PENG, J.; WANG, M.; SAMPSON, D. Scaffolding Project-Based Learning of Computer Programming in an Online Learning Environment. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, 17., 2017, Timisoara. Proceedings... Piscataway: The Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. (IEEE), 2017. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/8001792. Acesso em: 02 mar. 2019.

PORCARO, D. Applying constructivism in instructivist learning cultures. Multicultural Education & Technology Journal, online, v. 5, n. 1, p. 39–54, 2011.

QUEIRÓS, R. Innovative Teaching Strategies and New Learning Paradigms in Computer Programming. Hershey, PA: IGI Global, 2014.

ROMEIKE, R.; GÖTTEL, T. Agile projects in high school computing education - Emphasizing a learners’ perspective. In: WORKSHOP IN PRIMARY AND SECONDARY COMPUTING EDUCATION, 7., 2012, Hamburg. Proceedings... New York: Association for Computer Machenary, 2012. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2481449.2481461. Acesso em: 02 mar. 2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Modelos de Pesquisa. In:______. Metodologia de pesquisa. 3a. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. p. 152–223.

SCHWABER, K. About | Scrum.org. Disponível em: https://www.scrum.org/about. Acesso em: 02 mar. 2019.

SILVA FILHO, R. L. L. E et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641–659, 2007.

TEIXEIRA, M. A. P.; BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. Escalas de exploração vocacional (EEV) para universitários. Psicologia em Estudo, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 195–202, 2007.

VRBÍK, V.; HODINÁ?, J. Communicative approach to teaching programming with focus on project-based learning. Recent Patents on Computer Science, Dubai, v. 5, n. 2, p. 134–144, 2012.

WANG, H.-Y.; HUANG, I.; HWANG, G.-J. Effects of an Integrated Scratch and Project-based Learning Approach on the Learning Achievements of Gifted Students in Computer Courses. In: International Conference On Advanced Applied Informatics, 3., 2014, Kitakyushu. Proceedings... New York, NY: IEEE, 2014. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/ 6913329. Acesso em: 02 mar. 2019.

YIN, R. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Downloads

Publicado

05-04-2021

Como Citar

GROTTA, A.; PRADO, E. P. V. Programação de Computadores: um paralelo entre a aprendizagem baseada em projetos ágeis e a aprendizagem tradicional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e124321, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1243. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1243. Acesso em: 25 abr. 2024.
Received 2020-04-05
Accepted 2021-03-27
Published 2021-04-05