Programação de Computadores

um paralelo entre a aprendizagem baseada em projetos ágeis e a aprendizagem tradicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1243

Palavras-chave:

Ensino por Projetos, Linguagem de Programação, Ensino superior

Resumo

Aulas de programação de computadores são cognitivamente desafiadoras aos alunos. Assim, objetivo desta pesquisa é analisar os benefícios da aprendizagem baseada em projeto ágil aos estudantes quando comparados ao método tradicional de ensino, principalmente com relação à motivação para aprender, à comunicação verbal e à exploração vocacional dos alunos. Trata-se de pesquisa empírica concluída no início de 2019, e que contou com 151 alunos e cinco professores. A intervenção foi o método AMoPCE (Agile Model for Projects in Computing Education) aplicado em um curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como resultado, AMoPCE beneficiou a motivação para aprender em disciplinas factuais e procedurais. Na disciplina do tipo procedural, verificou-se também que o AMoPCE beneficia a comunicação dos alunos. Por fim, em disciplinas de conteúdo conceitual, o método tradicional de ensino apresentou maior benefício à exploração vocacional.

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

GROTTA, A.; PRADO, E. P. V. Programação de Computadores: um paralelo entre a aprendizagem baseada em projetos ágeis e a aprendizagem tradicional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e124321, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1243. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1243. Acesso em: 25 jan. 2022.