Aplicação de Stop Motion para criação de vídeos animados sobre mitos indígenas
uma experiência na formação de professores indígenas na cidade de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1263Palavras-chave:
Formação de professores em serviço, Técnicas de ensino-aprendizagem, Tecnologia educacionalResumo
Para os indígenas, os mitos e as lendas têm um forte poder em manter viva sua cultura, sendo as escolas e Centros Culturais indígenas espaços importantes para este fim. Neste artigo, reportamos uma experiência de formação continuada de professores indígenas na construção de vídeos animados para representação de mitos, utilizando a técnica Stop Motion. O principal objetivo da formação foi contribuir para a autonomia dos professores indígenas no uso das tecnologias, respeitando seus saberes culturais e sua posterior propagação em sala de aula, junto aos seus alunos. Para a realização do trabalho, foi utilizado um percurso metodológico para criação de vídeos animados em cinco etapas: escolha do mito ou lenda a ser retratada; criação de um roteiro a partir do mito ou lenda escolhida; construção do cenário com os personagens; produção das fotos quadro a quadro; e por fim, a edição das fotos no software windows movie maker. Este trabalho resultou em três contribuições relevantes: (i) um planejamento de ensino que poderá ser replicado por outros formadores de professores em diversos contextos; (ii) o próprio processo de formação do professor indígena, aliando seus saberes culturais ao tecnológico; e, (iii) quatro vídeos sobre mitos que podem ser (re)utilizados para disseminar a cultura indígena.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 20 de dezembro de 1996.
GRUPIONI. Luís Donisete Benzi. Contextualizando o campo da formação de professores indígenas no Brasil. 2004.
KAMININSKI, V. R. Animação no ensino fundamental: Stop Motion. In: Anais do III Simpósio de Arte Visuais. FAP - Faculdade de Artes do Paraná, 2010.
MAHER, Terezinha Machado. Formando índios como professores: uma nova política pública. In. Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. (Org) Luís Donisete Benzi Grupioni. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/modernoportugues/busca/portuguesbrasileiro/anima%C3%A7%C3%A3o/>. Acesso em: 18 de maio 2018.
MINDLIN, Betty. O fogo e as chamas dos mitos. Estudos Avançados, v. 16, n. 44, p. 149-169, 2002.
OLIVEIRA, Flávio Gomes de et al. Panorama e proposições da animação em stop motion. 2010.
PITANGA. Maria Eunice Sá. LIRA, Rosenir de Souza. Os (des)caminhos da educação indígena no Amazonas: o papel da Universidade na formação dos professores. Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653)
SANTOS, Emily S. dos; MENDONÇA, Andréa P.; BARRETO, Laís C. M. de S.; Reportando Problemas Ambientais: Desenvolvimento de Vídeos utilizando Stop Motion. XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE). Recife, Brasil - 30 Out a 02 Nov, 2017. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/7223. Acesso em: 18 de maio 2018.
STRAUSS, Claude-Levi. O cru e o cozido. Mitológicas 1. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
STRAUSS, Claude-Levi.. Antropologia estrutural. Editora Cosac Naify, 2013.
STUERMER, Kurt Jurgen Junior. Do Barro do Rio: Um filme de animação inspirado na lenda do Golem. Dissertação de mestrado – Escola de comunicações e Artes, Universidade de são Paulo. São Paulo, 2013, 113 fs. Disponível:www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-8112013.../K urtStuermer.pdf. Acesso em: 18 de maio 2018.
ZUBLER, Élidi Preciliana Pavanelli; LEITE, Joana Rodrigues Moreira. A produção de stop motion: contribuições para desenvolvimento de capacidades na área de linguagem. In: 10º CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 2013, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Associação de Linguística Aplicada do Brasil. Disponível em: <http://www.alab.org.br/images/stories/alab/CBLA/ANAIS2013/zubler-e-leite.pdf> Acesso em: 18 de maio 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2020-05-15
Published 2020-06-10