Aplicação de Stop Motion para criação de vídeos animados sobre mitos indígenas

uma experiência na formação de professores indígenas na cidade de Manaus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1263

Palavras-chave:

Formação de professores em serviço, Técnicas de ensino-aprendizagem, Tecnologia educacional

Resumo

Para os indígenas, os mitos e as lendas têm um forte poder em manter viva sua cultura, sendo as escolas e Centros Culturais indígenas espaços importantes para este fim. Neste artigo, reportamos uma experiência de formação continuada de professores indígenas na construção de vídeos animados para representação de mitos, utilizando a técnica Stop Motion. O principal objetivo da formação foi contribuir para a autonomia dos professores indígenas no uso das tecnologias, respeitando seus saberes culturais e sua posterior propagação em sala de aula, junto aos seus alunos. Para a realização do trabalho, foi utilizado um percurso metodológico para criação de vídeos animados em cinco etapas: escolha do mito ou lenda a ser retratada; criação de um roteiro a partir do mito ou lenda escolhida; construção do cenário com os personagens; produção das fotos quadro a quadro; e por fim, a edição das fotos no software windows movie maker. Este trabalho resultou em três contribuições relevantes: (i) um planejamento de ensino que poderá ser replicado por outros formadores de professores em diversos contextos; (ii) o próprio processo de formação do professor indígena, aliando seus saberes culturais ao tecnológico; e, (iii) quatro vídeos sobre mitos que podem ser (re)utilizados para disseminar a cultura indígena.

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Publicado

10-06-2020

Como Citar

RIBEIRO, G. de O.; NUNES DE OLIVEIRA, E. .; CILENE SILVA, K.; PEREIRA MENDONÇA, A. Aplicação de Stop Motion para criação de vídeos animados sobre mitos indígenas : uma experiência na formação de professores indígenas na cidade de Manaus. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e126320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1263. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1263. Acesso em: 26 dez. 2024.
Received 2020-04-16
Accepted 2020-05-15
Published 2020-06-10