Desafios na utilização da ABP na formação de professores de ciências

o processo de criação do projeto

Autores

  • Jéssica Mirian Sampaio Laves Universidade Federal do Amazonas
  • Ettore Paredes Antunes Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1304

Palavras-chave:

Formação inicial do professor, Ciências naturais, Aprendizagem baseada em problema

Resumo

O presente estudo trabalhou com a seguinte questão de pesquisa: “quais são as dificuldades apresentadas pelos discentes durante o processo de desenvolvimento e execução de projetos em campo a partir da Aprendizagem Baseada em Projetos?”. O objetivo foi analisar o processo de criação e execução dos projetos (ABP) desenvolvidos pelos discentes de um curso de formação de professores de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ao longo de uma disciplina de prática de ensino em Ciências pautada na realização de projetos e execução em campo. O estudo foi desenvolvido a partir da abordagem metodológica qualitativa do tipo exploratória por meio da observação participante. Para a investigação das respostas obtidas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, tratamos sobre a ABP, metodologia ativa, como estratégia norteadora de reflexão na formação inicial do professor. As dificuldades e facilidades durante a experiência com a utilização da ABP foram evidenciadas. E o resultado central foi a dificuldade de fazer questão problema. As fases de desenvolvimento da metodologia e análise dos resultados foram colocadas pelos discentes com as mais fáceis de se desenvolver. A título de conclusão, pode-se observar a importância da presente pesquisa como instrumento pedagógico de reflexão para utilização da ABP na formação inicial de professores de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BENDER, William. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015.

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Ano 03, n° 04, p. 1 19-143 ISSN 22377719, Jul/Ago, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25. ed. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 28.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCÊS, Bruno Pereira; SANTOS, Kelly de; OLIVEIRA, Carlos Alberto de. Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Bioquímica Metabólica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp1, p. 527-534, maio, 2018.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria Do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2.ed. Editora: Unijuí, 2013.

MOURA, Dácio Guimarães de; BARBOSA, Eduardo Fernandes. Trabalhando com Projetos – Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 8.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2013.

MORENO, Mauro Antônio; REIS, Márcio José dos; CALEFI, Paulo Sergio. Concepções de professores de biologia, física e química sobre a aprendizagem baseada em problemas (ABP). Revista Hipótese, 2(1), 104-117, 2016.

MATTA, Luciana. Duarte. Martins; NETO, Luiz. Sodré. Ensino de Bioquímica e Formação Docente: propostas de projetos voltados para o ensino básico, desenvolvidos por estudantes de licenciatura. Química Nova na Escola, v. 38, n. 3, p. 224-229, 2016.

SILVA, Delano Moody Simões da; ROCHA, Dulce Maria Sucena da; PEDREIRA, Ana Júlia. Formando Professores de Ciências Naturais: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (ABP). Enseñanza de las Ciencias. n.º extraordinário (2017): 2231-2235. ISSN (DIGITAL): 2174-6486.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

SAMPAIO LAVES, J. M.; PAREDES ANTUNES , E. . Desafios na utilização da ABP na formação de professores de ciências : o processo de criação do projeto. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e130420, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1304. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1304. Acesso em: 27 abr. 2024.