Análise de jogos e recursos gamificados utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem de docentes em curso de formação
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1313Palavras-chave:
Ensino, Formação de Professores, AprendizagemResumo
Muitos estudantes fazem parte de uma geração denominada de “nativos digitais”, os quais integraram em seu cotidiano muitas vezes por meio de dispositivos móveis, notebooks e outros recursos que lhes permitem vivenciar experiências de um mundo cada vez mais conectado. Entre as ações habituais de entretenimento que buscam estão os jogos digitais e as atividades gamificadas. Neste contexto de tecnologias e preferências lúdicas, faz-se necessário atrair a atenção desses alunos, com isso, os jogos assim como a gamificação podem servir de apoio ao professor. Mas, os professores que atuam ou irão atuar com os alunos têm em seu processo formativo conhecimento para integrar os jogos e a gamificação à sua prática pedagógica? O presente trabalho verificou estudos sobre o uso de jogos digitais e gamificação na formação de professores. A presente pesquisa caracterizou-se como revisão sistemática e utilizou a base de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) para coleta de dados. O critério de identificação dos trabalhos se deu pelo uso dos seguintes descritores: jogos digitais e gamificação nos cursos de formação de professores. Foram localizados 11 trabalhos, os quais indicaram a necessidade da inclusão da tecnologia por meio do uso dos jogos digitais ou gamificação, nos cursos de formação de professores, seja na graduação seja em cursos de formação continuada. Concluiu-se que a inclusão dos jogos digitais e dos recursos da gamificação nos cursos de formação pode ser um caminho para a inclusão das tecnologias digitais no ensino.
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Accepted 2021-01-07
Published 2021-01-11