Análise de jogos e recursos gamificados utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem de docentes em curso de formação

Autores

  • Luciana Michele Ventura Universidade Norte do Paraná https://orcid.org/0000-0002-3965-1375
  • Lisandra Costa Pereira Kirnew Universidade Norte do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1419-1202
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini Universidade Norte do Paraná
  • Isabella Valentini Daher Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1313

Palavras-chave:

Ensino, Formação de Professores, Aprendizagem

Resumo

Muitos estudantes fazem parte de uma geração denominada de “nativos digitais”, os quais integraram em seu cotidiano muitas vezes por meio de dispositivos móveis, notebooks e outros recursos que lhes permitem vivenciar experiências de um mundo cada vez mais conectado. Entre as ações habituais de entretenimento que buscam estão os jogos digitais e as atividades gamificadas. Neste contexto de tecnologias e preferências lúdicas, faz-se necessário atrair a atenção desses alunos, com isso, os jogos assim como a gamificação podem servir de apoio ao professor. Mas, os professores que atuam ou irão atuar com os alunos têm em seu processo formativo conhecimento para integrar os jogos e a gamificação à sua prática pedagógica? O presente trabalho verificou estudos sobre o uso de jogos digitais e gamificação na formação de professores. A presente pesquisa caracterizou-se como revisão sistemática e utilizou a base de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) para coleta de dados. O critério de identificação dos trabalhos se deu pelo uso dos seguintes descritores: jogos digitais e gamificação nos cursos de formação de professores. Foram localizados 11 trabalhos, os quais indicaram a necessidade da inclusão da tecnologia por meio do uso dos jogos digitais ou gamificação, nos cursos de formação de professores, seja na graduação seja em cursos de formação continuada. Concluiu-se que a inclusão dos jogos digitais e dos recursos da gamificação nos cursos de formação pode ser um caminho para a inclusão das tecnologias digitais no ensino.

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Biografia do Autor

Luciana Michele Ventura, Universidade Norte do Paraná

Licenciada em Sistemas e Tecnologias da Informação, pela FATEC - Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (2005). Graduada em Pedagogia, pela UNINOVE - Universidade Nove de Julho (2013). Especialista em Educação à Distância: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem, pela Educon - Sociedade Civil de Educação Continuada (2008). Especialista em Tecnologias para Aplicações Web, pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná (2016). Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR - Londrina - 2018). Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Informática para Internet, na Etec Prof. Mário Antônio Verza (Centro Paula Souza - Palmital-SP).

 

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Publicado

11-01-2021

Como Citar

VENTURA, L. M.; KIRNEW, L. C. P.; BIANCHINI, L. G. B.; DAHER, I. V. Análise de jogos e recursos gamificados utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem de docentes em curso de formação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e131321, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1313. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1313. Acesso em: 3 dez. 2024.
Received 2020-06-02
Accepted 2021-01-07
Published 2021-01-11