Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação
Revisão Sistemática da Literatura no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1349Palavras-chave:
Revisão de Literatura, Tecnologia Educacional, Informática Educativa, Aprendizagem SignificativaResumo
A cultura maker vem se tornando tendência e seu objetivo é possibilitar a invenção e a solução de problemas; onde criar, consertar ou modificar algum objeto é o propósito. No contexto educacional, a cultura maker busca favorecer o aluno como protagonista, promover o trabalho colaborativo, a criatividade e explorar uma diversidade de conteúdos e áreas de conhecimento simultaneamente. Neste artigo, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de apresentar uma visão geral das atividades makers na educação no Brasil, utilizando estudos e pesquisas extraídas da base de dados da Capes, Google Scholar e Scielo. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a cultura maker tem sido explorada na educação, destacando-se os termos Cultura maker, Movimento Maker, Educação Maker, Robótica e Fabricação Digital como pontos chave nos artigos analisados. Nessa RSL foi feito o mapeamento da aplicabilidade da cultura maker no contexto educacional brasileiro, descrevendo-se as propostas das atividades, seus conteúdos, infraestrutura, materiais necessários e estratégias de ensino adotadas. Por fim, abordou-se as bases teóricas encontradas nos artigos que buscam fundamentar a aplicação da cultura maker na educação.
Downloads
Métricas
Referências
BLIKSTEIN, P. Educação mão na massa. São Paulo, USP - Universidade de São Paulo, setembro de 2013. Entrevista para o site porvir durante a Conferência FabLearn Brasil. Disponível em:http://porvir.org/especiais/maonamassa/?gclid=Cj0KCQjwnNvaBRCmARIsAOfZq-3osMD1faI72ktI-caMXwySkVQsMnq3EBpDwHCJOg5Fa187ZpY-kk8aApqIEALw_wcB Acesso em: 15 mar. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/> Acesso em: 26 mar. 2020.
CRUZ, T. S. O ensino de robótica educacional e a Base Nacional Comum Curricular: a relação entre a cultura maker e as competências gerais. In: CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2019, V. 1, 2019, ISSN 2358-8829. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID156_15082019000957.pdf> Acesso em: 27 mar. 2020.
DUARTE, A. S., SANCHES, R. A., DEDINI, G. F. Do movimento maker a customização em massa: O uso das tecnologias da informação e comunicação na indústria têxtil e de confecção, 2017. 11h Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento do Produto, pages 1–10. Disponível em: < https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/do-movimento-maker-customizao-em-massa-o-uso-das-tecnologias-da-informao-e-comunicao-na-indstria-txtil-e-de-confeco-27555> Acesso em: 27 mar. 2020.
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Citeseer, 2007.
OLIVEIRA, R. E.; SANTOS, C. A. M.; SOUZA, E. E. Aplicação de conceitos e práticas de atividades do movimento maker na educação infantil - um relato de experiência para o ensino fundamental 1. In: CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2018.275> Acesso em: 24 mar. 2020.
PINTO, S. L. U.; AZEVEDO, I. S. C.; TEIXEIRA, C. S.; BRASIL, G. S. P. S.; HAMAD, A. F. O movimento maker: enfoque nós fablabs brasileiros. In: Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, v. 3, n. 1, p. 38-56, jan-fev, 2018. ISSN: 2448-2889. Disponível em:< http://www.relise.eco.br/index.php/relise/article/view/110> Acesso em: 23 mar. 2020.
SIRVINSKAS, Luiz Paulo. Manual de Direito Ambiental. São Paulo: Saraiva, 2002.
UNESCO, United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization, 2013. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000219763/PDF/
eng.pdf.multi> Acesso em: 13 fev. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2021-05-28
Published 2021-06-07