Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação

Revisão Sistemática da Literatura no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1349

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Tecnologia Educacional, Informática Educativa, Aprendizagem Significativa

Resumo

A cultura maker vem se tornando tendência e seu objetivo é possibilitar a invenção e a solução de problemas; onde criar, consertar ou modificar algum objeto é o propósito. No contexto educacional, a cultura maker busca favorecer o aluno como protagonista, promover o trabalho colaborativo, a criatividade e explorar uma diversidade de conteúdos e áreas de conhecimento simultaneamente. Neste artigo, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o objetivo de apresentar uma visão geral das atividades makers na educação no Brasil, utilizando estudos e pesquisas extraídas da base de dados da Capes, Google Scholar e Scielo.  De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que a cultura maker tem sido explorada na educação, destacando-se os termos Cultura maker, Movimento Maker, Educação Maker, Robótica e Fabricação Digital como pontos chave nos artigos analisados. Nessa RSL foi feito o mapeamento da aplicabilidade da cultura maker no contexto educacional brasileiro, descrevendo-se as propostas das atividades, seus conteúdos, infraestrutura, materiais necessários e estratégias de ensino adotadas. Por fim, abordou-se as bases teóricas encontradas nos artigos que buscam fundamentar a aplicação da cultura maker na educação.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

PAULA, B. B. de; MARTINS, C. B.; OLIVEIRA, T. de. Análise da crescente influência da Cultura Maker na Educação: Revisão Sistemática da Literatura no Brasil . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e134921, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1349. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1349. Acesso em: 25 jan. 2022.