O uso pedagógico das Tecnologias Digitais

competências digitais na formação inicial de pedagogos por meio de um curso híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1360

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Tecnologia Educacional, Competência Docente

Resumo

As transformações na sociedade atual decorrentes do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) requerem mudanças também na formação inicial docente, no sentido de se considerar o desenvolvimento de competências para o uso pedagógico das TDIC. Neste contexto, foi elaborado e experimentado um curso híbrido de curta duração com licenciandos do sétimo período de um Curso de Pedagogia tendo como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento dos saberes pedagógicos destes sujeitos relacionados às TDIC. O presente artigo tem por objetivo apresentar o referido curso, a análise das percepções dos participantes quanto à relação das práticas e conteúdos trabalhados no curso de curta duração com os que são abordados no Curso de Pedagogia, e quanto à expressividade do curso com este tipo de abordagem e formato na formação de pedagogos. A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo intervenção pedagógica. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário, observação e as respostas dos alunos nas atividades propostas. Como resultado, entre outros aspectos, verificou-se que: i) os temas e as atividades trabalhados em cada módulo do curso foram considerados importantes e significativos na formação dos licenciandos; ii) houve uma progressão satisfatória dos alunos quanto ao nível de competência digital ao longo do curso; iii) os licenciandos julgaram importante o uso pedagógico das TDIC no Curso de Pedagogia.

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Biografia do Autor

Angellyne Moço Rangel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Docente em Educação no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, nos cursos de licenciatura, de pós-graduação lato sensu, tendo assumido o cargo de coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Literaturas, na mesma instituição, no período entre março de 2017 e setembro de 2018.

Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Docente em Licenciatura em Matemática, pós-graduação latu sensu e dois mestrados profissionais no Instituto Federal Fluminense. Segunda secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Membro do conselho editorial científico da revista Vértice e do comitê editorial da Revista Novas Tecnologias na Educação.

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

RIBEIRO, J. R. P.; RANGEL, A. M.; PEIXOTO, G. T. B. . O uso pedagógico das Tecnologias Digitais: competências digitais na formação inicial de pedagogos por meio de um curso híbrido. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e136021, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1360. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1360. Acesso em: 25 jan. 2022.

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