Educação financeira com o Scratch

contribuições e dificuldades

Autores

  • Fernanda Cruz Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-0308-5228
  • Diego Piasson Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1361

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Meios de Ensino, Software Educativo

Resumo

Estudos têm mostrado que o desenvolvimento de objetos digitais possibilita que estudantes sejam coautores de sua aprendizagem. O Scratch é uma das tecnologias digitais disponíveis que fomentam esse desenvolvimento e pode contribuir em processos de ensino e aprendizagem. Sob essa perspectiva, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho qualitativo, no viés da pesquisa participante, com objetivo de compreender quais contribuições e/ou dificuldades este software promove para os processos de ensino e aprendizagem de temas relacionados à educação financeira. A pesquisa foi realizada com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual na cidade de Barra do Bugres - MT. Entre os resultados constatados destaca-se o papel motivador do Scratch para o desenvolvimento de trabalhos sobre educação financeira. Também mostrou potencialidades do software para o desenvolvimento concomitante de outras habilidades e competências, como as do pensamento computacional, da criatividade, autonomia e do trabalho em equipe. Portanto, o Scratch mostrou-se um recurso fomentador dos processos de ensino e aprendizagem de temas de educação financeira.

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

FERREIRA, F. C.; PIASSON, D. Educação financeira com o Scratch: contribuições e dificuldades. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e136121, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1361. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1361. Acesso em: 25 jan. 2022.