“Entrando em cena”

aprendendo sobre a conquista dos direitos trabalhistas a partir de um jogo de interpretação de papéis em estilo RPG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1399

Palavras-chave:

Educação Profissional Integrada, Ensino de História, Jogos Pedagógicos

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT intitulada “As conquistas do proletariado e os sentidos do trabalho: um jogo de RPG como recurso didático para o Ensino da História na Educação Profissional e Tecnológica”. A investigação teve como objetivo central analisar as potencialidades e contribuições do Ensino da História para a formação dos estudantes que cursam a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. O jogo “A Revolução Industrial e as conquistas do proletariado” aborda o processo de industrialização na Inglaterra no final do século XVIII, o surgimento do proletariado e a luta destes por direitos. A aplicação do jogo foi realizada com uma turma do Curso Técnico de Multimídia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Vacaria. A partir dos instrumentos utilizados para avaliá-lo, concluiu-se que o jogo criado é atrativo aos estudantes, tem potencial para ensinar e promover o debate sobre aspectos importantes da vida profissional, além de se apresentar como uma proposta de trabalho interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Cristiane dos Anjos Parisoto, Instituto Federal Sul-Rio-grandense

Professora de História nas redes municipal e estadual do RS. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional  e Tecnológia PROFEPT - IFSUL, Campus Charqueadas.

Itamar Luís Hammes, Instituto Federal Sul-Rio-grandense

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Professor em EBTT do IFSUL, RS. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PRPFEPT,RS.

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Publicado

11-01-2021

Como Citar

PARISOTO, C. dos A.; HAMMES, I. L. “Entrando em cena”: aprendendo sobre a conquista dos direitos trabalhistas a partir de um jogo de interpretação de papéis em estilo RPG. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e139921, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1399. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1399. Acesso em: 14 dez. 2024.
Received 2020-08-19
Accepted 2021-01-07
Published 2021-01-11