Educação em tempos de pandemia

desafios, reflexões, aprendizagens e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1413

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Ensino Remoto, Ensino Aprendizagem

Resumo

O presente estudo, elaborado metodologicamente a partir de pesquisa bibliográfica e documental, discute as mudanças ocorridas no cenário educacional, provocadas pela difusão da doença do Coronavírus e de como está sendo possível pensar os rumos da educação frente à crise, como uma exigência que se impõe aos educadores, aos educandos, aos pais, à escola. Também tece considerações e questionamentos sobre as adequações que foram sugeridas e realizadas no país e os desafios advindos das mesmas sobre o fazer docente e, consequentemente, sobre como esse aprender por via remota contribuiu para transformar o cotidiano dos professores, dos educandos e suas famílias. Como resultado, salientamos que o processo de aquisição de conhecimento por parte dos professores sobre as tecnologias da informação e da comunicação deve ser um processo permanente e não esporádico apenas para resolver as adversidades da pandemia.

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Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Autora do livro Leitura, arte e educação: a Biblioteca do Pavilhão Mourisco (2011) e uma das organizadoras da coletânea Diálogos sem Fronteiras: Educação, História e Interculturalidade (2012) e Formação de professores: diferentes abordagens sobre a educação e a prática docente (2018). Autora do Prefácio - O Diário de Uma Viagem - e do Posfácio do livro Diário de Bordo, de Cecília Meireles (2015). É Professora do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - PPGEE/MEPE na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Editora Assistente, Avaliadora e Membro do Conselho Editorial da EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação (UNIR). Avaliadora da Revista Educação e Cultura Contemporânea (UNESA); da Caminho Aberto: Revista de Extensão do IFSC; da Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) e da Revista Brasileira de Ensino Superior (REBES). Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa EDUCA - Linha de Pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015; no Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Científica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO nº 008/2017 - Fund. Rondônia de Amparo ao Desenv. das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (2017). Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG). Medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

Priscila Brenha Abreu dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia - Campus Porto Velho. Integrante do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Educação, História e Memória MNEMOS, na Linha de Pesquisa Bibliotecas Escolares - Espaço de Ação Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino de alfabetização de crianças nas séries iniciais. Projeto de pesquisa aprovado pela FAPERO na condição de bolsista. Atua como Professora da Rede Municipal de Ensino em Porto Velho-RO. 

Bruna Renata de Brito Dantas, Universidade Federal de Rondônia

Professora da Rede Municipal de Ensino em Porto Velho-RO. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia-RO; Membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória- MNEMOS.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

PIMENTA, J. S.; BRENHA ABREU DOS SANTOS, P. .; DE BRITO DANTAS, B. R.; CARVALHO SOUZA BESSA, C. . Educação em tempos de pandemia: desafios, reflexões, aprendizagens e perspectivas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e141320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1413. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1413. Acesso em: 26 abr. 2024.
Received 2020-08-27
Accepted 2020-12-02
Published 2020-12-18