Um novo contexto, uma nova forma de ensinar
metodologias ativas em aulas remotas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1420Palavras-chave:
Isolamento social, Aprendizagem, Metodologia do ensinoResumo
Diante do atual contexto educacional imposto pela pandemia da Covid-19, faz-se necessária a reinvenção das práticas educacionais em meio às adversidades. Um novo contexto educativo surgiu e as metodologias de ensino precisaram adaptar-se a uma nova forma. Este estudo pretendeu averiguar a percepção de alunos de duas escolas, uma pública e uma privada, sobre o desenvolvimento das aulas remotas e a possibilidade do uso de metodologias ativas. A matriz metodológica neste trabalho de investigação é de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, em que se utilizou um questionário on-line como instrumento de coleta de dados. Com este estudo, averiguou-se que a conexão da internet é um dos fatores que mais prejudicam o desenvolvimento das aulas remotas e a comodidade e a segurança apresentam-se como pontos positivos dessa forma de ensino. Para que a aprendizagem seja significativa, é importante que metodologias ativas sejam utilizadas nas aulas remotas, fazendo com que o aluno seja o centro do ensino, agindo e refletindo suas ações.
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Accepted 2020-11-30
Published 2020-12-18