Um novo contexto, uma nova forma de ensinar

metodologias ativas em aulas remotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1420

Palavras-chave:

Isolamento social, Aprendizagem, Metodologia do ensino

Resumo

Diante do atual contexto educacional imposto pela pandemia da Covid-19, faz-se necessária a reinvenção das práticas educacionais em meio às adversidades. Um novo contexto educativo surgiu e as metodologias de ensino precisaram adaptar-se a uma nova forma. Este estudo pretendeu averiguar a percepção de alunos de duas escolas, uma pública e uma privada, sobre o desenvolvimento das aulas remotas e a possibilidade do uso de metodologias ativas. A matriz metodológica neste trabalho de investigação é de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, em que se utilizou um questionário on-line como instrumento de coleta de dados. Com este estudo, averiguou-se que a conexão da internet é um dos fatores que mais prejudicam o desenvolvimento das aulas remotas e a comodidade e a segurança apresentam-se como pontos positivos dessa forma de ensino. Para que a aprendizagem seja significativa, é importante que metodologias ativas sejam utilizadas nas aulas remotas, fazendo com que o aluno seja o centro do ensino, agindo e refletindo suas ações.

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Biografia do Autor

Caroline Pugliero Coelho, Universidade Federal do Pampa

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Gestão Escolar, Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade federal do Pampa UNIPAMPA. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE- UNIPAMPA)

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa, Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF -UNIPAMPA).

Rafael Roehrs, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professor no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e membro do Laboratório de Estudos Físico-Químicos e Produtos Naturais (LEFQPN)

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

PIFFERO, E. de L. F.; COELHO, C. P.; SOARES, R. G. . . . . . . .; ROEHRS, R. Um novo contexto, uma nova forma de ensinar: metodologias ativas em aulas remotas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e142020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1420. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1420. Acesso em: 21 dez. 2024.
Received 2020-09-03
Accepted 2020-11-30
Published 2020-12-18