As faces do ensino em tempos de pandemia

relatos de práticas docentes na área da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1438

Palavras-chave:

Educação, Letramento tecnológico, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar diferentes manifestações do ensino em tempos de pandemia, a partir de relatos docentes situados na área da linguagem, ilustrando uma atuação bastante ampla, que vai da educação básica à educação superior, em diferentes esferas, da pública à privada.  A temática se justifica tendo em vista as alterações ocorridas na educação brasileira em tempos de pandemia. Os pressupostos epistemológicos centram-se em estudos que engendram diálogos sobre educação a distância, ensino remoto e letramentos digitais. A metodologia de pesquisa priorizou a base empírica, pois tem como alicerce as vivências dos pesquisadores, apresentadas via relato de experiência. As categorias de análise foram: contexto, recursos e metodologias. A análise do contexto, dos recursos mobilizados e das metodologias empregadas permitiu uma compreensão ampla de como tais sujeitos desenvolveram suas tarefas docentes quando expostos a uma nova ordem educacional, decorrente de novas conformações sociais delineadas pela situação de pandemia no país e no mundo. Os resultados apontam que a prática social impulsionou uma mudança disruptiva na prática docente, sendo premente um redirecionamento na formação do professor, incluindo-se, no componente curricular, os letramentos digitais.

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Biografia do Autor

Juliana Fogaça Sanches Simm, Universidade Pitágoras Unopar

Graduada em Letras (UEL); Especialista em Língua Portuguesa (UEL); Mestre em Estudos da Linguagem (UEL); Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Atua como professora do Curso de Letras EaD da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR) e como professora de Língua Portuguesa na rede pública estadual de ensino.

Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual do Paraná

Graduado em Letras (UEL); Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação (UTFPR); Mestre em Estudos da Linguagem (UEL); Doutor em Estudos da Linguagem (UEL). Atua como professor do Curso de Letras EaD da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR), e como professor do Curso de Letras Português da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Apucarana).

Ednéia de Cássia Santos Pinho, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras (UEL); Especialista em Língua Portuguesa (UNOPAR); Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras (UEL); Mestre em Estudos da Linguagem (UEL); Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Atua como professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e como professora de Língua Portuguesa na rede privada de ensino.

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Universidade Pitágoras Unopar

Graduada em Letras (UEL); Especialista em Língua Portuguesa (UEL); Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação (UTFPR); Mestre em Estudos da Linguagem (UEL); Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). Atua como professora do Curso de Letras EaD e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR).

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

SIMM, J. F. S.; JUNIOR, A. L. G.; PINHO, E. de C. S.; NANTES, E. A. S. As faces do ensino em tempos de pandemia: relatos de práticas docentes na área da linguagem. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e143820, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1438. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1438. Acesso em: 25 abr. 2024.
Received 2020-09-17
Accepted 2020-12-11
Published 2020-12-18