Aulas não presenciais

um panorama dos desafios da Educação Tecnológica em tempo de pandemia do COVID-19 no interior do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1461

Palavras-chave:

Híbrido, Ensino, Amazonas

Resumo

O estudo híbrido é uma modalidade que combina o ensino online e o presencial. No Amazonas, essa foi uma realidade imposta pela necessidade do afastamento social ocasionado pela pandemia do COVID-19.  O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do ensino técnico de nível médio sobre os desafios e avanços da Educação Tecnológica em tempo de ensino remoto no interior do Amazonas. A metodologia de pesquisa consistiu em abordagem mista e exploratória, com aplicação de questionário estruturado contendo perguntas fechadas e abertas, direcionado aos discentes do IFAM Campus Coari. Como resultados, verificou-se que os alunos sabem utilizar as ferramentas tecnológicas, mas nem sempre possuem acesso aos equipamentos como o computador e o celular smatrphone de forma individualizada, tampouco acesso à internet. Isso evidencia a diferença socioeconômica e a necessidade de estratégias que possam proporcionar um ensino igualitário independente da questão econômica dos participantes. De forma paralela, pôde-se constatar que os docentes estão buscando ministrar um ensino de qualidade, capaz de minimizar os entraves decorrentes das desigualdades socioeconômicas dos alunos, outra variável comum nos discursos tanto dos professores quanto dos alunos é operacionalização das aulas de forma segura para o cumprimento do calendário escolar do ano letivo de 2020.

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Biografia do Autor

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (2009/2012), Especialista em Iluminação e Design pelo Centro de Pós-graduação, Pesquisa e Difusão Cultural Oswaldo Cruz (2008), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Norte (2006), Bacharel em Administração Publica pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Atualmente é Arquiteto e Urbanista da Universidade Federal do Amazonas e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

YAMAGUCHI, H. K. de L.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Aulas não presenciais: um panorama dos desafios da Educação Tecnológica em tempo de pandemia do COVID-19 no interior do Amazonas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e146120, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1461. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1461. Acesso em: 21 set. 2024.
Received 2020-10-07
Accepted 2020-12-14
Published 2020-12-18