Distantes, mas não invisíveis
avaliação remota de rios e córregos
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1474Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino Superior, Abordagem Tecnológica, Educação AmbientalResumo
Atualmente, o meio ambiente, em especial os rios e córregos, tem passado por diversos processos de degradação. Uma das formas de avaliar esses impactos nos corpos hídricos é a aplicação de Protocolo de Avaliação Rápida (PAR). O PAR consiste na utilização de parâmetros ambientais, usualmente analisados in loco e pontuados de acordo com o estado de conservação do rio. Contudo, durante este período de afastamento social imposto pela COVID-19, a avaliação presencial não é recomendada. Assim, o presente artigo tem como objetivo instrumentalizar docentes de diferentes níveis de ensino, e demais público interessado, para avaliação de rios e córregos em tempos de pandemia e pós-pandemia e sensibilizar a comunidade escolar da importância dos corpos hídricos. A partir da literatura de referência, o protocolo presencial foi adaptado para uma atividade remota (PAR-Virtual). A ferramenta Google Earth foi escolhida como Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), utilizando o Street View para captura de imagens. Como resultado, o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica para avaliação de rios e córregos de forma virtual. O PAR-Virtual consiste em: apresentação aos discentes; Seleção de imagens no Google Earth; Aplicação do protocolo; Discussão dos resultados e Formulação de um plano de ação. A atividade proposta integra uma série de conhecimentos no âmbito das Ciências e da Educação Ambiental para ser aplicada nos diferentes níveis do ensino. Tal processo de avaliação, desenvolvido de forma participativa e dialógica, promove o protagonismo do aluno e estimula a proposição de medidas transformadoras da realidade local.
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Accepted 2020-12-14
Published 2020-12-18