Formação e prática do professor para o uso das mídias e tecnologias na alfabetização

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1481

Palavras-chave:

Alfabetização, Prática Pedagógica, Formação Docente

Resumo

Neste artigo é apresentada parte da pesquisa que analisou o enfoque dado nos estudos acerca da formação e atuação docente para atuar com mídias e tecnologias em contextos de alfabetização. Parte-se do pressuposto de que a sociedade da informação impõe à escola desafios quanto as formas de ensinar e aprender de modo a superar o modelo pedagógico tradicional e propor novos modelos que que atendam as demandas do mundo digital. Essa situação suscita as seguintes questões: que formação os professores têm recebido para enfrentar os desafios frente ao uso das mídias e tecnologias? Que dificuldades e desafios estão presentes no trabalho docente para a inserção das tecnologias na alfabetização? O que as pesquisas têm apontando? Numa abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica a partir do levantamento de artigos publicados em periódicos sobre a formação e prática docente com mídias e tecnologias na alfabetização. Os resultados indicam lacunas quanto a formação de professores que contemplem a apropriação das tecnologias, assim como a escassez de instrumentos, ou da manutenção dos recursos tecnológicos já existentes nas instituições escolares. Fica iminente a necessidade da ação do poder público com investimentos que possam erradicar tais impasses e efetivar a relação entre alfabetização e as mídias e tecnologias de modo a garantir o ensino e a aprendizagem de forma significativa.

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Biografia do Autor

Leonardo Caamaño Natividade Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFMS 2019-2020). Membro do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e prática docente (Forprat).

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Líder do Grupo de estudos e pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat).

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

SILVA, L. C. N.; SAMBUGARI, M. R. do N. Formação e prática do professor para o uso das mídias e tecnologias na alfabetização: uma revisão de literatura . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e148120, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1481. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1481. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-10-14
Accepted 2020-12-14
Published 2020-12-18