Objetos de Aprendizagem que abordam o pensamento algébrico nos anos iniciais

uma proposta para o ensino de sequências e padrões

Autores

  • Italândia Ferreira de Azevedo Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Moreira de Sousa https://orcid.org/0000-0002-4684-5397
  • Monaliza de Azevedo Silva Universidade Estadual Vale do Acarapu https://orcid.org/0000-0002-5286-6960
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1490

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Equipamento didático, Planos de ensino

Resumo

Devido à pandemia da COVID-19, os professores tiveram que mudar as suas metodologias e práticas de ensino durante aulas remotas, tendo que inovar e inserir tecnologias digitais. Assim, surge a preocupação, mais ainda, de trabalhar-se com habilidades que necessitam de conceitos que exploram o pensamento algébrico do aluno nesse período de ensino remoto. Então, este trabalho tem um caráter de proposta pedagógica, cujo objetivo é apresentar plataformas digitais e Objetos de Aprendizagem que abordam o objeto do conhecimento sequências e padrões, como forma de auxiliar na construção do pensamento algébrico dos alunos dos anos iniciais. A escolha desse conteúdo matemático se deve ao fato de que esse assunto está presente desde os anos escolares iniciais, estendendo-se até o final da Educação Básica, sendo de grande relevância para a construção do pensamento algébrico. A abordagem metodológica segue os pressupostos oriundos da pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para isso, realizou-se um estudo em plataformas e portais digitais na busca de OA que abordassem o ensino de sequências e padrões numéricos. A partir da investigação e da análise das plataformas, foram encontrados cinco OA que atingem o objetivo da pesquisa, mas foram descritos apenas três como forma de proposta pedagógica para turmas de 4º e 5° anos. Por fim, espera-se que esses recursos digitais possam fazer parte do planejamento e das propostas didáticas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais, para ampliar as metodologias de ensino, pois as tecnologias digitais precisam ser vistas como suporte pedagógico.

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Biografia do Autor

Monaliza de Azevedo Silva, Universidade Estadual Vale do Acarapu

Aluna do curso de pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Educação pela UFCE. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, campus Fortaleza.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

AZEVEDO, I. F. de; SILVA, M. de A.; ALVES, F. R. V. . Objetos de Aprendizagem que abordam o pensamento algébrico nos anos iniciais: uma proposta para o ensino de sequências e padrões. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e149020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1490. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1490. Acesso em: 16 abr. 2024.
Received 2020-10-15
Accepted 2020-12-11
Published 2020-12-18