Objetos de Aprendizagem que abordam o pensamento algébrico nos anos iniciais
uma proposta para o ensino de sequências e padrões
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1490Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Equipamento didático, Planos de ensinoResumo
Devido à pandemia da COVID-19, os professores tiveram que mudar as suas metodologias e práticas de ensino durante aulas remotas, tendo que inovar e inserir tecnologias digitais. Assim, surge a preocupação, mais ainda, de trabalhar-se com habilidades que necessitam de conceitos que exploram o pensamento algébrico do aluno nesse período de ensino remoto. Então, este trabalho tem um caráter de proposta pedagógica, cujo objetivo é apresentar plataformas digitais e Objetos de Aprendizagem que abordam o objeto do conhecimento sequências e padrões, como forma de auxiliar na construção do pensamento algébrico dos alunos dos anos iniciais. A escolha desse conteúdo matemático se deve ao fato de que esse assunto está presente desde os anos escolares iniciais, estendendo-se até o final da Educação Básica, sendo de grande relevância para a construção do pensamento algébrico. A abordagem metodológica segue os pressupostos oriundos da pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para isso, realizou-se um estudo em plataformas e portais digitais na busca de OA que abordassem o ensino de sequências e padrões numéricos. A partir da investigação e da análise das plataformas, foram encontrados cinco OA que atingem o objetivo da pesquisa, mas foram descritos apenas três como forma de proposta pedagógica para turmas de 4º e 5° anos. Por fim, espera-se que esses recursos digitais possam fazer parte do planejamento e das propostas didáticas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais, para ampliar as metodologias de ensino, pois as tecnologias digitais precisam ser vistas como suporte pedagógico.
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Accepted 2020-12-11
Published 2020-12-18