Os desafios do uso do Qr code encontrados por professores no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1510

Palavras-chave:

Tecnologia, Ensino, Professores

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os desafios do uso do QR Code encontrados por professores no ensino remoto.  Considerando que a pandemia de Covid-19 trouxe diversos infortúnios à sociedade, em especial aos sistemas de ensino, cujas aulas presenciais estão paralisadas desde março, as tecnologias digitais, muitas vezes ignoradas, passaram a ser fundamentais para manter o vínculo com o estudante. Os dados examinados nesta investigação, sob a óptica da Teoria Fundamentada, foram produzidos em um curso de formação continuada, no formato EaD, oferecido aos professores da rede pública do Brasil durante os meses de abril e maio de 2020. Esse curso teve como objetivo apresentar os recursos e aplicações do QR Code, um código de resposta rápida, capaz de armazenar um grande volume de informações. Os resultados indicaram que a comunicação entre professores e alunos foi um grande desafio, pois muitos estudantes não tinham acesso à internet naquele momento, inviabilizando o recebimento das propostas planejadas pelos professores com o uso do QR Code. Entretanto, alguns professores adaptaram as propostas e as desenvolveram com públicos distintos, conseguindo, assim, vivenciar as possibilidades pedagógicas do QR Code.  Por fim, é necessário e urgente que o ensino seja reavaliado, notadamente o ensino presencial, de modo que as tecnologias digitais sejam um meio significativo em prol da aprendizagem, para além dos tempos de pandemia.

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Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Atua como professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel e também como professora formadora na UAB/UFPel. Doutoranda no Programa Educação em Ciências pela UFRGS, pesquisando principalmente sobre ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Educação a Distância e Formação de Professores.

Ana Cristina Medina Pinto, Universidade Federal de Pelotas

 Graduada em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciência da Computação pelo PPGC /UFRGS. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Atuou como coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia FTEC na unidade de Porto Alegre. Atualmente sou professora pesquisadora (bolsista/CAPES-UAB) do curso de Matemática a Distância da UFPel e desenvolvo atividades de pesquisa na área de Formação de Professores, Educação a distância (EAD) e Uso de Tecnologias para o ensino

Rozane da Silveira Alves, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1999), especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, atuando na área de Educação a distância em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores e Tecnologias da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias de Informação e Comunicação, Pedagogia Universitária e Educação Matemática.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

FELCHER, C. D. O.; PINTO, A. C. M.; ALVES, R. da S. Os desafios do uso do Qr code encontrados por professores no ensino remoto. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e151020, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1510. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1510. Acesso em: 26 abr. 2024.