Os desafios do uso do Qr code encontrados por professores no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1510Palavras-chave:
Tecnologia, Ensino, ProfessoresResumo
O objetivo deste artigo é analisar os desafios do uso do QR Code encontrados por professores no ensino remoto. Considerando que a pandemia de Covid-19 trouxe diversos infortúnios à sociedade, em especial aos sistemas de ensino, cujas aulas presenciais estão paralisadas desde março, as tecnologias digitais, muitas vezes ignoradas, passaram a ser fundamentais para manter o vínculo com o estudante. Os dados examinados nesta investigação, sob a óptica da Teoria Fundamentada, foram produzidos em um curso de formação continuada, no formato EaD, oferecido aos professores da rede pública do Brasil durante os meses de abril e maio de 2020. Esse curso teve como objetivo apresentar os recursos e aplicações do QR Code, um código de resposta rápida, capaz de armazenar um grande volume de informações. Os resultados indicaram que a comunicação entre professores e alunos foi um grande desafio, pois muitos estudantes não tinham acesso à internet naquele momento, inviabilizando o recebimento das propostas planejadas pelos professores com o uso do QR Code. Entretanto, alguns professores adaptaram as propostas e as desenvolveram com públicos distintos, conseguindo, assim, vivenciar as possibilidades pedagógicas do QR Code. Por fim, é necessário e urgente que o ensino seja reavaliado, notadamente o ensino presencial, de modo que as tecnologias digitais sejam um meio significativo em prol da aprendizagem, para além dos tempos de pandemia.
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