Aprendizagem baseada em projetos

percepção dos discentes do curso de Engenharia de Produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1518

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Desenvolvimento de habilidades, Observação participante, Ambiente de aprendizagem

Resumo

As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas; desafios e dificuldades e; ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: (i) avaliação da percepção geral dos discentes matriculados na disciplina por meio de questionário e (ii) realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento da análise, com o objetivo de explorar os elementos que justificam os resultados obtidos por meio dos questionários. A pesquisa revelou que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico
e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva.

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Publicado

02-08-2021

Como Citar

MAIA, M. M. M.; CARMO, B. B. T. do .; PONTES, R. L. J. Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de Engenharia de Produção. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e151821, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1518. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1518. Acesso em: 19 jul. 2024.
Received 2020-10-26
Accepted 2021-07-20
Published 2021-08-02