Aprendizagem baseada em projetos

percepção dos discentes do curso de Engenharia de Produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1518

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Desenvolvimento de habilidades, Observação participante, Ambiente de aprendizagem

Resumo

As metodologias ativas colocam o discente no centro do processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e a autonomia, entre outras competências. Esta pesquisa avalia a percepção discente acerca da utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na disciplina de Fundamentos de Engenharia de Produção em três dimensões: competências desenvolvidas; desafios e dificuldades e; ambiente de aprendizagem, comparando os resultados obtidos com o que é preconizado na literatura. A metodologia utilizada foi dividida em duas etapas: (i) avaliação da percepção geral dos discentes matriculados na disciplina por meio de questionário e (ii) realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento da análise, com o objetivo de explorar os elementos que justificam os resultados obtidos por meio dos questionários. A pesquisa revelou que os discentes perceberam que a ABP proporciona um ambiente de aprendizagem criativo, dinâmico
e contextualizado, além de aprimorar o pensamento crítico, a desenvoltura em trabalhos em grupo e a autonomia. O principal desafio identificado é a carga de trabalho potencialmente excessiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARELL, J. F. Problem-based learning: An inquiry approach. Corwin Press.

ed. 2006.

BASTOS, C. D. C. Metodologias Ativas. Educação & Medicina, 2006. Disponível

em: http://educacaoemedicina.blogspot.com/2006/02/metodologias-ativas.html.

Acesso em: 07 mar. 2021.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada

para o século XXI. Penso Editora, 2015.

BLAIS, Mireille; MARTINEAU, Stéphane. L’analyse inductive générale: description

d’une démarche visant à donner un sens à des données brutes. Recherches

qualitatives, v. 26, n. 2, p. 1-18, 2006.

BOUD, David; FELETTI, Grahame (Ed.). The challenge of problem-based

learning. Psychology Press. 2 ed. 1997.

CAMPOS, L. C. ; SILVA, J. M. Aprendizagem baseada em projetos: Uma nova

abordagem para a educação em Engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA,39, Blumenau, SC. Anais... Universidade Regional

de Blumenau. 2011.

CARVALHO, Carla Joana. O Ensino e a Aprendizagem das Ciências Naturais

através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: um estudo

com alunos de 9º ano, centrado no tema Sistema Digestivo. 2009. Dissertação

(Mestrado em Educação) – Universidade do Minho. 2009.

CUNHA, M. I. da; LEITE, D. B. Decisões pedagógicas e estruturas de poder na

universidade. Campinas/SP: Papirus, 1996.

DELISLE, R. Como realizar a aprendizagem baseada em problemas. Porto:

ASA, 2000.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias

ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 268-

, 2017. Disponível em:

http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404. Acesso em: 16 jul.

Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.7, e151821, 2021. 19

DUCH, Barbara J.; GROH, Susan E.; ALLEN, Deborah E. The power of problembased learning: a practical" how to" for teaching undergraduate courses in

any discipline. Stylus Publishing, LLC., 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, p. 37-

, 2005.

KEMBER, David; LEUNG, Doris YP. The influence of active learning experiences on

the development of graduate capabilities. Studies in Higher Education, v. 30, n. 2,

p. 155-170, 2006.

KRÜGER, Letícia Meurer. Método Tradicional e Método Construtivista de

Ensino no Processo de Aprendizagem: uma investigação com os acadêmicos da

disciplina Contabilidade III do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal

de Santa Catarina. Dissertação (mestrado em contabilidade) - Universidade Federal

de Santa Catarina. Florianópolis, 2013.

LEVIN, B. B. (Ed.). Energizing teacher education and professional development

with problem-based learning. ASCD, 2001.

MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: aprendizagem baseada em projetos

(PBL). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40,

, Belém. Anais.... Universidade Federal do Pará, 2012.

MENDES, A. A. et al. A percepção dos estudantes do curso de administração a

respeito do processo de implantação de metodologias ativas de

ensino-aprendizagem desenvolvimento da aprendizagem significativa. Pensar

Acadêmico, v. 15, n. 2, p. 182-192, 2017. Disponível em:

http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/356#:

~:text=Ao%20se%20analisar%20a%20aprova%C3%A7%C3%A3o,os%20m%C3%

A9todos%20preferidos%20pelos%20alunos. Acesso em: 01 jul. 2021

MILES, Matthew B.; HUBERMAN, A. Michael. Analyse des données qualitatives.

De Boeck Supérieur. 2 ed. 2003.

MOREIRA, Jonathan R. ; RIBEIRO, Jefferson. B. P. Prática pedagógica baseada

em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional

para o ensino na educação profissional. Periódico científico outras palavras,

v. 12, n. 2, p. 93-114, 2016.

O'GRADY, Glen et al. (Ed.). One-day, one-problem: An approach to problembased learning. Springer Science & Business Media, 2012.

PEREIRA, Rodrigo. Método ativo: técnicas de problematização da realidade

aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. VI Colóquio Internacional.

Educação e Contemporaneidade. São Cristovão-SE/Brasil, v. 20, 2012.

Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10116/47/46.pdf. Acesso em: 01 jul.

PINTO, A. S. S. et al. Inovação Didática-Projeto de Reflexão e Aplicação de

Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com

Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.7, e151821, 2021. 20

“peer instruction”. Janus, v. 9, n. 15, 2012. Disponível em:

http://www.fatecead.com.br/ativas/parte09/texto09_01.pdf. Acesso em: 01 jul. 2021.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Relatos orais: do indizível ao dizível. Ciência e

cultura, v. 39, n. 3, p. 272-86, 1987.

RIBEIRO, L. R. D. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em

engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

Disponível em:

https://www.researchgate.net/profile/Luis_Ribeiro21/publication/268183847_APRE

NDIZAGEM_BASEADA_EM_PROBLEMAS_PBL_NA_EDUCACAO_EM_ENGEN

HARIA/links/568f18cf08aef987e567ef12/APRENDIZAGEM-BASEADA-EMPROBLEMAS-PBL-NA-EDUCACAO-EM-ENGENHARIA.pdf. Acesso em 1 nov. 2019.

ROCHA, Jéssica Pederneiras Moraes et al. Um exemplo do uso da ABP na

disciplina de instrumentação eletrônica do IFPB–Mini geladeira peltier controlada

por Arduino. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA,

, 2013, Gramado, RS. Anais.... Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva. Sala de Aula Invertida: uma abordagem para

combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensinoaprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em tecnologias educacionais em rede)

– Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

SOUZA, Jacqueline P. S. Contribuições e desafios da Aprendizagem Baseada

em Projetos em um curso Técnico em Marketing. 2019. Dissertação (Mestrado

em educação) – Universidade do Oeste Paulista, São Paulo, 2019.

SOUZA, Samir; DOURADO, Luis. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP):

um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Natal, v. 5,

n. 31, p. 182-200, 2015.

VAN DER MAREN, Jean-Marie. Méthodes de recherche pour l'éducation.

Presses de l'Université de Montréal et de Boeck, 1996.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

MAIA, M. M. M.; CARMO, B. B. T. do .; PONTES, R. L. J. Aprendizagem baseada em projetos: percepção dos discentes do curso de Engenharia de Produção. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e151821, 2021. DOI: 10.31417/educitec.v7.1518. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1518. Acesso em: 25 jan. 2022.