Ação pedagógica híbrida em programa internacional finlandês de formação de professores

análise do alinhamento construtivo

Autores

  • Azenaide Abreu Soares Vieira Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0003-4175-6317
  • Vesa Parkkonen University of Applied Sciences HAMK
  • Libia Leaby Leite Barbosa University of Applied Sciences HAMK

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1528

Palavras-chave:

Ensino, Planejamento Didático, Formação Pedagógica

Resumo

Objetiva-se apresentar um arranjo pedagógico híbrido adaptado para o formato online e analisar os princípios do alinhamento construtivo representado na prática pedagógica de educadores finlandeses. O contexto de investigação é o programa Internacional de Formação de Professores (IPTE) da HAMK, na Finlândia. A situação provocada pela pandemia do COVID-19 desafiou docentes de diferentes partes do mundo a construir estratégias pedagógicas mediadas pela internet para garantir o distanciamento social da comunidade escolar, e a grande dificuldade foi fazer a transposição do ensino presencial ou híbrido para o ensino online. Cientes disso, a relevância deste estudo está no fato de exemplificar práticas pedagógicas híbridas adaptadas de espaços físico para o digital, desenhadas a partir dos princípios teóricos do alinhamento construtivo. Trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritiva. Utiliza-se os princípios da pesquisa participativa, pois os colaboradores da pesquisa são professores em posições distintas no programa IPTE, sendo: professor-formador, professor-estudante e professor-pesquisador. Os dados foram coletados de documentos institucionais, que guiavam diretamente a ação pedagógica junto aos estudantes do IPTE. A seleção e categorização dos dados foram realizadas pelo método de análise de conteúdo. A investigação embasa-se nos princípios do ensino híbrido e do alinhamento construtivo. Os resultados da pesquisa revelam que as atividades de ensino, aprendizagem e avaliação híbridas são alinhadas a quatro dos cinco objetivos de aprendizagem estabelecidos para o tema Diálogo e Interação do IPTE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Azenaide Abreu Soares Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras (FIFASUL, 1998); Mestrado em Educação (UCDB, 2007); Doutorado em Estudos Linguísticos (UNESP, 2012); doutorado Sanduíche (University of Bedfordshire, Inglaterra, 2012); Pós-doutorado (UFMG, 2014); Programa VET III - Professores para o Futuro (HAMK, 2016) Programa Finnish Training the Trainers FiTT (2017) Atua como docente no ensino Básico, Técnico, Tecnológico (EBTT) e na pós-graduação (lato e stricto sensu) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina e no Mestrado ProfEPT da Rede Federal. Tem experiência na área de Educação e Linguística Aplicada. Como pesquisadora, atua principalmente nas seguintes linhas: Formação de Professores para Educação Profissional, Tecnologias Educacionais e Linguagens e Currículo. Atualmente, é coordenadora do Programa pós-graduação (lato sensu) em Docência para a EPTT IFMS, Campus Nova Andradina e é líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Aprendizagem Ativa na EBTT (NUPAT).

Referências

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In BAUER, M. W.; GASKELL, George (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes. 2002. p. 189-217.

BIGGS, John. Enhancing teaching through constructive alignment. Higher Education, Vol.32, n.3, p. 347-364. 1996. Disponível em: https://www.heacademy.ac.uk/sites/default/files/resources/id477_aligning_teaching_for_constructing_learning.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

BIGGS, John; TANG, Catherine. Teaching for quality learning at university: what the students does. 3. ed. Berkshire, England: Open University Press. 2007.

______. Train-the-trainers: implementing outcomes-based teaching and learning in Malaysian higher education. Malaysian Journal of Learning and Instruction, v. 8, p. 1-19, 2011. Disponível em: http://e-journal.uum.edu.my/index.php/mjli/article/view/7624/754. Acesso em: 10 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base: Ensino Médio. Brasília. MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

BRITO, Jorge Maurício da Silva. A singularidade pedagógica do ensino híbrido. EAD em foco. v. 10(1). 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/948. Acesso em: 20 mai. 2020.

BRITO, Jorge Maurício da Silva; SANTOS, Evaldo Expedito dos. A natureza híbrida do ensino médio a distância: desafios e metodologia. EmRede, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p.307-321, 2019. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/452. Acesso em: 2 set. 2020.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Is K-12 Blended Learning Disruptive? An Introduction to the Theory of Hybrids. Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation, 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED566878. Acesso em: 10 jun. 2019.

CIAVATTA, M. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho e Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014.

FURLETI, Saulo; COSTA, José Wilson da. Blended learning nos repositórios brasileiros. Imagens da Educação, Maringá, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2018. Disponível em: periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/39886. Acesso em: 25 set. 2020.

HAMK, University of Applied Sciences of Häme. Schools and Research Units. Disponível em: https://www.hamk.fi/schools-and-research-units/?lang=en. Acesso em: 12 out. 2019.

HAMK, University of Applied Sciences of Häme. HAMK Offers. Disponível em: https://www.hamk.fi/?lang=en. Acesso em: 16 out. 2019.

HAMK, University of Applied Sciences of Häme. HAMK 2030: strategy. Disponível em: https://www.hamk.fi/strategy/?lang=en. Acesso em: 25 out. 2019.

HAMK, University of Applied Sciences of Häme. International Professional Teacher Education. Disponível em: https://www.hamk.fi/professional-teacher/international-professional-teacher-education/?lang=en. Acesso em: 17 out. 2019.

HAMK, University of Applied Sciences of Häme. International Professional Teacher Education Programme: Study Guide 2019-2020. Disponível em: https://www.hamk.fi/wp-content/uploads/2018/09/IPTE19-Study-Guide-2019-2020-4.pdf. Acesso em: 06 nov. 2019.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 1. ed. São Paulo: Ática, 2011.

KINASH, Shelley; KNIGHT, Diana. Assessment @ Bond. Gold Coast, Queensland: Office of Learning and Teaching, Bond University. 2013.

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Contribuições do materialismo histórico-dialético para as pesquisas em Mestrados Profissionais na área de ensino de humanidades. Revista Anhanguera, v. 18, n. 1, p. 52–73, 2018. Disponível em: http://pos.anhanguera.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/revista-anhanguera-pesquisa-quali-2018.pdf. Acesso em 20 nov. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 8. ed. Editora Pedagógica e Universitária LTDA, 2013.

MENDONÇA, Andréa Pereira. Alinhamento Construtivo: fundamentos e aplicações. In: GONZAGA, Amarildo Menezes (Org.). Formação de Professores no Ensino Tecnológico: fundamentos e desafios. Curitiba-Brasil: CRV. 2015.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo (Org.). Novas tecnologias digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017.

NOVAIS, Ivanilda de Almeida Meira. Ensino Híbrido: estado do conhecimento das produções científicas no período de 2006 a 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2017.

NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PACHECO, Eliezér. Desvendando os Institutos Federais: Identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4 n. 1, p. 4-22. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575. Acesso em: 18 jun 2020.

PAULO, Fernanda dos Santos; BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante e a educação popular: luta e resistência a partir de Paulo Freire e de educadores populares. Panorâmica On-Line. Barra do Garças-MT, v. 24, jan./jun. p. 256-268, 2018. Disponível em: http://oca.ufmt.br/revista/index.php/revistapanoramica/article/viewFile/763/19191991. Acesso em: 15 fev. 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed., 9. Reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

TORI, Romero. Educação sem Distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. 2. ed., São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4, p. 79-97. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

VIEIRA, A. A. S.; PARKKONEN , V. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .; BARBOSA, L. L. L. Ação pedagógica híbrida em programa internacional finlandês de formação de professores: análise do alinhamento construtivo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e152820, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1528. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1528. Acesso em: 23 abr. 2024.
Received 2020-11-03
Accepted 2020-12-15
Published 2020-12-18