Ação pedagógica híbrida em programa internacional finlandês de formação de professores
análise do alinhamento construtivo
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1528Palavras-chave:
Ensino, Planejamento Didático, Formação PedagógicaResumo
Objetiva-se apresentar um arranjo pedagógico híbrido adaptado para o formato online e analisar os princípios do alinhamento construtivo representado na prática pedagógica de educadores finlandeses. O contexto de investigação é o programa Internacional de Formação de Professores (IPTE) da HAMK, na Finlândia. A situação provocada pela pandemia do COVID-19 desafiou docentes de diferentes partes do mundo a construir estratégias pedagógicas mediadas pela internet para garantir o distanciamento social da comunidade escolar, e a grande dificuldade foi fazer a transposição do ensino presencial ou híbrido para o ensino online. Cientes disso, a relevância deste estudo está no fato de exemplificar práticas pedagógicas híbridas adaptadas de espaços físico para o digital, desenhadas a partir dos princípios teóricos do alinhamento construtivo. Trata de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritiva. Utiliza-se os princípios da pesquisa participativa, pois os colaboradores da pesquisa são professores em posições distintas no programa IPTE, sendo: professor-formador, professor-estudante e professor-pesquisador. Os dados foram coletados de documentos institucionais, que guiavam diretamente a ação pedagógica junto aos estudantes do IPTE. A seleção e categorização dos dados foram realizadas pelo método de análise de conteúdo. A investigação embasa-se nos princípios do ensino híbrido e do alinhamento construtivo. Os resultados da pesquisa revelam que as atividades de ensino, aprendizagem e avaliação híbridas são alinhadas a quatro dos cinco objetivos de aprendizagem estabelecidos para o tema Diálogo e Interação do IPTE.
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