Uma análise de procedimentos metodológicos executados numa disciplina de Matemática na Pós-Graduação durante a pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1557

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Tecnologia educacional, Educação matemática

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar se os procedimentos metodológicos usados na disciplina, ministrada no formato de Regime de Exercícios Domiciliares Especiais durante a pandemia da COVID-19, resultaram num momento de aprendizagem satisfatório para os acadêmicos. Para tanto, elencou-se os objetivos específicos de apresentar a metodologia usada na disciplina durante o período sem pandemia; discutir desafios, reflexões e ações visando sanar as inquietações geradas durante o desenvolvimento da disciplina; e identificar as impressões dos acadêmicos com relação à metodologia aplicada. O procedimento central consistiu na produção de vídeos de curta duração, usando como referencial teórico a Teoria da Carga Cognitiva, primando minimizar a carga estranha e maximizar as cargas intrínseca e relevante. Aplicou-se um questionário aberto para obter os dados. As respostas às perguntas mostraram que os resultados do método adotado foram satisfatórios, vídeos de até 15 minutos, produzidos para os momentos assíncronos, receberam uma avaliação positiva e estimuladora. Na produção desses vídeos foi necessário exercitar a capacidade de ser claro, direto e sucinto, o que normalmente não ocorre numa aula presencial. Para um vídeo explicativo de curta duração, verificou-se que os acadêmicos se sentiriam muito mais estimulados em revê-lo, contrapondo com a dificuldade de assistir a um vídeo de duas horas ou mais, visto que ainda não há uma ferramenta universal de busca num vídeo qualquer, como existe no arquivo em formato PDF, que permite procurar por palavras dentro do texto. Finalmente, questiona-se se a aula presencial será a mesma no período pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Samuel Sonego Zimmermann, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Matemática - UFSM - RS
Mestrando do PPG em Educação Matemática e Ensino de Física - UFSM - RS
Professor efetivo do Município de Fontoura Xavier - RS
Professor na Escola de Ensino Fundamental Bom Pastor - RS

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

FAJARDO, R.; ZIMMERMANN, S. S. Uma análise de procedimentos metodológicos executados numa disciplina de Matemática na Pós-Graduação durante a pandemia da COVID-19. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e155720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1557. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1557. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2020-11-13
Accepted 2020-12-11
Published 2020-12-18