Uma análise de procedimentos metodológicos executados numa disciplina de Matemática na Pós-Graduação durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1557Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Tecnologia educacional, Educação matemáticaResumo
O objetivo do presente artigo é analisar se os procedimentos metodológicos usados na disciplina, ministrada no formato de Regime de Exercícios Domiciliares Especiais durante a pandemia da COVID-19, resultaram num momento de aprendizagem satisfatório para os acadêmicos. Para tanto, elencou-se os objetivos específicos de apresentar a metodologia usada na disciplina durante o período sem pandemia; discutir desafios, reflexões e ações visando sanar as inquietações geradas durante o desenvolvimento da disciplina; e identificar as impressões dos acadêmicos com relação à metodologia aplicada. O procedimento central consistiu na produção de vídeos de curta duração, usando como referencial teórico a Teoria da Carga Cognitiva, primando minimizar a carga estranha e maximizar as cargas intrínseca e relevante. Aplicou-se um questionário aberto para obter os dados. As respostas às perguntas mostraram que os resultados do método adotado foram satisfatórios, vídeos de até 15 minutos, produzidos para os momentos assíncronos, receberam uma avaliação positiva e estimuladora. Na produção desses vídeos foi necessário exercitar a capacidade de ser claro, direto e sucinto, o que normalmente não ocorre numa aula presencial. Para um vídeo explicativo de curta duração, verificou-se que os acadêmicos se sentiriam muito mais estimulados em revê-lo, contrapondo com a dificuldade de assistir a um vídeo de duas horas ou mais, visto que ainda não há uma ferramenta universal de busca num vídeo qualquer, como existe no arquivo em formato PDF, que permite procurar por palavras dentro do texto. Finalmente, questiona-se se a aula presencial será a mesma no período pós-pandemia.
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Accepted 2020-12-11
Published 2020-12-18