Biofísica

integrando os componentes de Biologia e a Física no Ensino Remoto

Autores

  • Artur Antunes Navarro Valgas Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal https://orcid.org/0000-0002-8327-4562
  • Tatiane Alves Gonçalves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
  • Lisandra Catalan do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2506-5666

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1558

Palavras-chave:

Competências, Ciências Naturais, Física, Biologia Educacional, Educação a Distância, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo dessa investigação foi analisar a efetividade do uso de tecnologias na educação domiciliar com foco na integração entre os componentes de Física e Biologia. Diante das dificuldades encontradas no cenário posto pela pandemia, buscamos uma abordagem para contemplar as duas disciplinas. Por meio de um trabalho integrado, desenvolvemos o estímulo do raciocínio e pensamento crítico, além da exploração dos conceitos de forma integrada e contextualizada. As ferramentas educacionais utilizadas, possibilitaram um trabalho síncrono e integrado. Desta forma, o presente trabalho faz uma análise da efetividade do uso de tecnologias na educação domiciliar com foco na integração dos saberes. Para isso, foram ministradas três aulas síncronas de 1h30min, por meio do Microsoft Teams com as temáticas relacionadas a biofísica, em duas turmas de primeira série do ensino médio (n=18) de uma escola privada do Rio Grande do Sul, Brasil. As aulas foram avaliadas com o uso de um formulário aplicado pelo Microsoft Forms e as respostas foram investigadas por Análise textual discursiva, onde foram elencados duas categorias emergentes e sete subcategorias. Como resultados, identificamos que a integração entre os componentes contribuiu para compreensão dos conceitos de forma complexa, facilitando o entendimento dos fenômenos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Artur Antunes Navarro Valgas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal

Biólogo formado em Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , sob Orientação da Dra. Laura Verrastro. Possui Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob Orientação da Dra. Paula Beatriz Araujo. Foi Bolsista de Iniciação científica no Laboratório de Fisiologia da Conservação PUCRS, sob orientação da Dra. Guendalina Turcato Oliveira, estagiou no laboratório de Carcinologia da UFRGS, na empresa de licenciamento ambiental Lótica, nos projetos de conservação TAMAR Base Ubatuba e Projeto Baleia Franca, no Colégio Rainha do Brasil e Colégio de Aplicação UFRGS (ensino fundamental, médio e EJA). É Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Biologia. Foi monitor nos clube de Ciência do Colégios Marista São Pedro e monitor fundador do clube no Colégio Rainha do Brasil. Tem experiencia em nas áreas de ecofisiologia animal, toxicologia, zoologia, fisiologia comparada, biologia da invasão, fisiologia da conservação e educação (formal, não formal e educação ambiental). É carcinólogo afiliado a Sociedade Brasileira de Carcinologia.

Tatiane Alves Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Mestra em Educação em Ciências/Matemática da PUCRS; Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Graduanda do curso de matemática licenciatura da Universidade Luterana do Brasil. Atualmente sou professora de física da rede pública e privada, na região metropolitana de Porto Alegre.

Lisandra Catalan do Amaral , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é integrante da Gerência Educacional da Rede de Colégios Marista atuando como assessora da área das Ciências da Natureza, responsável pelos processos de formação de professores da Rede. É professora titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química. Também é integrante do Núcleo de Iniciação à Docência da PUCRS.
Tem experiência nas áreas de Educação, Formação de Professores, Ensino de Ciências, e também na área de Materiais Poliméricos .

Referências

AGUIAR, E. P; TOURINHO, M. A. Discussões Metodológicas: a perspectiva qualitativa na pesquisa sobre ensino/aprendizagem de história. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011 São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.

CACHAPUZ, A; GIL-PEREZ, D; CARVALHO, A. M. P; PRAIA, J; VILCHES, A. A necessária renovação do ensino de ciências. – 2. ed.- São Paulo: Cortez, 2011.

DURÉ, R. C; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259-271, 2018.

EYNG, A. M. Planejamento, Gestão e Inovação na Educação Superior. In: ZAINKO, M. A.; GISI, M. L. Políticas e Gestão da Educação Superior. Florianópolis: Insular, 2003.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 10 ed. Campinas: Papirus, 2002.

FREITAS, A. P.; BATINGA, V. T. S. Tendências de pesquisa sobre a Resolução de Problemas em Química no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindoia, Anais, 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIULIANI, G. S. Escolas conectadas? Um novo modelo estrutural de redes computacionais. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. 2018.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29. Mai./Jun., 1995.

GÓMEZ, A. I. P. Educação na era digital: a escola educativa. Penso Editora, 2015.

JAPIASSU, H. O espírito interdisciplinar. Cadernos EBAPE.BR. Vol. IV, n.3, p. 1-9, 2006.

LUDOVICO, Francieli Motter et al. COVID-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 58-74, 2020.

MACIEL, Reully Mary Ferreira; ANIC, Cinara Calvi. O biólogo professor e o professor de Biologia: reflexões de licenciandos acerca da profissão e da formação docente. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 5, n. 12, 2019.

MERAZZI, D. W.; OAIGEN, E. R. Atividades práticas do cotidiano e o ensino de ciências na EJA: a percepção de educandos e docentes. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 3, p. 1-18, 2007.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia MM; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019., APA,

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada Interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo. Érica, P.189. 2001.

OLIVEIRA, Eliel Souza et al. Um olhar discente acerca dos métodos de ensino em Ciências Naturais. Revista de Educação ReAGES, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 55-62, jul. 2018.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2014.

POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. Ideação, 10(1), 9-40., 2008.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Linc em Revista, v. 1, n. 1, p. 3-15, 2005.

REIS, P.; GALVÃO, C. A promoção do interesse e da relevância do ensino da ciência através da discussão de controvérsias sociocientíficas. V Seminário Ibérico I Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade, p. 131p.-135p., 2008.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

RIVILLA, A. M.; GARRIDO, M. C.D.; ROMERO, C. S. Formación de las competencias de los discentes mediante un diseño integrado de medios. Eccos Revista Científica, v. 10, n. 2, p. 327-357, 2008.

ROSA, C. A.; OLIVEIRA, A.; ROCHA, D. C. Utilizando desenhos animados no ensino de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p. 30-40, 2018.

SANTAMARÍA, J. S. Evaluación de los aprendizajes universitarios: una comparación sobre sus posibilidades y limitaciones en el Espacio Europeo de Educación Superior. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria. Vol, v. 4, n. 1, p. 40-54, 2011.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.

SANTOS, F. S.; ARAÚJO, A. D. A. Interdisciplinaridade: uma prática positiva para as áreas de ciências humanas e ciências da natureza. XIII Encontro Cearense de Historiadores da Educação, 2014.

SANTOS, S.; INFANTE-MALACHIAS, M.E. Interdisciplinaridade e resolução de problemas: algumas questões para quem forma futuros professores de ciências. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, p. 557-579, 2008.

SOUZA, C. A; DE BASTOS, F. P. Um ambiente multimídia e a resolução de problemas de física. Ciência & Educação. Bauru, v.12, n.3, p.315-332, 2006.

SILVA BRITO, Jorge Maurício; SANTOS, Evaldo Expedito dos. A NATUREZA HÍBRIDA DO ENSINO MÉDIO À DISTÂNCIA, DESAFIOS E METODOLOGIA. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 6, n. 2, p. 308-322, 2019.

SOUZA, Daniele Ferreira de; SILVA, Cirlande Cabral da. Trabalho e Identidade: reflexão sobre a constituição da identidade docente enquanto elemento de transformação social. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 5, n. 12, 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes curriculares de educação básica do Brasil Marista: área de ciências da natureza e suas tecnologias,. 3. ed. -- Curitiba: PUCPRESS, 2019.

VARELA, Leciani Eufrásio Coelho et al. Interdisciplinaridade entre física e biologia em turmas de 8º ano do ensino fundamental: possibilidade para o ensino de ciências. 2016.

VIRTUOSO, G. C. P.; MARTINS, Z. B. Perception of Business People on the Evolution of the Accountant Profile. Research, Society and Development, v. 7, n. 4, p. 1174303, 2018.

VON LINSINGEN, L. "Mangás e sua utilização pedagógica no ensino de ciências sob a perspectiva CTS." Ciência & Enducação. Bauru, v.1, número especial, nov, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. D; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química nova na escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

ZANETIC, J. Física e literatura: construindo uma ponte entre as duas culturas. História, Ciência e Saúde, Manguinhos – Rio de Janeiro, v. 13 (suplemento), p. 55- 70, outubro 2006.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

VALGAS, A. A. N.; GONÇALVES, T. A.; AMARAL , L. C. do. Biofísica: integrando os componentes de Biologia e a Física no Ensino Remoto. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e155820, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1558. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1558. Acesso em: 25 abr. 2024.
Received 2020-11-14
Accepted 2020-12-14
Published 2020-12-18