Design Educacional como Ferramenta no Processo de Construção de Material Didático Digital para Ensino de Pensamento Computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1559

Palavras-chave:

Material Didático, Tecnologia Educacional, Programação

Resumo

Atualmente a necessidade de alunos compreenderem, utilizarem e criarem tecnologias digitais de forma crítica, passando de consumidores a construtores de novas soluções, é cada vez mais essencial para escolas de Ensino Básico. O projeto Manas Digitais tem como propósito fomentar em escolas públicas do PA, a prática do pensamento computacional e contribuir com a equidade de gênero em carreiras de Tecnologia da Informação. Durante o período de confinamento da pandemia do COVID-19, o projeto propôs o uso de Design Educacional para apoiar a Educação a Distância e documentou um processo para criação de Material Didático Digital para difundir o ensino de Programação. O processo metodológico foi estruturado no modelo ADDIE e encontra-se em fase de desenvolvimento e avaliação por professores de cinco Escolas Públicas. Por fim, todos os templates e materiais didáticos serão publicados gratuitamente em site web, enfatizando também que áreas Tecnológicas são ambientes para todos, principalmente meninas e mulheres. O projeto desta maneira pretende contribuir com educadores que poderão reutilizar os modelos propostos em um momento em que muitos precisam se adaptar e reinventar-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Jéssica Souza de. Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia. 2017. 139 p. Monografia (Graduação em Design Visual), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BATISTA, Maria Luiza França da Silva. Design Instrucional: uma abordagem do design gráfico para o desenvolvimento de ferramentas de suporte à EAD. 2008. 254 p. Monografia (Mestrado em Design), Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

BATES, Anthony. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. Número da edição. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BECKER, Jaqueline. Mobile learning como suporte de uma modalidade híbrida na educação corporativa. 2019. 167. Dissertação (Mestrado em Educação e Novas Tecnologias), Centro Universitário Internacional UNINTER, Curitiba, 2019.

BELL, T; WITTEN, I; FELLOWS, M. Computer Science Unplugged (2015). Disponível em: https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2015/01/unplugged-book-v1.pdf. Acesso em 13 out. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF: MEC.

BROWN, Abbie H; GREEN, Thimothy D. The Essentials of Instructional Design. Nova Iorque: Routledge, 2016.

FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. Número da edição. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson do Brasil, 2008.

FILATRO, Andrea; CAIRO, Sabrina. Produção de Conteúdos Educacionais. Número da edição. São Paulo: Saraiva, 2017.

FIGUEIREDO, Dennisy Silva de. Design Educacional: criação e implementação de Capacitação Continuada a Distância para Professores da Rede Estadual de Educação Básica da Paraíba. 2017. 57 p. Monografia (Graduação em Comunicação em Mídias digitais), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.

FILHO, Raul Missfeldt. Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional para Ensinar o Desenvolvimento de Apps no Ensino Fundamental com o App Inventor. 2019. 186 p. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

GRANDISOLI, Edson; JACOBI, Pedro Roberto; MARCHINI, Silvio. Educação e pandemia: desafios e perspectivas. Jornal da USP São Paulo, 12 ago. 2020. Sessão Artigos.

INEP. Censo Escolar. INEP. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em 15 jul. 2020.

MACIEL, Cristiano; BIM, Sílvia Amélia; FIGUEIREDO, Karen da Silva. Digital girls program: disseminating computer science to girls in Brazil. In: International Workshop on Gender Equality in Software Engineering, 1.,2018, New York Proceedings…, New York: ACM, p. 29-32.

MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

PARDIM, Vanessa Itacaramby. Estudo Bibliométrico da Produção Científica Sobre Design Educacional no Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 6., 2018, Natal. Anais..., Natal: UniRede, 2018, p. 1-15.

PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia de Aprendizagem em EAD. n. 1, Santa Maria: Núcleo de Tecnologia Educacional, 2017.

SILVA, Ana Vitoria de Bacelar Machado et al. Manas Digitais: um relato sobre Ensino de Programação em Escolas Públicas no Estado do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 8., 2019, Brasília. Anais..., Brasília: SBC, 2019, p. 1-10.

WING, J. M. Computational Thinking. Comunication of the ACM, v 49, 3, p 33-35, mar 2006.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Como Citar

SILVA, A. V. de B. M. e .; SILVA, G. R. R.; COUTO, D. C. C. Design Educacional como Ferramenta no Processo de Construção de Material Didático Digital para Ensino de Pensamento Computacional . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e155920, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1559. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1559. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2020-11-14
Accepted 2020-12-14
Published 2020-12-18