O ensino remoto e o conceito de heutagogia na pandemia de 2020 na Rede Pública Estadual de Ensino da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1579Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Heutagogia, Educação a distânciaResumo
A mudança de paradigma educacional constitui uma necessidade da educação contemporânea. Contudo, ela deve ocorrer de forma planejada, envolvendo aperfeiçoamento docente, familiarização discente com as novas tecnologias e aplicações utilizadas e, especialmente, disponibilização, para docentes e discentes, das tecnologias necessárias. Na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, a mudança de paradigma educacional ocorreu de forma repentina por cauda da pandemia da COVID-19, impondo a professores e alunos a utilização de plataformas e redes sociais para implementar o ensino remoto e assim cumprir o ano letivo em 2020. Diante desse contexto, este estudo tem o intuito de descrever a situação inicial da implantação do ensino remoto em uma escola da rede estadual na cidade de João Pessoa e analisar a modalidade de ensino remoto após 120 dias de sua implementação. Para alcançar estes objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, com uma abordagem hermenêutica na avaliação dos dados e fatos, tendo como conceito balizador o de heutagogia, como uma necessidade imposta à comunidade acadêmica nestes dias. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, que foi aplicado por meio do Google Forms com onze docentes lotados no lócus do estudo. Os resultados obtidos indicam pontos positivos e negativos após a implementação do ensino remoto nesta rede de ensino, onde destacamos de um lado a continuidade e a garantia do cumprimento do ano letivo de 2020 e por outro lado, a evasão e a baixa adesão dos alunos por haver, em alguns casos, apenas um único dispositivo no domicílio.
Downloads
Referências
BRASIL confirma primeiro caso do novo coronavírus. Governo do Brasil, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/ brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus. Acesso em: 01 out. 2020.
COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para Aprender. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. DE M. P. #fiqueemcasa: Educação na Pandemia da Covid-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777/3998. Acesso em: 10 nov. 2020.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/ article/view/924. Acesso em: 10 nov. 2020.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos Digitais. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
KLEIMAN, Angela B. (org.). Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de letras, 1995.
MARQUÉZ, Manuel G. P. Fundamentos filosóficos y técnicas metodológicas en el aprendizaje heutagógico, EsSalud, Lima 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). FACULTAD DE EDUCACIÓN Y HUMANIDADES, Universidad San Pedro. Chimbote, Peru, p. 73. 2018.
MENDONÇA, Helena Andrade. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias Ativas Para Uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
MITCHAM, C. Thinking through technology: the path between engineeering and philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
MORENO, José Carlos. Do analógico ao digital como a digitalização afecta a produção, distribuição e consumo de informação, conhecimento e cultura na sociedade em rede. Observatório Journal, v. 7, n. 4, 2013.
ONRUBIA, Javier; COLOMINA, Rosa; ENGEL, Anna. Os ambientes virtuais de aprendizagem baseados no trabalho em grupo e na aprendizagem colaborativa. In: COLL, César; MONEREO, Carles. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegra: Artmed, 2010.
PARAÍBA confirma primeiro caso de coronavírus. Governo do Estado da Paraíba, [2020a]. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/paraiba-confirma-primeiro-caso-de-coronavirus. Acesso: 01 out. 2020.
PARAÍBA. Decreto nº 40.242, de 16 de maio de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pela COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações aos municípios e ao setor privado estadual. Paraíba: Governo de Estado [2020b]. Disponível em: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/joao-azevedo-assina-novo-decreto-ampliando-isolamento-com-abrangencia-para-todos-os-municipios/Decreton40.242Prorrogaisolamento15.05.20convertido.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.
PARAÍBA. Portaria nº 418, de 18 de abril de 2020. Dispõe sobre a adoção, no âmbito da rede publica estadual de ensino da Paraíba, do regime especial de ensino, como medida preventiva a? disseminação do COVID-19, e da? outras providências. Paraíba: Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia [2020c]. Disponível em: https://auniao.pb.gov.br/servicos/arquivo-digital/doe/ janeiro/abril/diario-oficial-18-04-2020-suplemento.pdf. Acesso em: 01 out. 2020.
RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (org.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. 2 reimp. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2017.
ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, Escola e Inclusão Social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, Roxane. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? In: RANGEL, Egon de Oliveira; ROJO, Roxane (org.). Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view =download&alias=7840-2011-lingua-portuguesa-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06 ago. 2020.
SECURATTO, José Cláudio. Onlearning: como a educação disruptiva reinventa a aprendizagem. São Paulo: Saint Paul Editora, 2017.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
STEVANIM, Luiz Felipe. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, n. 215, p. 10-15, ago. 2020.
STREET, Brian V. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TRÊS em cada quatro brasileiros já utilizam a internet, aponta a pesquisa TIC Domicílios 2019 [on-line]. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/tres-em-cada-quatro-brasileiros-ja-utilizam-a-internet-aponta-pesquisa-tic-domicilios-2019/. Acesso em: 25 set. 2020.
TOMAEL, Maria Inês. Redes de Informação: O ponto de contato dos serviços e unidades de informação no Brasil. Londrina. v.10. nº 1/2. Jan./Dez. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.