O ensino remoto e o conceito de heutagogia na pandemia de 2020 na Rede Pública Estadual de Ensino da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1579

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Heutagogia, Educação a distância

Resumo

A mudança de paradigma educacional constitui uma necessidade da educação contemporânea. Contudo, ela deve ocorrer de forma planejada, envolvendo aperfeiçoamento docente, familiarização discente com as novas tecnologias e aplicações utilizadas e, especialmente, disponibilização, para docentes e discentes, das tecnologias necessárias. Na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, a mudança de paradigma educacional ocorreu de forma repentina por cauda da pandemia da COVID-19, impondo a professores e alunos a utilização de plataformas e redes sociais para implementar o ensino remoto e assim cumprir o ano letivo em 2020. Diante desse contexto, este estudo tem o intuito de descrever a situação inicial da implantação do ensino remoto em uma escola da rede estadual na cidade de João Pessoa e analisar a modalidade de ensino remoto após 120 dias de sua implementação. Para alcançar estes objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo descritivo, com uma abordagem hermenêutica na avaliação dos dados e fatos, tendo como conceito balizador o de heutagogia, como uma necessidade imposta à comunidade acadêmica nestes dias. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário, que foi aplicado por meio do Google Forms com onze docentes lotados no lócus do estudo. Os resultados obtidos indicam pontos positivos e negativos após a implementação do ensino remoto nesta rede de ensino, onde destacamos de um lado a continuidade e a garantia do cumprimento do ano letivo de 2020 e por outro lado, a evasão e a baixa adesão dos alunos por haver, em alguns casos, apenas um único dispositivo no domicílio.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

TEIXEIRA, L. de M. .; FLÔR, M. R. G. . .; ALVARENGA, D. P. de . . O ensino remoto e o conceito de heutagogia na pandemia de 2020 na Rede Pública Estadual de Ensino da Paraíba. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e157920, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1579. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1579. Acesso em: 20 abr. 2024.
Received 2020-11-15
Accepted 2020-12-16
Published 2020-12-18